5 de abr. de 2023

Exemplo da "astrologia moderna" funcionando na prática

Este artigo é uma continuação do que foi discutido numa postagem do Facebook:

Como eu gosto de matar a cobra e mostrar o pau, aqui está um exemplo de uma coisa que, no estágio em que me encontro, é mais fácil de se explicada pela astrologia moderna. 

(Nada impede, porém, que ela seja explicada  também pela astrologia medieval - e eu poderia justificar isso com o mesmo argumento usado por astrólogos modernos para justificar o uso dos planetas transaturninos. As coisas que esse trânsito representa já existiam antes do descobrimento desses planetas. Excitação emocional e empolgação, até onde sei, são sentimentos que sempre existiram)

Abaixo, você pode ver os trânsitos de ♅ sobre a ☽ natal. Vamos nos preocupar com as datas cujas linhas tem a letra "X", que são as datas nas quais ocorreu o trânsito exato. Isto é, ♅ ficou no mesmíssimo grau e minuto da ☽ natal.


Bernadette Brady diz que o período em que se sente a maior influência do trânsito é entre o primeiro trânsito exato e o último, e eu digo pra vocês, com a maior clareza, que ela não poderia estar mais certa. Foi mais ou menos nessa época - entre julho de 2018 e abril de 2019 que eu senti as coisas representadas pelo trânsito. Se fosse especificar mais ainda, dentro dessa faixa de 9 meses, quando eu senti mais ainda  os significados, diria que foi dois meses antes da última data em que o trânsito foi exato, e ainda senti dois meses depois. Não quer dizer, porém, que não senti os "efeitos" desse trânsito antes das datas de exatidão da conjunção. 

Os autores dizem que ♅ em ☌ com a ☽ significa, principalmente, "excitação emocional". O que é bonito na astrologia é que este significado, descoberto na prática por astrólogos modernos, depende 100% de conceitos tradicionais para ser especificado à vida da pessoa. É por isso que eu afirmo que a astrologia moderna só é inovadora na superfície: por trás da inclusão de três ou quatro planetas descobertos a partir do século XVIII, centenas de asteroides e aspectos, o astrólogo que não aprender a teoria das determinações planetárias segundo Morin de Villefranche não vai saber o que fazer diante de tanta coisa!

☽ e ♅ estão no segundo signo a partir do Ascendente, que tem a ver com dinheiro. Esta foi a época em que progredi imensamente nos meus estudos de mercado financeiro. Comecei a lucrar mais do que perder, e adquiri com isso uma grande excitação emocional de ver que o sonho de ganhar uma renda com trading era possível. Parei porque, num "dia de fúria", perdi tudo o que tinha ganhado - pelo menos, era pouco dinheiro e a maior parte dele tinha sido oriunda do mercado financeiro pelo meu esforço, não do meu bolso e do meu trabalho como médico.

Agora, uma coisa que poucos astrólogos falam - e este conhecimento eu aprendi através de um astrólogo que diria ser mais tradicional do que moderno, John Frawley: arquetipicamente, Urano é o céu. Portanto, durante o trânsito dele sobre um planeta - principalmente o planeta que representa as emoções, como a lua - ele coloca a pessoa num estado de graça, "nas nuvens". Quando o trânsito passa, a pessoa cai das nuvens rapidamente. 

Esta é a ironia: eu aprendi mais sobre ♅ com um astrólogo que eu diria ser mais tradicional que moderno. Sinceramente, não vejo tanta rebeldia em ♅ quanto a maioria dos astrólogos modernos apregoa e ele. Pra mim, isso é um sinal de que muita gente que pratica astrologia moderna apenas repete as coisas ditas por pretensas autoridades, sem ao menos experimentá-las na prática. Durante o trânsito de ♅ sobre a ☽, eu não fiquei rebeldezinho dentro de casa ou no meu trabalho. Continuei o mesmo burro de carga que sempre fui. 

Existem outras coisas que eu poderia falar desse trânsito, mas essa é a principal. Poderia explicar essa época à luz da astrologia medieval? Acho que sim, embora não tenha tempo suficiente para isso agora. Entretanto, a sensação de excitação emocional vivida por mim à época foi sintetizada de uma forma bem mais rápida com a astrologia moderna.

Mas a astrologia medieval e clássica sempre tem de ser a base do que fazemos. Fugir dela pode ser perigoso. E eu tenho a prova: eu senti muito mais o trânsito Urano-Lua em 2019 do que em 2018 porque, a partir de 27 de março de 2019, a profecção do Ascendente entrou no signo da ☽ natal, em ♉, colocando-a como time Lord! Portanto, pela ☽ ser regente dos tempos, o trânsito sobre ela foi sentido por mim de um modo muito mais intenso... O que demonstra que até os planetas transaturninos são sujeitos à mesma mecânica de interpretação tradicional que os planetas tradicionais.

Um comentário:

  1. Quando uma análise tradicional está truncada, de curiosidade olho os transaturninos. Pratico astrologia há 8 anos e esses planetas parecem se comportar como estrelas fixas com algo a mais. Então, em certa medida, é possível sim utilizá-los.
    A única coisa que não gosto da moderna é o excesso de psicologia e cientificismo barato. Cansa!

    ResponderExcluir

Parâmetros diferentes mudam o julgamento? Astrologia Clássica na Itália.

Parâmetros diferentes mudam o julgamento? Astrologia Clássica na Itália. Um exemplo do exposto Conclusão, (como sempre, temporária…)...