6 de fev. de 2023

A cansativa e improdutiva discussão sobre sistemas de casas

A cada quatro anos, alguém vai ressuscitar essa discussão. Eu não vou fazer uma introdução de algo que vou repetir a seguir, então começo este artigo apenas familiarizando quem não sabe dos termos, de um modo bem rápido:

Casas ou Locais Astrológicos (do grego topos, plural topoi) constituem na divisão do céu em 12 setores, cada um deles associado a uma coleção de assuntos, alguns sem ter relação clara com os outros. Por exemplo, a casa 12 pode representar inimigos secretos e animais de grande porte. O que um boi reprodutor tem a ver com seu inimigo secreto? Claro, tem sempre um astrólogo-autor espertinho que vai adorar elucubrar essas relações a posteriori 

Sistemas de casas quadrantes (AlchabitiusPlacidus, Regiomontanus, Porfírio, Koch etc.), dividem o céu em 12 casas baseados em algum critério temporal ou espacial. Podem ser as horas planetárias, ou qualquer outro critério matemático que torne possível se dividir o globo celeste. Eu não vou entrar em detalhes aqui, porque não é preciso.  

Os astrólogos árabes, quando queriam dizer em que casa um planeta estaria dentro desse tipo sistema (e geralmente eles usavam o Alcabitius), diziam que "o planeta está na casa xyz por divisão

O sistema de signos inteiros (Whole signs houses) considera o signo inteiro tocado pelo Ascendente como sendo a primeira casa, e as casas seguintes são atribuídas da mesma forma, na sequência. Por exemplo, se eu tenho Áries ascendendo, o segundo signo a partir de Áries será Touro, e todo esse signo - de 0˚ a 29˚59' - será o território da segunda casa. 

Os astrólogos árabes, quando queriam dizer em que casa um planeta estaria dentro desse tipo de sistema, diziam que "o planeta está na casa xyz por contagem" (no inglês, "by counting"). Ou, simplesmente, não especificavam nada, dizendo "o planeta está na casa xyz".

Agora você sabe o necessário para entender o que será apresentado neste artigo, que não terá uma resposta definitiva - embora trará respostas provisórias às perguntas abaixo:

  1. Por que está rolando essa discussão sobre qual sistema seria o correto?
  2. Quais as diferenças entre essas divisões? 
  3. Escolher uma delas, em detrimento da outra, pode levar a interpretação a um rumo diferente? 
  4. E se nós usarmos as duas ao mesmo tempo, alguém já fez isso?

Por que está rolando essa discussão sobre qual sistema seria o correto?

Em tese, porque a escolha do sistema de casas "correto" pode alterar os rumos da interpretação, o que leva à resposta da pergunta 3. Mas falemos da verdadeira fogueira de vaidades em torno dessa questão. 

A meu ver, é uma discussão que seria muito proveitosa, se não se mostrasse completamente infrutífera ao longo dos anos.  

Um dos lados quer prevalecer para ter uma primazia intelectual, enquanto o outro lado continua usando o sistema que sempre usou, porque em ambos os lados, todas as respostas nessa discussão se resumem a "eu uso porque tem funcionado", e não dá pra saber se o astrólogo responde assim por viés de confirmação ou por legítima apreciação do assunto sem vieses cognitivos. (Minha hipótese: o astrólogo geralmente é tão enviesado quanto a tia bolsonarista que espalha boatos no WhatsApp).  

Parece que a maioria dos astrólogos que usam e defendem signos inteiros são norte americanos, enquanto a maioria que usa casas quadrantes são europeus. Na verdade, estamos falando dos famosinhos: se levarmos em conta a lista de astrólogos como eu e mais outros anônimos, a diferença pode ser acachapante e transcender limites continentais. 

Quem levantou essa distinção foi Deborah Houlding, uma astróloga britânica excelente, dona do Skyscript, e pra mim isso tem um ranço eurocêntrico formidável que, é claro, ela negará até a morte.

Poderíamos aprender muito com esta discussão. Eu uso Signos inteiros, mas usei por muito tempo casas quadrantes. O fato é que os autores árabes que são minhas referências parecem usar Signos inteiros. Além disso, eles fazem umas coisas que estarão na resposta à pergunta 4 que são muito promissoras, e que eu sinto fazer ΤΟΤΑL sentido.

