1 de set. de 2023

marte em detrimento ou debilitado

Recentemente, marte voltou ao signo de Libra. Na maioria dos casos, isso não tem importância nenhuma. Mas é um bom mote para astrólogos escritores como eu criarem textos explicitando alguns conceitos. 

Marte em Libra está no signo do seu detrimento, porque seria o sétimo signo a partir do seu domicílio diurno, Áries. O detrimento não é muito discutido na astrologia clássica. Vettius Valens diz que o regente do Lote do Espírito no sétimo signo a partir do Lote pode indicar pessoas que ganharão a vida muito longe de casa. Pelo fato de estar no sétimo signo - a maior distância que um planeta pode estar do seu signo - o detrimento sempre foi associado a lonjuras.

Na idade média, Sahl Ibn Bišr dizia que o regente do ascendente no sétimo signo faria o querente temer pelo desfecho da questão - uma orientação que só seria aplicável em astrologia horária. 

Após essas parcas observações sobre o detrimento, chegamos ao renascimento, que segue uma certa inércia do que foi exposto no período medieval, mas quando já se percebe uma importância um pouco maior ao estado zodiacal dos planetas, que é percebida na obra de Morinus. Talvez esse seja o germe da ideia de associar o conceito de detrimento às questões morais duvidosas - de ser imoral, de caráter duvidoso, fraco ou covarde, a depender do planeta que está em detrimento. Um estudo mais cuidadoso dessa associação seria muito interessante, mas não impede que haja um tratamento inicial do tema neste artigo que você lê.

Não sei ao certo definir a vocês quando ocorreu uma transição cognitiva pouco falada na literatura astrológica: algumas características de caráter que dependiam apenas dos significados de um planeta e dos conceitos de orientalidade e de ocidentalidade passaram a depender mais do estado zodiacal do planeta, isto é, sua posição por signo. 

No Tetrabiblos (século II d.C.) as oscilações de caráter e de comportamento eram relacionadas à orientalidade ou a ocidentalidade de um planeta, bem como ao fato do planeta estar se afastando ou se aproximando dos raios solares. Se o planeta estivesse se afastando do Sol e atrás dele (oriental) as características representadas pelo planeta seriam notáveis, brilhantes e bem reputadas. O inverso se o planeta caminhasse para sua escuridão, ao emergir nos raios solares. Não há muita importância ao fato deste planeta estar em detrimento ou peregrino. Mas o mais importante, e que será discutido a seguir com maiores detalhes, é que para o planeta indicar qualquer coisa a respeito de caráter, ele tem de estar associado a pontos pessoais do mapa. No caso de Ptolomeu, ele dizia que o significador das maneiras seria o planeta que tivesse uma dominância sobre ☿ e sobre a ☽. Caso o planeta não tivesse tal dominância (geralmente por regência ou aspectos), a leitura da sua condição não poderia ser utilizada para prever traços de caráter.

Quanto a mim, acho que eu cheguei a um entendimento muito claro de como funciona marte em detrimento por ele ser o regente do meu ascendente. As pessoas falam que marte em detrimento (Libra ou Touro) seria pior do que marte dignificado. E normalmente descrevem como "pior" uma pessoa que teria explosões de raiva e tende a se exceder quando zangado. 

De fato, tenho explosões de raiva ocasionais, principalmente quando minha paciência é testada por dias. Talvez tenha herdado isso do meu pai - um comportamento que nele ocorreu com mais frequência até seus cinquenta anos, quando provavelmente seus níveis de testosterona já mostravam um declínio desde os 40 - algo que ocorre a qualquer homem.   

A hereditariedade astrológica é algo muito comum de se ver em famílias. Posicionamentos astrológicos costumam se repetir em mapas de familiares, principalmente planetas nos mesmos signos. A esta altura do artigo, talvez alguns leitores já tenham deduzido que meu pai teria alguns posicionamentos astrológicos similares aos da minha carta. Talvez a chance dele ter marte em Libra, assim como eu, seja grande, por compartilharmos o traço da intempestividade. 

Lo and behold, o marte do meu pai está em... Áries. No seu próprio domicílio.

Pelos astrólogos modernos (e até mesmo muitos medievalistas), meu pai seria um cara que "exerceria seu ♂" de uma forma honrada, menos intempestiva, mais comedida. Posso falar que esta não é a memória mais terna que eu tenho dele da minha infância e adolescência. Ele sempre foi um amor de pessoa, mas era claro que muitas vezes era estouradinho e impulsivo a ponto de suscitar risadas em mim e no meu irmão.

No trabalho, ele sempre foi um exemplo. Já ganhou prêmios nacionais em dinheiro por ter batido metas de venda. Ele sempre foi muito rápido e eficiente no seu trabalho, uma característica que eu, com ♂ no signo oposto ao signo do ♂ do meu pai, herdei dele, graças a Deus.

O que está havendo aqui? Por que ♂ em domicílio e em detrimento podem ser muito similares em alguns pontos? Muito simples. Seja em detrimento ou em domicílio, ♂ é sempre ♂. 

O que as pessoas precisam entender é que os planetas se manifestam através dos signos e das casas que regem e se posicionam, e que esse traço da violência verbal, impulsividade, competitividade é mais ou menos compartilhado por qualquer pessoa que tenha Marte determinado ao seu Ascendente. 

A dignidade de Marte - o fato de estar em detrimento, peregrino, domiciliado ou exaltado - pode indicar o sucesso mundano que a pessoa tem com esses traços de caráter, mas ela teria uma importância menor em dizer que o indivíduo é pavio curto e exagerado nas suas expressões de raiva. Marte em ♎, ♉ ou ♋ não indicam pessoas com características opostas a ♂ ♈, ♏ ou ♑. As características de pessoas com todos esses ♂ tendem a ser muito similares - desde que estes ♂s estejam determinados aos seus Ascendentes, ☽s ou ☿s. Em cada um desses casos, o que muda é o "prêmio" por ser assim. Enquanto meu pai, com ♂ domiciliado, conseguiu prêmios nacionais por bater metas, o que eu ganhei com meu ♂ em detrimento? Talvez um ou dois elogios nas ouvidoria das UPAs que eu trabalhei.

Tanto eu quanto meu pai temos ascendentes regidos por marte. Eu tenho Ascendente Áries, e meu pai Escorpião. Conheço pessoas com marte em Libra e vejo que elas não tem as mesmas questões que eu tenho - e não é coincidência o fato delas não terem ascendentes regidos por marte.

A pessoa que possui marte com algum domínio (regência ou aspectos) sobre o ascendente, lua e até mesmo mercúrio (neste caso, principalmente os aspectos), invariavelmente terá mais "ataques de cólera" que a média da população.

2 comentários:

  1. Excelente. Tenho Marte em Câncer (casa 4) regendo Ascendente e Lua em Áries: muita energia, competitividade e pavio curto.

    ResponderExcluir
  2. Você é absolutamente foda.

    ResponderExcluir

Parâmetros diferentes mudam o julgamento? Astrologia Clássica na Itália.

Parâmetros diferentes mudam o julgamento? Astrologia Clássica na Itália. Um exemplo do exposto Conclusão, (como sempre, temporária…)...