11 de dez. de 2019

Sideral versus tropical: como os astrólogos investigam?

Alguns astrólogos que eu conheço investigaram (ou ainda investigam) qual seria o melhor zodíaco para as técnicas que eles usam.

Vou postar aqui alguns processos de investigação adotados por cada um deles.

Ernst Wilhelm

Jyotishi, Ernst deve ter ouvido poucas e boas quando decidiu mudar do zodíaco sideral para o tropical. Até mesmo enquanto ele usava o sideral, seu ayanamsha era bem diferente, gerando posições planetárias que não batiam com a maioria dos astrólogos que usam o ayanamsha Lahiri. Ele usava Dhruva, no meio do nakshatra Mula, no Centro da Galáxia (em Sagitário sideral). Nem me pergunte como ele é, porque não faço a mínima ideia.

Dos testes que efetuou, mencionou este: Ernst começou a pegar mapas de horários precisos e testar duas coisas: a altura da pessoa pelo Ascendente da Trimsamsa e a cor dos objetos que as pessoas compravam ou ganhavam (como, por exemplo, cores de casas e de carros). Diz ele que fez isso exaustivamente. Então tá.

No último parágrafo do seu artigo "The mistery of the Zodiac" (dividido por mim para facilitar a leitura):

A respeito da testagem de qual zodíaco é o correto, são os detalhes que devem ser examinados. Se a pessoa for alta, espera-se o Lagna (Ascendente)  e seu regente no Rasi (signo) e Trimsamsa em Rasis grandes (Áries, Leão e Capricórnio). Se a pessoa for baixa, esperaríamos no pequeno e esguio Escorpião. 
Se a pessoa comprar um carro no Dasa Lua/Vênus, ambos os zodíacos podem, de alguma forma, revelar a compra do veículo. Contudo, um zodíaco especificará um veículo vermelho, enquanto outro um azul. Se o veículo for vermelho ou azul, temos nossa resposta; se o veículo não for vermelho, nem azul, então outro princípio está fora de cogitação, talvez o Ayanamsa é incorreto ou o Dasa incorreto está sendo aplicado, e assim o Dasa não era Lua/Vênus, mas outro. Trabalhar tediosamente pelo mapa dessa forma ajudará a revelar qual zodíaco é o correto para se montar uma figura.

Buscando esses detalhezinhos, ele descobriu que o zodíaco tropical seria o melhor. Buscar coisinhas miúdas é uma tarefa típica dele, que tem Ascendente Virgem, no zodíaco tropical.

Rumen Kolev

A trajetória de Rumen é longa. Estudando astrologia babilônica há vinte anos, ele chegou aos porquês de muitos elementos usados sem questionamento pelos astrólogos da atualidade. Eu não posso falar muita coisa porque infringiria o copyright do seu curso, mas ele usa o zodíaco sideral babilônico que coloca a estrela fixa Aldebaran a 15º de Touro. Isso automaticamente coloca Antares a 15°05'Escorpião. Só que ele usa três sistemas de referência dá funções a cada um deles: o zodíaco sideral mencionado, o calendário lunar babilônico e... o zodíaco tropical. Justamente por usar esses três como referência (através de um raciocínio de dar uma função a cada um destes), é preciso ver o que funciona melhor em cada um deles. Daí sua investigação das interpretações dos termos do Ascendente e do MC.

O método divulgado por Rumen para investigação de qual zodíaco seria o correto envolve a interpretação dos termos dos signos divulgada por Vettius Valens, nas primeiras páginas da sua Antologia. Da mesma forma que Ernst, ele diz ter testado exaustivamente a descrição dos termos do Ascendente e do Meio do Céu, e concluiu que os termos no zodíaco sideral babilônico estariam muito mais alinhados com a realidade dos donos dos mapas.

Você pode fazer esse teste, eu já recomendei no antepenúltimo artigo.

Eu, que nem cego em tiroteio.

