6 de jul. de 2023

Diferenças de interpretação entre planetas angulares, sucedentes e cadentes

Mercúrio na terceira casa fará sacerdotes, mágicos, curandeiros, astrólogos, homens que, através de seus próprios esforços, descobrem coisas não transmitidas pela tradição. Eles são inteligentes, afortunados, participando facilmente de qualquer tipo de atividade. 
Se Júpiter estiver no aspecto trígono ou sextil, ou junto com Mercúrio, isso indica alta inteligência e grande e divino conselho. Marte, em qualquer aspecto de Mercúrio e Júpiter nessa posição, fará agentes de reis, líderes famosos, administradores poderosos, a quem a renda real é confiada. Eles vencerão todos os obstáculos com sua coragem e boa sorte.
Os nascidos com Mercúrio na quarta casa (o IMC) são astutos, encarregados de atividades públicas, eruditos em muitos tipos de aprendizado. 

Se Mercúrio estiver nascendo pela manhã, eles serão professores de certas artes secretas. 

Mas se Marte e Saturno tiverem outros ângulos, ou seja, em oposição ou aspecto quadrado a Mercúrio, isso produz acusações, condenações e penas de prisão. 

Mas se Mercúrio estiver em uma ascensão noturna, isso fará ourives ou mineiros de ouro, professores de certas artes secretas ou aqueles que parecem aprendidos em computação e cálculo: ou eles serão responsáveis pelas escolas de luta livre.
Mercúrio na quinta casa faz mineradores de ouro ou outro dinheiro que, através de sua própria previsão, fazem grande uso de seus recursos ou dos outros. Eles serão responsáveis por grandes riquezas. Eles parecem ser de caráter bom e divino. Grande tempo de vida também é previsto e muitas crianças.

Mas Mercúrio em ascensão noturna nesta casa não permitirá que o dinheiro seja economizado de forma alguma. Qualquer ouro, prata ou outra propriedade que tenha sido confiada será dissipada em derramamentos profusos. 
Os nativos estão em algum tipo de posto administrativo ou, de acordo com os signos, professores, geômetras ou astrônomos que medem as estrelas. Eles também podem ser gerentes de escolas de luta livre ou líderes de lutadores.

[possivelmente, uma delineação de Mercúrio na casa 6 encaixada aqui erroneamente]: Se Mercúrio nesta casa entrar em aspecto com a Lua crescente, todo o corpo do homem será marcado com manchas brancas ou ele estará envolvido em aflições e doenças de acordo com a natureza e a qualidade dos signos. A Lua minguante com Mercúrio nesta casa indica as doenças mais vergonhosas e muitas vezes fará com que o nativo se afaste do caminho certo da vida em ataques monstruosos de loucura.

Peguei ao acaso três delineações de Firmicus Maternus para analisarmos alguns conceitos subjacentes.

Tudo que Robert Schmidt dissertou no Project Hindsight nada mais é do que profundas observações dos textos originais, tentando se aproximar ao máximo do modo como um homem da antiguidade pensava e interpretando isto para as mentes modernas. 

Eu não tenho, evidentemente, o preparo do sr. Schmidt, mas após anos e anos lendo os textos antigos e o que ele produziu, também consigo perceber alguns conceitos subjacentes. E a vantagem de reproduzí-los aqui é que posso aproximá-los do imaginário semântico de um falante da língua portuguesa.

Inicialmente, selecionei ao acaso a interpretação de mercúrio na casa 4; depois, achei interessante adicionar as interpretações de mercúrio na casa 3 e 5. Assim, poderíamos deduzir as diferenças entre as interpretações de um mesmo planeta numa casa cadente, angular e sucedente.

É preciso se atentar que o autor usa dois dos significados principais de Mercúrio: atividades intelectuais (que podem ser profissionais ou não) e gestão de recursos.

Diferenças de interpretação entre um planeta numa casa angular, sucedente e cadente.

Planeta Angular

☿ na casa 4 representa que o nascido é inteligente e estuda algo considerado o melhor no contexto onde vive:
Os nascidos com Mercúrio na quarta casa (o IMC) são astutos, encarregados de atividades públicas, eruditos em muitos tipos de aprendizado.  
Os saberes reconhecidos pelo estado e utilizados por ele nas suas políticas públicas (seja como acessórios na tomada de decisões, seja como influência ideológica), bem como os saberes ensinados nas instituições de ensino sob a tutela do estado possivelmente são aqueles que a pessoa com mercúrio angular se interessará.

O planeta numa casa angular como a 4ª está num kentron, ou seja, num centro. Ele ganha importância. As coisas giram ao seu redor. Adaptando aos significados de ☿, indica alguém capaz de estar no epicentro da atividade intelectual da sua época, ou então usar seus atributos de gestão numa alta esfera da sociedade, como por exemplo sendo um encarregado de atividades públicas. 

Planeta sucedente

Por outro lado, o nascido com ☿ na 5 não tem essa "centralização" dos ângulos, muito embora a almeje, indo ao seu encontro. Afinal de contas, planetas em casas sucedentes (2, 5, 8, 11), pelo movimento de rotação da Terra, passam a impressão de que giram em direção aos ângulos (1, 4, 7, 10). 

Na prática, "não estar num centro mas ir em direção a um" pode representar pessoas com habilidades mercuriais servindo a quem é central na sociedade (pessoas com muito dinheiro), ou servindo a coisas que não a própria pessoa, como seu dinheiro:
Mercúrio na quinta casa faz mineradores de ouro ou outro dinheiro que, através de sua própria previsão, fazem grande uso de seus recursos ou dos outros. Eles serão responsáveis por grandes riquezas.

 

Planeta cadente

Finalizando, as mal quistas casas cadentes. ☿ na casa 3 se interessa pelo que ninguém conhece, o que ninguém respeita, o que é periférico, seja por ser desrespeitado ou por ser a última fronteira de um conhecimento:
Mercúrio na terceira casa fará sacerdotes, mágicos, curandeiros, astrólogos, homens que, através de seus próprios esforços, descobrem coisas não transmitidas pela tradição. 
Hoje em dia, o que seria "não transmitido pela tradição'? Possivelmente, aquilo que não está no mainstream: coisas que só são vistas na universidade como objeto de estudo histórico ou antropológico, mas que não são consideradas sérias ou respeitadas pelo saber acadêmico. Atualmente, a astrologia não é estudada como um campo promissor na universidade, sendo vista apenas como objeto de estudo da cadeira de história das ciências. A mesma coisa com a frenologia, o saber que pretendia definir traços de caráter baseados na forma do crânio e nos sulcos formados pela neuroanatomia no crânio.

Com isso, temos claramente como os conceitos de "angular", "sucedente" e "cadente" podem tomar forma na interpretação. O processo de adaptação destes conceitos aos significados do planeta dependerá da sua significação essencial, portanto eu não ficaria contente apenas com a delineação de mercúrio e também estudaria como os outros planetas se portariam em todas as casas, de modo comparativo.

Agora, vamos a outros detalhes da interpretação - mas esses só estarão disponíveis para quem assina o patreon. Vou abordar um pouco dos testemunhos dos planetas na formação do significado das casas e o conceito de orientalidade e ocidentalidade na prática.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Parâmetros diferentes mudam o julgamento? Astrologia Clássica na Itália.

Parâmetros diferentes mudam o julgamento? Astrologia Clássica na Itália. Um exemplo do exposto Conclusão, (como sempre, temporária…)...