1 de mai. de 2023

Planetas nos signos versus planetas nos termos: qual a diferença?

Eu tenho um artigo chamado "A astrologia de Rhetorius" em pdf, no qual eu exploro alguns conceitos que eu percebi na obra de Rhetorius (século VI d.C.). Esse artigo é antigo e você encontra na internet ou aqui.

No pdf em questão, eu reproduzo um pensamento de Robert Schmidt sobre a diferença da interpretação entre planetas nos signos versus a interpretação de planetas nos termos. Vou reproduzí-lo aqui em comemoração aos 18 anos de astrosphera.

Esta citação de Robert fazia parte de um fórum de internet que não existe mais. Nem adianta procurar. São coisas como esta que fazem o material produzido por Robert ser tão especial. Quase ninguém no mundo estuda astrologia helenística dessa maneira, isto é, percebendo chaves que desbloqueiam habilidades interpretativas do astrólogo.

Robert usa dois exemplos. O primeiro é ♀ nos domicílios ou termos de ♄; o segundo é ♂ nos domicílios ou termos de ♀. Em seguida, baseado nos exemplos, ele dá sua visão do que representa o planeta num signo e um planeta nos termos. 

Infelizmente, eu não tenho a fonte dessas delineações. Hoje eu sinto que isso faz muita diferença. Elas podem estar em Rhetorius, mas também em Firmicus Maternus ou Anubio. Antigamente, saber qual era a fonte não me era algo muito importante. Tudo era raro e difícil de achar, o que batia na rede era lucro.

O que está em itálico é texto de Robert.    

Vênus nos domicílios ou Termos de Saturno:

1- Tornam o nativo estéril ou sem filhos;

2- Aqueles que têm intercurso com suas madrastas ou as mulheres dos seus irmãos mais velhos.

Marte nos domicílios ou Termos de Vênus:

A - Faz adúlteros; aqueles que arruínam as mulheres dos irmãos, e muitos destroem suas próprias mulheres.

B - E sempre o nativo vê a morte das suas mulheres.

Em 1, nós vemos que a significação natural de Vênus para crianças se conforma à natureza de Saturno, tornando o nativo sem filhos.

Em “A”, nós vemos que a natureza sem lei de Marte se conforma à significação geral de Vênus para sexo, resultando em adúlteros.

Eu mantenho que 1 e “A” são as delineações de um planeta nos Termos de outro planeta.

O Segundo grupo de delineações em cada caso (2 e “B”) diz respeito ao planeta no domicílio de outro planeta:

Em 2, Saturno provê madrastas (pais não-biológicos são um dos significados essenciais de Saturno) ou as mulheres dos irmãos mais velhos (outra significação de Saturno) para Vênus, a fim do nativo ter intercurso com aquelas.

Em “B”, Vênus provê um dos seus significados essenciais (mulheres ou esposas) para Marte arruinar ou destruir.

Nessas quatro frases, o astrólogo inteligente percebe padrões que o ajudam a gerar centenas de delineações espontâneas - nada tirado de nenhum livro empoeirado. Um bom astrólogo não repete livros, apenas os lê para aprender a ler o livro da vida do consulente, uma obra única que é a natividade.

Quem tem potencial para ser um bom astrólogo não vai se espantar com esses aforismos. Não vai se preocupar com detalhes morais ou com a negatividade dos prognósticos. Uma boa definição de inteligência é a capacidade de se impressionar com o que é relevante. Sinto que a mediocridade e o moralismo estão intimamente ligados. Alguns medíocres que eu conheci são grandes moralistas, e seus sucessos não são frutos da inteligência, mas de memorização pra se passar em concurso público.

A melhor postura diante deste material é ver o que está implícito nestas delineações e perceber uma chave de interpretação para se interpretar qualquer posicionamento. É como fazer um teste de Q.I. que teste a capacidade de se perceber padrões. Foi o que Robert Schmidt fez por quase 30 anos de análise de material astrológico na língua original, grego koiné.

Não tenho muito a complementar o que é dito acima. Posso tornar mais palatável para quem não ainda não entendeu. Não é mau sinal ter dificuldade com esse material, desde que se esteja procurando a coisa certa nele. 

No meu patreon, explico as diferenças de um modo bem mais claro pra você.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Parâmetros diferentes mudam o julgamento? Astrologia Clássica na Itália.

Parâmetros diferentes mudam o julgamento? Astrologia Clássica na Itália. Um exemplo do exposto Conclusão, (como sempre, temporária…)...