19 de jan. de 2023

Trutina de Hermes: seus limites para a descoberta do horário real de nascimento

 Há material na internet suficientemente bom sobre a Trutina de Hermes circulando na internet. Tem uma postagem antiiiiiga do Altair Astrology que ainda hoje pode ser encontrada e que eu recomendo a leitura.

Aqui, eu vou discutir o que se pode encontrar com a Trutina - e não seu beabá, para o qual eu recomendo o artigo acima.

Primeiramente, vamos nos lembrar das premissas básicas sagradas:

O grau da Lua do momento da concepção é igual ao grau do Ascendente da hora do nascimento.

O grau da Lua do momento do nascimento é igual ao grau do Ascendente do momento da concepção.

Exceções: às vezes, a ☽ da concepção estará em ☍ ao grau do Ascendente natal, mas esta é uma situação válida e prevista.

Investigando a concepção.

O que os autores medievais diriam que é a concepção? Sahl Ibn Bišr diz que a concepção "é o momento em que se planta a semente", da mesma forma que a gente explica para uma criança de seis anos como ela teve um irmãozinho. 

Hoje, sabemos que o momento da concepção é quando o espermatozóide fecunda o óvulo, mas o que Sahl diz é poético, pouco preciso dando margem para se pensar, dentre outras coisas, que o momento da ejaculação como seria a hora da concepção. 

Confesso não saber como a medicina galênica medieval entendia a concepção, nem mesmo qual seria sua hora exata. Se o entendimento dela sobre o assunto era what you see is what you get como a maioria das ciências medievais, então provavelmente as pessoas pensavam que a concepção seria na hora exata da ejaculação, mas não tenho certeza desta informação. E parece que a hora exata da ejaculação gerava um mapa importante para os indianos - ao menos foi o que eu entendi lendo Jataka Parijata et cetera.

Vamos combinar que é preciso nervos de aço para conseguir se lembrar do instante em que se goza. O orgasmo toma atenção plena da consciência. Claro, casais interessados em astrologia e obcecados por engravidar podem ter o frame of mind de anotar a hora da ejaculação - normalmente, porém, nossa espécie ainda é bem mais fértil do que o contrário e bem menos interessada em astrologia do que eu e você. A maioria das pessoas transa despreocupada com fertilidade, atentas à própria performance no ato em si, ou pensando em outras coisas, que fogem do escopo deste artigo.

Biologicamente falando, a concepção pode ocorrer até sete dias depois da ejaculação - a vida útil do espermatozoide dentro do inóspito ambiente do útero e das tubas uterinas. O que delimita esse tempo é o óvulo: quando a mulher ovula (isto é, quando o óvulo sai do ovário), ele tem apenas 24 horas de vida. Agora, supondo que o homem ejacule numa mulher que acabou de ovular, os espermatozóides conseguem chegar à tuba uterina em que estiver o óvulo 30 minutos após a ejaculação.

Todas essa informações apenas para mostrar que não é possível saber a hora exata da concepção por observação!

Qual a precisão da Trutina de Hermes?

Para saber isso, vamos experimentar uma coisa.

Eu sei a hora e o segundo exatos quando meu filho nasceu. Considerei como "exato" o momento em que ele saiu completamente do útero da minha mulher - que foi também a hora em que ele começou a chorar. Autores podem divergir sobre qual seria o "marco zero" ideal, mas geralmente esses começos tendem a diferir em poucos segundos. Só quando as coisas complicam que o tempo entre esses começos começa a aumentar e a deixar o astrólogo em dúvida: a criança demorou para sair, ficando uma parte dentro e outra fora do corpo da mulher? Saiu, mas demorou pra chorar? Nesses, casos, é complicado...

Este seria o mapa da concepção do meu primeiro filho, usando o que a Trutina de Hermes recomenda e somado ao meu conhecimento do horário REAL de nascimento:

Mapa da concepção. Teríamos transado sete dias ou trinta minutos antes deste horário?! Não me lembro!

