8 de mar. de 2023

A proteção dos benéficos angulares

Posso dizer que eu tive uma infância e adolescência muito tranquilas. 

Ninguém da minha família morreu, não passei por grandes tragédias, não fiquei entre a vida e a morte, não tive nenhuma doença grave, não fiz cirurgia, meu pai não perdeu o emprego nem fomos despejados, não sofria bullying... Era tudo uma paz, pra mim e pra quem convivia comigo. Não era rico, mas tive o que precisei, na hora em que precisei - pra mim, o real significado da palavra prosperidade. 

Se eu ou algum responsável já estudassem o meu mapa durante essas épocas, teria motivos pra se preocupar. Ao longo da minha infância e adolescência, passei por uns trânsitos considerados muito perigosos, como ♄ em ☌ ao ☉ e em ☍ a ♂ em 1996 (com 14 anos), direções primárias consideradas perigosíssimas, como ☉ em ☍ a ♂ em 1989 (com 7 anos), e que lembranças tenho disso? Para a maioria delas, nenhuma*. 

Outros fatos curiosos que mostram uma certa proteção durante minha infância e adolescência são os anos em que ocorreram a profecção do Ascendente à minha casa 2. Em 2007, quando completei 25 anos e o Ascendente, por profecção, chegou à Casa 2, sofri um acidente e tive de fazer cirurgia na perna. 12 anos depois, acontece a mesmíssima coisa: em 2020, ainda dentro do período da profecção do Ascendente na Casa 2, escorreguei dentro de casa e fraturei o joelho da mesma perna que tinha fraturado em 2007 - bingo, mais uma cirurgia**. 

Talvez você esteja se perguntando o que a Casa 2 teria a ver com traumas como esses. De fato, a Casa 2 não representa traumas, mas o signo dela, no meu mapa, abriga o lote das cirurgias (Ascendente + Casa 8 - ♂), criado pelo astrólogo Rok Koritnik e que eu venho descobrindo ser absolutamente funcional na minha prática. 

Mas como isso ajuda a provar que eu tinha algum tipo de proteção na infância e na adolescência? Em 1983 (quando tinha 1 ano de idade) e em 1995 (13 anos), anos nos quais o Ascendente também passou pela casa 2 e sobre o lote das cirurgias pela técnica da profecção, que cirurgias eu fiz? Nenhuma

A tradição astrológica pode explicar isso de alguma forma? Pior que sim.

A doutrina helenística da proteção pelos benéficos angulares

Essa sensação de semi-invulnerabilidade até uma certa idade me faz lembrar da doutrina, presente nas obras de Firmicus Maternus, Rhetorius, Sahl Ibn Bišr e Al Andarzaghar (e possivelmente muito mais antiga) de que uma pessoa com um benéfico angular no seu mapa seria protegida de coisas ruins da sua natividade até chegar à idade correspondente aos anos menores do benéfico.

Por exemplo, se você tem ♃ angular, estaria protegido de alguma coisa séria indicada pelo seu mapa até os 12 anos de idade. Depois dessa idade, não quer dizer que automaticamente a desgraça se abateria sobre a sua vida mas, a partir de então, ficaria vulnerável ao que está prometido na sua natividade que fosse difícil, grave ou desafiador. Em outras palavras, essa doutrina te protege do seu próprio mapa.

É preciso ter isso muito claro em mente, para não sair falando merda por aí: é possível que milhões de pessoas no mundo tenham vidas até mais tranquilas que a minha sem sequer ter a presença de benéficos nos ângulos. Mas também elas não terão outras coisas muito ruins em seus mapas como eu tenho. 

Nunca achei que isso serviria pra mim, mas...

Valendo-me dos critérios astrológicos que tinha sido ensinado até então, nunca considerei a hipótese de que a doutrina da proteção dos benéficos servisse pra mim. 

Pra começar, segundo a astrologia indiana, eu tenho apenas maléficos nos ângulos: ☉na 1, ♄ e ♂na 7, ☊ e ☋ no eixo 4/10. Meu mapa é uma versão anabolizada do que os indianos chamam de Kala Sarpa Yoga. Esse nome é aplicado a vários yogas diferentes, mas uma de suas acepções mais comuns é quando a pessoa tem apenas maléficos nos ângulos do mapa natal. Esse yoga não leva em conta os nodos (muito embora eles sejam extremamente maléficos quando tem a oportunidade), mas o Sol é considerado maléfico na astrologia indiana. Portanto, eu teria um Kala Sarpa Yoga de três maléficos angulares: ☉ na 1, ♂ e ♄ na 7. Se eu tivesse apenas um benéfico em qualquer casa angular (1, 4, 7 e 10), este yoga teria seus efeitos anulados. 

O significado do Kala Sarpa yoga (KSY) é que, para mim, a vida não é fácil - é claro, respeitando-se uma série de coisas que precedem em importância o destino contido na minha natividade, como as condições sociais nas quais eu nasci. Eu nunca pedirei dinheiro na rua, nunca revirarei lata de lixo pra comer, mas minha vida será mais difícil do que as das pessoas com a mesma classe social que a minha. Sou do tipo que nunca terei uma "profissão herdeiro" ou coisa similar. 

