7 de nov. de 2023

Parâmetros diferentes mudam o julgamento? Astrologia Clássica na Itália.


Atenção: o texto só é plenamente compreensível lendo-se as notas de rodapé à medida em que elas surjam. Não recomendo adiar sua leitura.

Recentemente, tenho me dedicado a estudar mais a fundo a produção dos astrólogos italianos de inspiração clássica. Conheço-os há mais de dez anos, mas havia tanto o que ser lido em inglês - língua que me é mais acessível - que negligenciei por um bom tempo o que eles fizeram e fazem até hoje.

Quem são os astrólogos clássicos italianos? Eu teria alguns que me admiro pelo que escrevem e pelo horizonte que descortinaram diante dos meus olhos: citaria o trabalho de Mario Constantino, Giacomo Albano, Margherita Fiorello, Giancarlo Ufficiale e Corrias Fabrizio (da escola de astrologia Almugea), e, no topo de todos eles - reconhecido pelos próprios - o grande Giuseppe Bezza, bem como Marco Fumagalli, da Escola de Astrologia e site Cielo e Terra.

O que tem me impressionado nestes autores, em síntese, são o rigor em seguir a interpretação clássica e os procedimentos de cálculo mais complexos e que entregam resultados discretamente diferentes. Essa diferença discreta, no entanto, pode gerar resultados diferentes na interpretação. Abaixo, posso listar alguns exemplos:

  1. O cálculo das Partes Árabes é realizado segundo Plácido e leva em conta parâmetros de cálculo do céu local do observador ao invés da longitude zodiacal. Como veremos no exemplo abaixo, isso pode fazer diferença na interpretação.
  2. O cálculo das profecções também leva em conta o primeiro movimento (aquele que “arrasta” as estrelas do leste ao oeste) e não a longitude zodiacal. Este cálculo já era citado por Ibn Ezra (século XIII) e foi aprofundado também por Plácido (Século XVII).
  3. Há a inclusão de configurações interplanetárias como paralelos, contraparalelos de declinação e equidistância horária, que significam a mesma coisa que aspectos.
  4. Parece-me que quase todos esses astrólogos defendem que o zodíaco deve ser invertido no Hemisfério Sul - conselho que, se não seguido à risca, não impede de desfrutarmos e testarmos os diferentes parâmetros acima, já que tudo que foi mencionado aqui funciona de modo independente.

Como semelhanças com a astrologia clássica praticada no resto do mundo, estes astrólogos usam o zodíaco tropical e tentam seguir o que está nos mesmos livros de referência da tradição astrológica: Ptolomeu, Rhetorius, Vettius Valens, Firmicus Maternus, et cetera. 1

Enfim, se eu pudesse sintetizar a experiência: o que um astrólogo acostumado com o que se faz nos Estados Unidos e no Brasil acha de diferente ou de mais saliente na astrologia clássica feita na Itália?

Resumiria que eles procuram seguir fielmente a teoria de interpretação astrológica dos clássicos (Ptolomeu, Paulo de Alexandria, Rhetorius et cetera), e na hora dos métodos de cálculo empregados para Partes Árabes e técnicas preditivas (como a profecção), procuram fazer tudo segundo as recomendações de Plácido de Tito.

Enquanto a astrologia ocidental em geral usa Placidus apenas para calcular as casas, os astrólogos italianos seguem o script placidiano completo: TUDO é calculado levando em conta o céu do observador, entregando uma experiência muito mais particular à localidade do nascido2.

Um exemplo do exposto

Como tudo que eu faço neste blogue, nada melhor que um exemplo para que vocês vejam a diferença.

Posto aqui um mapa3 de exemplo extraído da página em que Bezza explica como se calcula a profecção anual em natividades:

Gostaria que o leitor prestasse atenção nas posições em graus dos lotes em geral no mapa acima (as posições marcadas por palavras seguidas de graus ao lado), de modo a comparar com o mesmo mapa (mesma data, hora e local de nascimento), porém calculado no programa Janus:


A maioria dos lotes de ambas as figuras usam os mesmos planetas e o Ascendente no cálculo4. Entretanto, a diferença das suas posições nas duas figuras é discreta. Em alguns casos, ele difere apenas 2˚; em outros, os lotes mudam de signo. É o caso do Lote da mãe: na figura do site de Bezza, ele se encontra no começo de Leão, enquanto na figura do Janus ele está em 7˚ Virgem!

Com isso, já fica saliente a primeira grande diferença entre a astrologia dita clássica do resto do ocidente contra a astrologia italiana: estes astrólogos não calculam Partes Árabes a partir de coordenadas zodiacais (a longitude zodiacal dos pontos envolvidos na equação do lote), mas de coordenadas do céu local5.

O artigo de onde extraí a figura é um exemplo de como deve ser calculada a profecção no mapa natal; entretanto, antes de se julgar as previsões, Bezza se atenta ao passo primordial mais importante da astrologia clássica: técnicas preditivas só podem mostrar quando acontecerá o que está prometido na natividade. Estando na Itália, no Brasil ou no Sudão, me parece que todos os astrólogos de inspiração tradicional concordam com este preceito. Portanto, o primeiro passo é delinear a natividade.

