3 de set de 2016

Testemunho na prática

No artigo anterior, você viu uma forma de se classificar e hierarquizar os testemunhos. Também leu meu desabafo sobre a dificuldade de se encontrar material sobre o tema, e do quão misteriosos são os astrólogos que dominam esse conceito.

Neste texto, vamos descobrir juntos como se daria o julgamento de um ou mais testemunhos, dessa vez usando um assunto específico e dentro de uma natividade real. Vamos analisar o tema dos meus irmãos no meu mapa natal.

Os textos sublinhados contém links para o melhor entendimento dos conceitos abordados.

Por que esse será um bom exemplo?

Vamos analisar um assunto que pode ser complexo, pois não diz respeito a apenas uma pessoa, mas variar de nenhuma a várias, que é o tópico dos irmãos. Todo ser humano tem pais - ainda que sejam desconhecidos ou que um deles morra antes mesmo do nativo nascer - mas nem todos tem irmãos. A razão dessa escolha é o quanto podemos avançar no entendimento do conceito de testemunho, avaliando casas que representam mais de um objeto, seja em qualidade ou quantidade.

Os irmãos do nativo, sua condição e seu relacionamento com o nativo são dados pela Casa 3, Marte, o Lote dos irmãos e seus regentes.

Um breve resumo desse tema na minha vida: tive três irmãos, dois deles morreram antes de eu nascer. O primeiro foi natimorto e o segundo viveu apenas quatro meses, pois tinha uma síndrome hereditária rara e bastante debilitante. Isso causou demasiado sofrimento aos meus pais e foi um determinante de muitas posturas e eventos que ocorreram depois.

O terceiro irmão nasceu depois de mim, está vivo, tem uma carreira de sucesso e grande habilidade com guitarra e composição musical. No geral, sua vida é muito boa, com alguns percalços superados.

Esse tema é bastante interessante por mostrar resultados paradoxais. Explicita a importância de haver mais de um significador para qualquer tema: se houvesse apenas um, ele não conseguiria se adequar a essa realidade complexa: ou ele estaria bom, ou estaria ruim. No entanto, na minha vida esse tema possui eventos péssimos e excelentes!

Perceba que são duas vertentes muito diferentes: de um lado, a fatalidade dos óbitos precoces; do outro, a beleza e a sustentação da vida de um dos irmãos. Daí se deduz que esse assunto no meu mapa tem dois testemunhos importantes e bastante diferentes.

Você precisa ter entendido os conceitos no artigo anterior para entender o que vem a seguir.

A casa 3

O programa solar fire, desde a quinta versão, nos dá a oportunidade de quantificar os testemunhos, atribuindo pontos a cada planeta baseado no peso da regência que cada um tem sobre qualquer grau do zodíaco. A pontuação é apenas uma maneira matemática de mostrar quão importante é um planeta em relação ao outro. Pode-se customizar a pontuação, mas eu adoto a seguinte:

  • Domicílio: 5 pontos

  • Exaltação: 4 pontos

  • Triplicidade: 3 pontos cada (são três planetas, e todos levam o mesmo número)

  • Termo: 2 pontos

  • Face: 1 ponto

  • Aspecto: não tem uma pontuação considerada no Solar Fire, mas é importante e eu consideraria um ponto (isto é, se o planeta aspectar o grau do zodíaco)

De acordo com o sistema de casas Alcabitius semi-arco, a cúspide da casa 3 fica em 21ºGêmeos. Nesse grau, mercúrio tem 8 pontos (domicílio e triplicidade), Saturno e Júpiter três cada, Marte 2 e o Sol 1.

De acordo com os pontos acima (customizados por mim no Solar Fire), Mercúrio tem a maior responsabilidade sobre a casa 3, seguido de Saturno e Júpiter. Marte será muito importante também.

Considerando aspecto - não contabilizado na tabela acima - mercúrio, saturno, marte e sol teriam um ponto a mais e, assim, Saturno ganharia de Júpiter e marte empataria com o mesmo. O sol continuaria em último.

Agora, a parte que pode ser meio maçante, mas muito gratificante. Temos de analisar todos esses planetas.

  • Mercúrio está em Peixes na casa 12. Ele não possui autoridade lá - muito pelo contrário, está em queda, mas tem a maior responsabilidade sobre a casa 3 e aspecta em quadratura superior exata a casa. Portanto, seu testemunho de regência é grande, de autoridade ruim e de suporte neutro, pois ele não é significador essencial de irmãos (ao contrário do que astrólogos modernos insistem em afirmar).

  • Júpiter está em signo peregrino e não aspecta a casa 3. Seu testemunho de regência é mediano e de autoridade é ruim. Como não significa irmãos, não possui testemunho de suporte. Mas é o dispositor do regente da casa 3 (mercúrio está em signo de Júpiter), e isso é importante.