Diz-se que os portadores deste yoga tem grande dificuldade em enriquecer, e só conseguem acumular dinheiro através da compra de propriedades imóveis. Esse é um detalhe interessante no qual se pode ver claramente a dificuldade dos maléficos até nas coisas boas, pois demonstra a dificuldade e atraso no usufruto das riquezas, já que um imóvel tem baixa liquidez e pode demorar anos para ser vendido, tornando a vida de quem precisa de dinheiro imediato muito mais complicada. 

E a vida fica difícil não apenas por causa das condições socioeconômicas, mas também por causa da cabeça dura dessas pessoas. Quem tem KSY não costuma escutar conselhos e, quando escutam, geralmente se dão mal. 

Mas o KSY é uma consideração da astrologia indiana. Quando se trata de astrologia helenística - de onde veio a doutrina da proteção pelos anos menores dos benéficos angulares - eu não misturo com astrologia védica. Mesmo assim, analisando meticulosamente as duas doutrinas, sou levado à conclusão de que a doutrina helenística não entra em contradição com os resultados prometidos pelo KSY. Mesmo que a minha vida seja mais difícil do que a de outras pessoas com a mesma classe social, mesmo que eu seja cabeça dura, mesmo que eu tenha dificuldade em acumular riqueza, ficou claro pra mim, levando em conta o mapa que eu tenho, que eu tive alguma forma de proteção até o final da minha adolescência. 

Essa discussão envolvendo astrologia indiana, aparentemente off-topic, serviu apenas para mostrar porque até pouco tempo, eu nunca pensei que seria protegido até uma certa idade. Eu confundia os resultados do yoga indiano com a doutrina helenística; achava-os contraditórios, mas eles não são. Algumas percepções demoram para acontecer.  Por isso, vamos voltar ao que importa, que é a discussão da doutrina helenística da proteção dos anos dos benéficos.

Será que eu fui "protegido" mesmo?

Nesse sentido, eu teria boas notícias pra mim. As descrições do Sol na astrologia helenística tendem a colocá-lo como benéfico. Há aquela citação clássica de Al Biruni, de que o Sol é "maléfico e perto e benéfico de longe". 

Tendo em vista estas considerações, somado ao espantoso fato de que minha infância e adolescência poderiam ter sido piores, fico a me indagar se algum planeta angular no meu mapa estaria me protegendo até uma certa idade - e, se isto for correto, qual seria a idade? 

O primeiro candidato a protetor seria, obviamente, o Sol, porque os outros dois candidatos angulares no meu mapa, ♄ e ♂, são maléficos. Além do ☉, outros dois candidatos que eu consideraria seriam a ☽ e ♀ que, apesar de não estarem angulares por signos, avançam em direção aos ângulos, algo que muitos autores consideram como a forma mais forte de angularidade. Por hora, sejamos puristas e consideremos apenas o Sol, que está angular por signo. 

No meu mapa, o sol está no signo Ascendente, e exaltado. Por isso que eu fico a me indagar se teria um papel de benéfico e me protegeria. Isso explicaria muita coisa. Se essa hipótese for verdadeira, os anos menores do sol são 19, completados por mim em 2001, ano que marcaria o começo da minha vulnerabilidade.

De fato, a partir de 2001, não aconteceu nenhuma desgraça na minha vida, mas minha exposição a risco aumentou consideravelmente. Passei a morar sozinho e só voltava para casa aos finais de semana. Tive de me virar sozinho numa cidade onde não conhecia ninguém. Comecei a me alimentar mal e desenvolvi anemia logo no primeiro ano de faculdade. Ao final da faculdade, desenvolvi depressão - algo para o qual tinha fatores de risco - por conta do grande estresse que pode ser uma faculdade de medicina. Tudo isso foi coroado, ao final da minha faculdade, com a fratura de tíbia e fíbula, seguida de duas osteomielites, que me deixaram mancando por dois anos.

Portanto, possivelmente o Sol seja incluído nessa técnica e proteja a pessoa até determinada idade, se ele estiver no 1º, 4º, 7º ou 10º signos do mapa natal. E eu não descartaria completamente planetas que não estejam nestes signos, mas que estejam próximos das cúspides dos ângulos.

Notas de rodapé

*Pra não dizer que não sofri nada, em 1989 eu esbarrei num gari correndo na rua e levei uma cotovelada acidental que me deixou um quasímodo por uns sete dias. Nada grave.
** E o pior: dois meses depois dessa fratura, no dia do meu aniversário, em 27/03/2020, escorreguei de novo e quebrei novamente o mesmo joelho e tive de fazer a mesma cirurgia novamente!

Um comentário:

  1. Olá Rodolfo
    Achei este seu artigo muito interessante e quero dizer que no meu caso a proteção de benéficos em casas angulares funcionou até mais drasticamente que nos seus.
    Tenho Sol cravado no Ascendente e Júpiter no meio da Casa 4.
    A minha infância até os 11 anos transcoreu no centro das atividades da segunda Guerra Mundial (Yugoslavia, Áustria e no final da guerra, na Alemanha) e, apesar de tudo, nada me aconteceu.

    ResponderExcluir

Parâmetros diferentes mudam o julgamento? Astrologia Clássica na Itália.

Parâmetros diferentes mudam o julgamento? Astrologia Clássica na Itália. Um exemplo do exposto Conclusão, (como sempre, temporária…)...