Quais as diferenças entre essas divisões? Escolher uma delas pode levar a interpretação para um rumo diferente? 

Para você ter uma única resposta às duas perguntas acima, é só olhar o meu Marte (♂) natal:


O sistema de casas empregado na figura é o que determina essas linhas pretas e vermelhas, que cortam os signos e definem os limites das casas. Esse sistema é o Alcabitius semi-arco. Não precisa se preocupar com os detalhes dele agora. 

Nos sistemas quadrantes, você sabe em que casa um planeta está vendo a cúspide imediatamente anterior a ele na ordem zodiacal. 

Eu tenho ♂ em ♎. A cúspide que está imediatamente antes dele se encontra em ♍, que é a cúspide da casa 6. Portanto, meu ♂ estaria na Casa 6 no sistema Alcabitius semi-arco. Mas posso te adiantar que ele estará na Casa 6 em qualquer sistema de casas quadrantes, porque a atribuição de casas segue a mesma lógica em todos os sistemas. 

De acordo com a tradição,♂ na 6 é a casa onde este planeta se regozija. Isso dá força ao planeta, mas vem junto uma série de problemas, pois tanto ♂ quanto esta casa tem significados maléficos. Pode indicar muito trabalho, muita encrenca, muita doença marcial (traumas, quedas, acidentes, infecções), muitos conflitos, impulsividade que leva a ações infrutíferas e a prejuízos. Tendo sofrido uma série de quedas e fraturas, eu posso dizer que algumas coisas dessa interpretação fazem todo sentido. 

E se olharmos pelo sistema de signos inteiros? ♂ está no sétimo signo a partir do Ascendente. Pessoas com uma interpretação mais específica das casas (o que não é o meu caso) vão atribuir ao sétimo signo apenas os significados de parceiros sexuais ou esposas, além de adversários. Falarão que este ♂ significaria parceiras belicosas e adversários ou sócios idem, caso a pessoa tenha um negócio em sociedade. A belicosidade das parceiras também faz algum sentido. 

Se eu ainda tivesse o conhecimento que tinha em 2007, consideraria que meu ♂ na casa 6 faz todo o sentido, e que o sistema de signos inteiros até que funciona, mas nem tanto. Mas 16 anos se passaram, eu li e vi muita coisa, e minha resposta atual é o contrário.

Dezenas de casos serão iguais a este: terão uma ambiguidade nos conceitos que tornará difícil se decidir. Entretanto, noutras dezenas de casos, a resposta será menos ambígua e mais fácil. 

Se as pessoas soubessem bem astrologia, saberiam que, além da Casa 6, outro local relacionado a doenças e a lesões é a casa 7, pelo aspecto de oposição (☍) que tem com o Ascendente! Portanto, considerar ♂ no sétimo signo não exclui seu papel de representar minhas inúmeras quedas, ainda mais que ele recebe a aplicação do ☉, o luminar que preside o mapa e representa saúde em muitos casos! 

Portanto, você pode escolher o sistema de casas que quiser, mas estude bem astrologia para não se pautar em besteira. A escolha do sistema pode, sim, mudar completamente o rumo da interpretação, principalmente se você for um iniciante que endeusa Morin de Villefranche e mal leu o Tetrabiblos edição Ashmand (o que tem de graça na internet, uma bosta). 

E se nós usarmos as duas ao mesmo tempo, alguém já fez isso?

Isto já aconteceu, mas não do jeito que talvez você esteja imaginando. Foi em Bagdá, há muito tempo atrás...

A astrologia árabe foi um momento de transição entre o que se fazia astrologicamente no império bizantino versus o que se passou a fazer na Renascença. A culpa disso é a falta de acesso dos astrólogos renascentistas ao material que os árabes tinham à disposição. 

Por isso, o momento árabe medieval da astrologia, centrado em Bagdá entre os séculos VIII e IX d.C.,  é uma bifurcação histórica fascinante, sendo o último momento histórico em que havia uma profusão de reminiscências conceituais e técnicas da astrologia helenística e bizantina. É nesse mesmo momento em que temos talvez os únicos exemplos de combinação de dois sistemas de casas.

