21 de set. de 2023

Desconstruindo o mapa 02 - as motivações de vida de Gisele Bündchen

Na segunda edição desta série que não terá fim, vamos analisar as motivações de vida de Gisele Bündchen. 

Eu sei que ela foi vítima do olhar deste astrólogo em artigos anteriores, mas estou achando melhor insistir em alguns pontos do mesmo mapa para mostrar o número de camadas de profundidade que pode ter uma natividade de uma pessoa que a nossa sociedade machista consideraria superficial.

Motivação de vida

Robert Zoller dizia que a motivação de vida de alguém seria mostrada pelos regentes do Ascendente da sua natividade. O termo "motivação de vida" soa um tanto moderno. Não conseguimos imaginar uma pessoa do período medieval buscando motivação de vida quando pensamos que sua preocupação maior era ter comida no jantar. Mas isso é uma visão estereotipada do período medieval, que podia ser muito farto e descontraído a depender da época e da região do mundo em que se vivia. 

No caso, se você fosse integrante da elite árabe, possivelmente poderia se preocupar com motivações de vida, porque, ao que parece, isso era conhecido e dito de outra forma. De fato, não se usava o termo "motivação de vida", mas Sahl Ibn Bišr dizia que a pessoa "deseja buscar a substância do signo onde está seu regente do ascendente". Confesso que acho esse modo de dizer mais bonito do que "motivação de vida", que soa expressão cafona de livros de auto ajuda.

Dito isto, vejamos o que Gisele Bündchen busca:

O Ascendente é Capricórnio ♑. Os primeiros planetas que podemos analisar são o regente do domicílio e o regente da exaltação deste signo. Se as coisas derem muito erradas com esses regentes, daí vemos os regentes da triplicidade e dos termos do grau do Ascendente.

Antes de dizer o que os regentes significam, é preciso analisar o que o signo Ascendente representa enquanto motivação. ♑ é um signo móvel (cardinal) de terra. Terra quer consolidação e estrutura, e o móvel quer movimento e mudança. Os dois termos soam antagônicos, mas não há nada impossível para a retórica humana, e podemos conciliá-los. E se há espaço para tal manobra na retórica, também há no imaginário e na realidade. ♑ se movimenta, rompe e muda visando estruturação, consolidação. É o signo das reformas estruturais, do "vamos mudar pra deixar de um jeito consistente, sólido". 

Usando de palavras tão pomposas, parece complicado traduzir isso para um ser humano com metas individualistas, e talvez seja por isso que ♑ seja muito relacionado à coletividade, mas não se engane: ter ascendente ♑ não faz de você imediatamente um altruísta preocupado com causas humanitárias. Essa mudança para consolidar pode dizer respeito à própria vida! E se você tem ascendente Capricórnio e nasce no meio de uma família com circunstâncias de vida instáveis? Eu aposto que dentro de você haveria um desejo de mudar tudo isso para que as coisas ficassem estáveis e prósperas - sendo que isso nada tem a ver com construir poços artesianos e alimentar crianças desnutridas num país distante.

Uma vez sabendo a substância do signo, resta saber como se buscará a realização da mesma pelos regentes do ascendente. Os primeiros planetas a se pensar são ♄ e ♂, regentes do domicílio e da exaltação de ♑, respectivamente.

Robert Zoller tem regras de interpretação um tanto restritas. Ele diz que a melhor maneira de nos certificarmos de que a motivação de vida será realizada é ter o regente do ascendente numa boa casa, desimpedido e sem a corrupção da sua esse, ou seja, com boas dignidades - e isso exclui o detrimento e a queda. 

Eu procedo da seguinte forma: nunca falo pro cliente que ele não vai realizar esta ou aquela motivação. Se ele tiver um planeta com condição questionável, eu digo que será difícil realizar a motivação indicada. Apenas se a condição do planeta for muito ruim que eu vaticino que será impossível realizá-la.

Os dois planetas de Gisele que teriam a maior autoridade sobre o Ascendente estão em condições que Zoller consideraria medianas... Apesar de ♂ estar na casa 10, ele se encontra em detrimento. Quando isso ocorre, Zoller buscaria outros planetas com autoridade sobre o Ascendente. Mas podemos dizer seguramente a Giselle que uma maneira que ela tentará mudar suas circunstâncias de vida para lhe trazer mais estabilidade (a motivação do capricórnio) é do jeito representado por ♂ na 10: se engajar em uma carreira de modo competitivo e tomar posições arriscadas. 

É claro que hoje temos a vantagem da retrospectiva para sabermos que Gisele teve muito sucesso na sua carreira. Diante disto, estamos diante de uma encruzilhada teórica: devemos alinhar o planeta que representa a motivação de vida com a realidade que o cerca e dizer que ♂ realizou as motivações de Gisele? Ou, mesmo tendo sucesso, podemos supor que Gisele não ficou satisfeita com aquilo que conseguiu, o que indicaria a condição de detrimento do seu ♂? Ambas as situações são possíveis. Conheço relatos de gente que se mantém insatisfeita mesmo tendo conquistado coisas que a maioria da humanidade nunca atingirá.

A favor de ♂, temos que ele é aspectado pelo seu regente, ♀. Há uma recepção, e isto indica realização. Em astrologia horária, essa recepção seria desconsiderada porque ♀ não vai se aplicar a ♂. Em astrologia natal, a experiência nos mostra que podemos considerar recepções por signo como esta. Robert Hand é um dos advogados dessa "postura relaxada" com as recepções em mapas natais - isso não quer dizer nada além da opinião de um astrólogo que faz isso há mais de 50 anos. 

