4 de fev. de 2023

Direções primárias de planetas aos ângulos do mapa natal

"Direções primárias" é uma técnica preditiva que deriva todas as suas informações da reprodução do movimento que o céu faz, da perspectiva da Terra, em 24 horas: os planetas nascem a leste, culminam, se põem a oeste e anteculminam. 

Pode ser uma técnica bastante complicada para quem não manja nada de Trigonometria esférica nem mecânica celeste, porque as coordenadas usadas para reproduzir esse movimento não são zodiacais. A razão para isso deriva da óbvia constatação de que, em 24 horas, um planeta como Saturno não muda de grau zodiacal: ele anda apenas 2 minutos de arco longitudinal zodiacal por dia. Entretanto, assim como todos os outros planetas, e com a mesma velocidade deles, Saturno girará nos céus em torno de qualquer observador, nascendo, culminando e se pondo.

Os ângulos (Ascendente, Meio do Céu, Descendente, Fundo do Céu) são pontos importantes porque indicam estabilidade e representam os alicerces da vida de uma pessoa. Portanto, não seria impreciso dizer que direções de planetas aos ângulos podem significar coisas importantes, sinalizando momentos divisores de água na vida de alguém.

Por exemplo, meu professor Zoller dizia que a direção do significador financeiro aos ângulos poderia indicar o período em que a pessoa entraria em contato com a melhor fase financeira possível da sua existência, o "teto" indicado pelo significador. 

As direções aos ângulos são consideradas tão importantes que o programa Placidus já elabora uma lista com elas assim que você clica no mapa que deseja analisar. Aqui, eu usarei meu mapa de exemplo.

Eu nasci às sete horas da manhã. Horários como esse podem esconder um arredondamento que a equipe fez ao registrar o horário na certidão. Portanto, não me espantaria se o horário registrado fosse  errado. 

A primeira figura é o meu mapa com o horário de certidão, 07:00AM. 

Veja que a direção de ♀ ao MC ocorre com exatidão em 26 de fevereiro de 2013. Menos de um mês depois dessa data,  me mudei de cidade para viver junto com minha mulher. Ao mesmo tempo, a mudança também foi visando ganhar melhores salários. ♀ rege as casas 2 e 7 e, portanto, esta direção se alinha bem com um evento muito importante na minha vida ligado a relacionamentos e a dinheiro. 

Esta é a revolução de 2012, porque a mudança para São Paulo ocorreu antes do meu aniversário em março de 2013. Veja que ♀ está novamente recebendo a aplicação da ☽. Nesta figura, ♀ rege as casas 4 e 11. De fato, este foi o ano em que me mudei de residência, e ♀ regente da 4 mostra isso claramente porque ela recebe a aplicação do regente do Ascendente desta figura, a ☽.

Se dependesse apenas dessa direção para me certificar de que o horário da certidão é o correto, daria-me por satisfeito, mas meu mapa com esse horário não tem como explicar algumas coisas que não serão mencionadas neste artigo, então suponho que ele não esteja correto. 

Colocando um horário retificado por outras técnicas - 06:52:50, o que vemos?



No horário de 06:52:50, a direção de ♀ ao MC fica exata em 12 de dezembro de 2014, praticamente dois anos depois da mudança para São Paulo. Nesta época, já tinha feito e passado num concurso para uma prefeitura da região onde moro. ♀ não tem muito a ver com os eventos mencionados, e essa é uma pegadinha comum em direções primárias: quem interpreta direções usando apenas os significados essenciais e natais do planeta, pode achar que em alguns casos a direção não "funcionou", quando na verdade, ele tende a expressar melhor os significados que o planeta tinha na revolução que ocorria à época... Por isso, precisamos checar a revolução solar do período para vermos como essa ♀ se manifestou:


Vejam que interessante. A revolução solar para o ano de 2014 mostra ♀ regente do meio do céu e recebendo a aplicação da ☽. Isso mostra um ganho de um cargo, confirmado ainda em 2014, via concurso. E estes significados pouco tem a ver com os significados natais de ♀. Outras coisas nessa figura ressoam a mesma significação, como por exemplo o Ascendente no 10º signo natal, e ♂, o regente do Ascendente natal, na Casa 10 desta figura.

Ambos os eventos - a mudança para SP e o concurso público - podem ser representados por Vênus. E como eles tem apenas um ano de diferença, possivelmente o horário de nascimento correto tenha de levar em conta que a direção de ♀ ao MC precise ocorrer antes dos dois fatos. 

Mas esta seria apenas uma dentre as muitas investigações feitas para se retificar o horário de nascimento... Normalmente, o processo inteiro pode fazer doer o saco escrotal do astrólogo: o ajuste do horário para alinhar um evento com uma direção pode desalinhar outro evento importante com a direção que o representa... A retificação, em muitos casos, é como um malabarismo.

Esses dois exemplos servem para mostrar que uma direção primária é quase sempre clara nas suas significações, mas pode haver mais de um evento que ela represente. A direção de ♀ parece representar os dois eventos mencionados. Portanto, provavelmente o horário de nascimento mais plausível seria próximo das 07:00:00 AM, colocando a direção antes dos dois eventos que ela representaria.

Perceba que a direção ♀ ao MC, por ser uma direção primária aos ângulos, marca um divisor de águas na minha vida. Eu decidi largar a vida que tinha no Rio de Janeiro para vir a SP. 

Uma das coisas que tornaria essa direção tão importante é o fato de ♀ também reger um dos ângulos - no caso, o descendente da minha carta. Além disso, possivelmente ♀ também é a regente da minha natividade, porque rege os termos do ☉ e da ☽ e está num bom local. Entretanto, qualquer direção aos ângulos pode ser importante, principalmente quando a pessoa já tem autonomia: Estranhamente, direções antes dos 18 anos no meu mapa não mostram nenhum grande evento.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Parâmetros diferentes mudam o julgamento? Astrologia Clássica na Itália.

Parâmetros diferentes mudam o julgamento? Astrologia Clássica na Itália. Um exemplo do exposto Conclusão, (como sempre, temporária…)...