Está tudo ali, precisamente:

  • Ascendente natal = 14°Capricórnio = Lua da Concepção
  • Lua natal = 3°Libra = Ascendente da Concepção

Entretanto, esse é um mapa baseado no dia da concepção dado pela Trutina, mas ajustado manualmente para que os graus acima se sincronizem

O que farei seguir é diferente: a fim de checar a precisão da Trutina de Hermes, vou fazer uma conversão matemática rigorosa do tempo intrauterino que pode ser deduzido no mapa natal do meu filho. Para aprender a fazer essa conversão, é preciso ler o artigo recomendado. Isso faz parte do método.

Meu filho é o terror dos astrólogos, porque nasceu num horário redondo. Horários "cheios" - 07:00, 07:10, 07:20, 07:30... - sempre aparecem nas certidões e deixam os astrólogos em dúvida se foi arredondado ou não: entretanto, eu estava lá e posso afirmar categoricamente que ele realmente nasceu 07:30 AM, mais especificamente 07:30:26.

Como você deve ter lido no artigo, a distância da ☽ natal ao eixo Ascendente/Descendente natal define o tempo de gestação. Esse tempo deve ser subtraído da data e do horário de nascimento para se achar a data da concepção.

Se aplicarmos a conversão rigorosa da Trutina de Hermes no seu mapa, o tempo intrauterino do meu filho foi de 264 dias, 13 horas 25 minutos e 17 segundos. Isso deve ser subtraído do dia e da hora de nascimento. Existem duas maneiras de se fazer isso, mas eu optei por uma calculadora de tempo que se acha na internet, que deu o dia 31 de março de 2016, 17:05:09. Essa calculadora não leva em conta o horário de verão. Meu filho nasceu uma hora depois em relação ao fuso horário do resto do ano.Para evitar problemas, é só considerar que ele nasceu uma hora antes - o que geraria o seguinte mapa:


O signo Ascendente deste mapa ocorre um signo antes da ☽ natal do meu filho - completamente errado, eu diria. Por outro lado, a Lua deste mapa está apenas um grau antes do Ascendente natal!

Veja que engenhoso é este mecanismo: Como o movimento celeste da ☽ é de aproximadamente um grau zodiacal a cada duas horas e, como o grau da Lua da concepção é o mesmo que o grau do Ascendente natal, essa conversão serve para estabilizar o grau do Ascendente natal dentro da faixa de tempo em que ocorreu a concepção. Com esse grau estável por duas horas, basta mexer no Ascendente da concepção, colocando-o no grau da ☽ natal, para sabermos os graus de cada um!

Seguindo rigorosamente a conversão matemática, acharemos uma ☽ de concepção que provavelmente estará, no máximo, um grau antes ou depois do Ascendente natal (ou da sua oposição)!

Margem requerida para se operar a Trutina

A cada 12° de distância da ☽ em relação ao Ascendente/Descendente, se adiciona ou se subtrai um dia a mais dentro do útero. Portanto, um erro de 12° da ☽ em relação ao Asc/Dsc adicionaria ou subtrairia erroneamente um dia a mais na concepção. O Ascendente demora cerca de 48 minutos para percorrer 12°. Portanto, a Trutina de Hermes só seria adequada em mapas com erro de, no máximo, 48 minutos. 

Sabe de uma coisa? Para os padrões das nossas maternidades, está ótimo. Hoje em dia, o grande problema das certidões de nascimento é a margem de erro de alguns minutos. Entretanto, essa margem costuma chegar quase nunca a 48 minutos. Na verdade, para alguém da equipe da maternidade registrar um nascimento com 48 minutos de erro é porque provavelmente ele não estava dentro da sala de parto ou alguma coisa deu (muito) errado.

Resumo 

Como visto, a situação ideal para se aplicar a Trutina é a seguinte: o horário de nascimento não pode estar mais errado do que 48 minutos

Pessoas que não sabem nem o dia, nem a hora de nascimento não vão se beneficiar desta técnica. Felizmente, nos tempos atuais, casos assim tem ficado cada vez mais raros.

Assim sendo, a Trutina de Hermes se mostra um método confiável para retificação. Mas é claro que ela precisa, por segurança, ser confirmada por técnicas preditivas - um dos serviços que realizo para meus clientes.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Parâmetros diferentes mudam o julgamento? Astrologia Clássica na Itália.

Parâmetros diferentes mudam o julgamento? Astrologia Clássica na Itália. Um exemplo do exposto Conclusão, (como sempre, temporária…)...