Outra coisa a favor de ♂ ter realizado a motivação de vida é perceber o quanto de fortuna Gisele amealhou em 20 anos de carreira. Ora, se ♑ é um signo de terra, e a motivação deste signo é consolidação e estruturação, então podemos dizer que a estrutura montada por Gisele é consolidada e resistente o bastante para que até seus netos não trabalhem, se assim desejarem. Por hora, eu acredito que esse ♂ realizou sua motivação de vida.

O primeiro planeta que deveríamos olhar, mas que eu deixei por último, é ♄. Ele está numa condição "menos pior" que ♂, peregrino no signo de ♍. Zoller não enxergaria esse "peregrino" com bons olhos. Um planeta peregrino está num signo que não tem dignidades. Mas veja que ♄, usando os mesmos critérios relaxados de Robert Hand, também é recebido por ☿ e conta com uma ☌ com ♃. Para mim, é um sinal claro que ela realizaria sua motivação de vida também através de ♄. 

Interpretar o que ♄ representa a princípio soa simples, mas esta é a armadilha da casa 9. Todo planeta que indica motivação de vida, quando se encontra na casa 9, nos dá imediatamente a vontade de dizer que a motivação da pessoa será realizada em viagens de lazer, completamente superficiais e sem o lastro da substância indicada pelo signo Ascendente. 

De fato, viagens de lazer como realização da casa 9 é comum, mas, como estamos falando da vida inteira de uma pessoa, ela fará muito mais coisas do que apenas viajar a lazer, e essa casa 9 pode se manifestar de formas menos nomádicas, ou contemplar viagens com propósitos mais sérios.Eu esperaria esse tipo de profundidade com um ♄ regendo o Ascendente e posicionado na casa 9.

Se a motivação de ♑ é mudança estrutural, e o regente é ♄ em signo de terra na casa 9, o que indica essas coisas? Talvez a micro biografia do site de Gisele nos mostre:

Em 2003, aos 23 anos, Gi estava cansada da vida agitada, então deu uma pausa na carreira, passou uma temporada em Horizontina, viajou para a África com nossos pais, arrumou um tempo para si e apenas relaxou. Como ela começou a trabalhar ainda jovem e assumiu responsabilidades de adulta, ela perdeu uma fase da vida que eu pessoalmente achei a mais divertida – a adolescência. Das 14 às 20, era tudo uma questão de trabalho. Ela nunca gostou de festas, mas gostava de sair com os amigos. Sua prioridade era o trabalho e ela estava empenhada em ter sucesso.

Nesse momento de introspecção, Gi teve tempo para pensar. Ela sentia que havia algo maior por trás de todas as suas realizações e tinha um desejo profundo de resgatar suas raízes e as coisas simples, como estar em contato com a natureza. Era ali que ela costumava se refugiar para renovar as energias e encontrar o seu centro.

Em 2004, ela visitou uma tribo indígena no Rio Xingu e viu de perto os problemas que a comunidade enfrentava devido ao desmatamento e à poluição dos rios. Desde então, ela tem defendido causas ambientais e apoiado inúmeros projetos, incluindo o projeto da nossa família para limpar a água da nossa cidade natal, denominado Projeto Água Limpa. Ela foi reconhecida pela ONU por seus esforços e nomeada Embaixadora da Boa Vontade para o Meio Ambiente pelo PNUMA.

Pela primeira vez, nós vemos na biografia dela a faceta altruísta do ♑, reportada por alguns autores modernos. Mas note que isso só ocorreu quando ela conseguiu consolidar a própria vida. Isto não é algo obrigatório com pessoas que possuam este Ascendente. Cada um tem seu caminho, representado pela disposição individualizada dos planetas nas suas cartas de nascimento. Mas é algo que pode acontecer que encontra ecos tanto na astrologia moderna e - como estamos vendo neste artigo - na astrologia tradicional.

Ajudar os outros de alguma forma não é algo exclusivo de pessoas com Ascendente Capricórnio. Mas quando ela ajuda desta forma, ela reestrutura alguma faceta da realidade pré-existente. Ela quer conservar e consolidar algo ameaçado, como as águas da cidade onde mora. Isso se sintoniza muito bem com a motivação de vida do capricórnio. Outros ascendentes podem ajudar as pessoas, mas não exatamente desta forma. Nas palavras do meu mestre:

Capricórnio parece tomar iniciativa porque é muito ativo. Na verdade, funcionam melhor em situações construídas por outras pessoas ou num ambiente estruturado. Na verdade, eles são motivados pela consciência da necessidade ou de algo que falta.

Minha tendência é encarar com cinismo qualquer empreendimento altruísta de uma celebridade, supondo ser parte de um jogo de xadrez cuja meta final seja fama e dinheiro. Trata-se de um pensamento enviesado da minha parte, tão acostumado ao cinismo das nossas celebridades brasileiras e internacionais. Há que se admitir que até pessoas famosas e endinheiradas podem ser autênticas ao fazerem boas ações. Neste caso, eu considero autêntico esses movimentos de Gisele, ainda que isso tenha como subproduto mais óbvio a construção de uma imagem positiva.

Este artigo foi lançado completo e com antecedência no meu patreon, com observações complementares muito interessantes e úteis. Para ter acesso, é só assinar.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Parâmetros diferentes mudam o julgamento? Astrologia Clássica na Itália.

Parâmetros diferentes mudam o julgamento? Astrologia Clássica na Itália. Um exemplo do exposto Conclusão, (como sempre, temporária…)...