O exemplo que Bezza nos traz é uma infeliz ocasião na qual a nascida foi violentada por um grupo de jovens em Roma. Primeiramente, ele checa no mapa natal se há algum risco dela sofrer uma violência sexual ao longo da vida. 6. Aqui vai minha paráfrase ao comentário de Bezza sobre a genitura.

Primeiro, talvez por uma influência pervasiva da psicanálise até mesmo no discurso astrológico clássico contemporâneo, Bezza investiga o papel do pai na vida desta moça7. A oposição do sol a Marte em signos contrários (marte em detrimento) indica um pai fraco em suas atribuições paternas (posto que ♂ é mais inclinado a cortar vínculos do que se aderir a eles) e violento.8.

Essa relação entre o Sol e Marte como indicadora de traços paternos fica mais clara quando percebemos que Marte está em ☌ ao Lote do Pai com orbe de aprox. 8˚ (usando como referência o mapa que Bezza postou).

Marte é um planeta noturno e angular numa genitura diurna. A contrariedade de séquito deste planeta o predispõe a violência. Leitura mais tradicional que isso, impossível. Note que Bezza não está preocupado em saber qual casa Marte rege. Como Marte está configurado com significadores paternos, o autor procura ligar os significados essenciais de marte que interessam ao tema do pai - um conselho que recomendo em qualquer análise.

Por marte estar configurado com dois significadores paternos (O Sol e o Lote do Pai), concluímos que o pai foi uma pessoa que cuidou pouco da família e que, além disso, foi adúltero: para explicar isto, Bezza diz que Marte está configurado com Vênus por declinação 9, mas para mim isso é claro porque Marte está no signo de Vênus, e permutações de domicílio ou termos entre estes dois planetas significam vexame por atividade venérea excessiva. 10

Bezza também diz que os pais não concordam entre si porque o Lote do Pai está em □ com o Lote da Mãe: Se usarmos o cálculo Placidiano dos Lotes - que leva em conta parâmetros do céu local, e não a longitude zodiacal, isso é verdade. Calculando os lotes usando apenas as longitudes zodiacais - aquilo que a maioria dos programas de astrologia faz - o Lote do Pai está em △ com o Lote da Mãe. A falta de concórdia entre os pais também pode ser simbolizada pela a ausência de aspectos entre a Lua e o Sol, e isso é intensificado mais ainda pelo testemunho de Marte: o planeta vermelho faz uma oposição ao Sol e está em equidistância horizontal com a Lua11.

Agora, a explicação da promessa do evento. Investigamos as instâncias do sexo na vida da pessoa - sejam elas experiências desejadas ou não - pelo significador essencial de sexo e desejo, que é o planeta ♀. Nota-se que ♀ é ocultada pelos raios do ☉ e está em ☌ com as estrelas da testa da constelação do Escorpião12, de natureza de ♄ e de ♂ e muito próximo do lote de ♄, Nêmesis, em 0˚ Sagitário pelo cálculo Placidiano de Lotes13. Tudo isso ocorre muito próximo da cúspide da Casa 8 (orbe de 3˚), a casa que representa angústias mentais, morte ou sofrimentos quase mortais.

Para completar, ♀ rege o Lote do Casamento das Mulheres, presente em ♉ tanto na figura calculada pelo Janus quanto pela figura do site italiano. O Lote do Casamento fala não apenas de casamentos, mas de qualquer união com um parceiro por questões afetivas. Ter esta ♀ regendo o lote liga esse tema a violência - o que pode indicar que o estupro partiu de um parceiro, e não de um homem desconhecido na rua14.

Conclusão, (como sempre, temporária…)

Eu tenho 20 anos de astrologia. Já passei da fase de me iludir achando que vou encontrar o Santo Graal numa técnica secreta ou pouco conhecida, ou em procedimentos alternativos de cálculo do mapa. Minhas retinas cansadas já viram todo o tipo de variação de cálculo astrológico: zodíaco sideral, zodíaco tropical, direções primárias in mundo ou zodiacais, profecções mundanas ou tropicais, zodíaco tropical invertido ou não no hemisfério sul, e por aí vai… Longe de aderir imediatamente a tais procedimentos, ainda estou na fase de conhecê-los antes de emitir qualquer julgamento.

De qualquer forma, sempre é bom procurar conhecer o máximo possível das variações de uma mesma técnica para sabermos o que funciona melhor na prática. Tudo se resume a isto: funcionar melhor na prática nada mais é do que os planetas se sincronizarem do modo mais perfeito à experiência de vida do consulente. Todo esse blogue, toda essa parafernália que monto em torno da astrologia, é simplesmente para encontrar isso.

Qualquer parâmetro de análise divergente do que se faz hegemonicamente na astrologia ao redor do mundo gera alguma mudança na interpretação dos mapas do astrólogo. O espectro dessa mudança no resultado final da interpretação pode ser bem variável, a depender do mapa: elas podem alterar radicalmente a interpretação ou apenas incliná-la mais para um lado que a interpretação com parâmetros hegemônicos já havia encontrado. É por isso que nem sempre estamos perdendo 100% da informação essencial ao preferirmos este ou aquele método de cálculo.