Na verdade, Sahl Ibn Bišr, astrólogo de Bagdá que usarei como exemplo, interpreta o sistema de signos inteiros mas leva em conta não apenas em que casa-signo está o planeta: Além disso, é importante saber em que posição este planeta está em relação ao ângulo mais próximo: antes ou depois dele?

E isto pode ser representado pelo seguinte aforismo (nas minhas palavras):

Se o regente da triplicidade do luminar do séquito estiver angular, mas declinando do ângulo, então a pessoa terá respeito, mas não terá fortuna. 

E se estiver angular, mas avançando em direção ao ângulo, então a pessoa terá respeito e fortuna. 

Mas se estiver sucedente, mas avançando em direção ao ângulo, então a pessoa terá fortuna, mas não terá respeito.

Como podemos ver isso no mapa?!

Observe o Sol nesta figura. Ele está acima do horizonte, portanto é um mapa diurno. Então, para checarmos a prosperidade geral do nascido, devemos analisar o ☉ e seus regentes da triplicidade. 

Estando o ☉ nesta figura em ♈, os regentes da triplicidade do luminar do séquito são ☉ e ♃. 

O ☉ está no primeiro signo e, por isso, é considerado angular. Entretanto, perceba que o Sol está se distanciando cada vez mais do Ascendente (a linha vermelha em ♈), se separando dele. Portanto, o Sol está declinando do ângulo. Logo:

Se o regente da triplicidade do luminar do séquito estiver angular, mas declinando do ângulo, então a pessoa terá respeito, mas não terá fortuna. 

 Os significados do ☉ se referem à primeira época de vida. Isso dura mais ou menos os anos menores do ☉ ou as ascensões do signo do primeiro regente da triplicidade na cidade onde a pessoa nasceu, o que for maior. No caso, ♈ ascende em 32˚ no Rio de Janeiro, então podemos esperar esses significados até os 32 anos de vida. Depois desse período, temos a influência do segundo regente da triplicidade, ♃. 

Perceba que ♃ nesta figura está no 8º signo a partir do Ascendente, mas vai se aproximando cada vez mais da linha em vermelho que está no signo de ♎, que é o signo descendente nesta figura. De acordo com Sahl:

Mas se estiver sucedente, mas avançando em direção ao ângulo, então a pessoa terá fortuna, mas não terá respeito.

A partir dos 32 anos de idade, era para eu ter melhorias financeiras significativas em relação ao período anterior, o que se mostrou correto. Entretanto, minha estima social diminuiria.  

Posso dizer que minhas escolhas vocacionais contribuíram para isso. Nunca me preocupei em ser uma voz ativa e influencial da medicina dentro das cidades onde exerço, apenas pegando empregos para ter uma renda digna e sustentar minha família. Não tenho um currículo médico invejável porque também nunca me encontrei dentro de uma especialidade. Portanto, a evolução da minha carreira se adequa ao prognóstico de ter menos respeito.

Quando era adolescente, era mais respeitado porque tirava notas boas e ajudava os colegas a estudar. Nunca sofri bullying porque entrei num nicho muito seguro e cooperativo dentro da escola, e obtia respeito disso. Entretanto, minha família era de classe média baixa, e por anos vivi no subúrbio do Rio de Janeiro. Precisamos adaptar esses significados à realidade da pessoa, ou falharemos miseravelmente.

Se você usasse o sistema de casas quadrantes para interpretar esta técnica, como seria? O Sol está na Casa 12, o que colocaria o pai desta pessoa como um "escravo". É um sinal de adversidade que pode indicar que a pessoa está no nível mais baixo da escala social. De fato, eu era pobre, mas nem tanto assim... 

Conclusão

Não veja este artigo como uma resposta imparcial à questão levantada. Veja como uma opinião de quem se decidiu dentro desse imbróglio. Eu uso Signos inteiros, e só de me lembrar da confusão que era antes, me dá arrepios.


Um comentário:

  1. Recomendo ler o artigo
    "Using Two House Sistems" de Charlie Obert
    que exemplifica muito bem o assunto

    ResponderExcluir

Parâmetros diferentes mudam o julgamento? Astrologia Clássica na Itália.

Parâmetros diferentes mudam o julgamento? Astrologia Clássica na Itália. Um exemplo do exposto Conclusão, (como sempre, temporária…)...