Com dois filhos e trabalhando como médico, não tenho o tempo que esses astrólogos tiveram para ver centenas de mapas e fazer suas conclusões. Minha amostragem de mapas natais é pequena, então o que eu posso fazer é começar a ler horárias de desfecho rápido usando os dois zodíacos, e isso eu vou começar a fazer, se surgirem questões relevantes (até agora, nenhuma), pois a relevância de uma horária é que torna o mapa bem representativo da realidade do consulente.

É claro que eu tenho um método para investigação natal, e ele envolve ao mesmo tempo um método de investigação de revoluções solares, porque a revolução solar sideral é bem diferente da tropical. O método é o seguinte:

Eventos impactantes de domínio público são indicados por planetas angulares: quando eu caí de um muro, em 2007, TODA a faculdade de medicina ficou sabendo. Vênus era a regente do ano e se aplicava a Saturno e a Marte. Esses três planetas estavam angulares na revolução solar tropical. Isso indicava que o evento era público, e foi mesmo.

A mesma revolução, no zodíaco sideral colocava a oposição marte-saturno cadente no eixo 6-12, e planetas cadentes na revolução indicam eventos que só o querente e, no máximo, sua família sabem (além do astrólogo, se ele for bom). Portanto, 1x0 zodíaco tropical.

As partes do corpo atribuídas aos signos: apesar de Vênus estar em Touro na Revolução, no mapa natal ela está em Aquário, que corresponde às pernas. Marte, da Revolução Solar, ingressou em Aquário, numa conjunção exata com Vênus natal. Eu sofri uma fratura de tíbia e fíbula na perna direita. Mais um ponto pro zodíaco tropical.

Usando o zodíaco sideral, marte revolucional e Vênus natal estariam em Capricórnio, que rege os joelhos. Até aí, tudo bem, porque a fratura incluía o platô tibial, que faz parte da porção distal do joelho. Só que, ainda no sideral, o regente do ano passaria a ser marte, e não Vênus. Marte estaria exaltado e recebido por Saturno. O quadro seria menos pior e nada da tíbia ser envolvida nisso. Mais um ponto a favor do zodíaco tropical.

O regente do ano: em 2007, meu regente do ano foi Vênus. De fato, eu me acidentei, mas uma das coisas mais significativas nesse ano foi ter conhecido minha primeira mulher, não porque eu ainda sinta alguma coisa por ela hoje em dia, não me entenda mal. Apenas porque esse evento mudou a trajetória da minha vida consideravelmente nos próximos anos. Se usarmos o zodíaco sideral, o regente do ano seria marte na 7, que indica mulher, com um porém: haveria muitas brigas, e a conjunção Marte-Saturno em Virgem sideral indicaria ruptura do relacionamento no mesmo ano. O primeiro ano do nosso relacionamento foi praticamente um passeio no parque. E, com apenas um trecho pequeno da minha vida, o zodíaco tropical ganha de lavada: 4x0.

Conclusão

O dilema sideral x tropical não é simples, e me admira ver algumas pessoas tendo a certeza arrogante de que estão certas nas suas escolhas. O que elas podem ter certeza é de apenas uma coisa básica: o julgamento astrológico depende pesadamente dos planetas, e menos dos signos, porque posição é mais importante que regência. Em muitos casos, mesmo o zodíaco errado dá resultados corretos, porque grande parte do nosso julgamento depende das posições por casa dos planetas, a despeito do signo que ocupam. Afinal de contas, o nome do que praticamos é "astrologia", e não "zodiacologia". Portanto, seja lá qual zodíaco você usar, pode ainda acertar uma parte dos prognósticos. A questão é saber qual é essa percentagem.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Parâmetros diferentes mudam o julgamento? Astrologia Clássica na Itália.

Parâmetros diferentes mudam o julgamento? Astrologia Clássica na Itália. Um exemplo do exposto Conclusão, (como sempre, temporária…)...