No exemplo acima, a mulher tem pais que brigam porque possuem os lotes em quadratura e os luminares sem configuração e ambos em algum tipo de contato com ♂; se usássemos os lotes com cálculo zodiacal (o parâmetro mais comum fora da Itália), poderíamos chegar à mesma conclusão, de forma mais fraca, já que os luminares não estão configurados entre si e isso não mudaria.

Muitos astrólogos preferem acreditar que a maior mudança necessária na interpretação não depende da mudança de métodos de cálculo, mas dos princípios de interpretação sobre os quais o astrólogo alicerça seus julgamentos. Minha visão tende a ser integradora: considero possível que, além de ser indispensável usarmos os princípios corretos de interpretação, talvez métodos de cálculo diferentes entreguem resultados melhores.

Notas de rodapé


  1. Percebo que eles tem um pouco de antipatia com Morin de Villefranche, mas nem mesmo franceses gostam de si mesmos… Brincadeiras à parte, eles preferem autores renascentistas italianos ao invés do autor francês.  ↩

  2. talvez alguns astrólogos possam discordar de parte desta metodologia, mas estou descrevendo aquilo que Giuseppe Bezza recomendava. Sendo ele uma grande influência destes astrólogos e, como o fruto não cai muito distante da árvore, por hora, deduzo que há pouca diferença entre o que ele e seus discípulos fazem  ↩

  3. não pedi permissão do site deles devido à frequente demora dos mesmos em responder, mas de qualquer forma, informo aqui o link de onde o extraí: http://www.cieloeterra.it/articoli.profezione/profezione.html  ↩

  4. talvez Bezza calcule diferentemente alguns dos sete lotes herméticos - Eros, Vitória, Nêmesis et cetera - não posso afirmar com certeza ainda  ↩

  5. Bezza explica isto no link http://www.cieloeterra.it/articoli.sorti/sorti.html  ↩

  6. isto não deve ser confundido com buscar culpabilidade da vítima  ↩

  7. não sei se iria por este caminho. Explorar o perfil psicológico da mulher só faz sentido se o estupro coletivo partiu do seu parceiro e apenas se ela possuísse uma tendência de se relacionar com homens violentos. Se o estupro foi por desconhecidos, é uma questão tão somente de segurança pública.  ↩

  8. Note que o Sol possui mais um testemunho, a co-presença de Júpiter - no entanto, isto parece não corroborar muito com o destino relacionado ao pai, o apenas o remedie após tê-lo ocorrido, como acontece com aspectos e conjunções com orbes mais distantes.  ↩

  9. Declinação é a distância de um ponto do Equador Celeste, medida em graus. A declinação de Marte é de +18 e a de Vênus de -20. Usando uma orbe de 2˚, pode-se dizer que estão contraparalelos e isso tem o efeito de uma oposição  ↩

  10. no caso, a mulher em questão sofre violência sexual de um grupo de jovens e isso é outro exemplo desta permutação. Veremos frequentemente essas repetições ocorrendo na astrologia, com dinâmicas parecidas com o que ocorre na psicanálise: Tanto o pai adúltero quanto a mulher violentada representam instâncias do excesso de atividade venérea, ou de atividades venéreas socialmente inadequadas - simbolizadas na astrologia como dois significadores diferentes sendo afetados pelo mesmo planeta capaz de representar isto, um ♂ angular em signo de ♀ contrário ao séquito do mapa .  ↩

  11. não costumo usar esta configuração, mas ela funciona como se fosse uma conjunção entre os planetas. Dois planetas estão com a mesma distância horizontal se ambos estão com a mesma distância horária acima e abaixo do ascendente. Este parâmetro não deve ser calculado usando graus zodiacais.  ↩

  12. Dschubba, em 01˚♐, creditada com a habilidade de pesquisa e investigação, mas também demonstra violência, inclinações destrutivas, crueldade e imoralidade, dada a natureza ♂/♄. Além disso, em 02˚ ♐ encontramos Graffias, também da testa do Escorpião, de mesma natureza, indicando malícia e crueldade.  ↩

  13. Calculando-o a partir das longitudes zodiacais, Nêmesis está em 17˚♑, em ☌ com o Meio do Céu  ↩

  14. e talvez isso justifique o procedimento de Bezza em incluir a análise do Sol  ↩

3 comentários:

  1. Apresentado de forma brilhante! Sua postagem é perspicaz e instigante. Agradeço por compartilhar sua valiosa perspectiva.

    ResponderExcluir
  2. Nesse mapa é muito claro abuso sexual/estupro, o regente do Asc Vênus está na casa 8, essa casa remete a violência, traumas, é péssimo a pra Vênus. O regente da casa 5 também ocupa a casa 8 e está em exílio. O regente de Vênus ocupa o exílio dela e encontra-se angular. Nenhuma surpresa.

    ResponderExcluir

Parâmetros diferentes mudam o julgamento? Astrologia Clássica na Itália.

Parâmetros diferentes mudam o julgamento? Astrologia Clássica na Itália. Um exemplo do exposto Conclusão, (como sempre, temporária…)...