  • Saturno aspecta a cúspide da três com grande proximidade, rege a triplicidade diurna da três e está exaltado e angularíssimo (muito próximo à cúspide) em Libra. Além disso, ele faz uma conjunção afastada com Marte, significador essencial de irmãos.

    • Posições: a casa 7 significa casamento, sexo e, por isso, também tem relação com a geração de filhos. Por derivação, Saturno está na 5ª casa a partir da 3ª e na 6ª a partir do lote dos irmãos (veja a seguir).
    • Significados: Baseado em todas essas posições, como saturno é o atrasador oficial da astrologia, bem como aquele que traz o Nemesis, tende a atrasar a geração de crianças, indicar problemas matrimoniais e doenças aos irmãos. Soma-se a essa última interpretação que Saturno também rege o lote da morte dos irmãos, que está em Aquário (vide tópico a seguir)! Sua presença angular e testemunhando tanto a casa 3 por trígono quanto o lote dos irmãos (por aspecto ao dispositor do mesmo, Vênus) era um testemunho de que os irmãos sofreriam óbitos. Mais ainda: Saturno é o primeiro regente da triplicidade diurna da casa três, indicando irmãos mais velhos!  Veja quanta informação oculta Saturno traz...
  • Marte é significador essencial de irmãos, aspecta gêmeos por trígono e está angular e em detrimento. Tem um bom testemunho de suporte e autoridade mediana. Indica as mesmas coisas de Saturno, até mesmo a morte dos irmãos, porque está conjunto a Saturno. Vale a pena lembrar que Marte está angular por signo (sétimo signo a partir do Ascendente) e declina do ângulo descendente, também possuindo signficados de casa 6.

  • Sol está exaltado e num ângulo, embora decline do mesmo, e se aplica ao seu dispositor marte em oposição, o que indica recepção às custas de contrariedade. Aspecta Gêmeos com um sextil superior. O Sol tem um testemunho de autoridade grande, porém menor que Saturno (pois está em signo angular, mas declinando do Ascendente).

Nenhum testemunho pode ser desprezado; o máximo que podemos fazer é definir seu grau de importância diante do assunto estudado.

Cada planeta indica um aspecto importante da condição dos irmãos.

Note que os únicos benéficos que aspectam a casa 3 são mercúrio, que está em queda, a forma de debilidade mais dramática da astrologia tradicional, e o Sol, que está em bom estado mas com um testemunho de regência pequeno. Os outros planetas são maléficos e estão angulares. Isso pode indicar que a casa 3 reflete os eventos com irmãos que aconteceram antes de eu nascer, que são mais trágicos. Planetas angulares refletem coisas do início da vida do nativo, ou de poucos anos antes mas que, de toda a forma, impactam sua experiência.

Mas esses planetas podem significar adversidades que o irmão vivo pode sofrer. Como é o caso de Saturno, planeta com uma relação grande no tema dos irmãos, está na casa 7, indicando que o irmão sofrerá adversidades com parceiras. O irmão mais novo já se divorciou. E, como a casa 7 é a quinta casa a partir da terceira, pode haver demora na geração de filhos para ele.

O Lote dos irmãos (part of siblings)

Até agora, o estudo dos significadores da casa três só revelou as piores coisas que aconteceram ao tema dos irmãos na minha vida. Analisando o lote é que identificamos a vertente mais positiva do assunto.

Aqui, se vê o lado mais positivo do tema porque há muitos benéficos em bom estado conectados com o lote, em contraste com a casa 3, majoritariamente testemunhada por maléficos.

O Lote dos irmãos fica em 08º de Touro. Por ordem de responsabilidade, os seguintes planetas são importantes:

  • Lua: Está em conjunção ao lote, com grande testemunho de autoridade: no seu grau máximo de exaltação, se aplica a Júpiter. Rege a exaltação e a triplicidade de terra, garantindo o maior testemunho de regência.

  • Vênus: Regente domiciliar e da triplicidade diurna dos signos de terra, Vênus está em Aquário, décimo signo a partir do Lote.

  • Mercúrio: já analisado.

Mercúrio tem menor autoridade sobre o lote, mas ele pode indicar alguns problemas pelos quais o irmão pode passar, pois a casa 12 representa enfermidades e mercúrio possui relação com a mente. A Lua é significadora de popularidade, beleza e habilidade musical (junto com mercúrio) e, de fato, o irmão é bonito e tem grande talento musical. O testemunho da Lua é mais autoritário, com regência mais forte, seguido dos testemunhos de Vênus e de mercúrio.

Resumo do tema dos irmãos

Levando em consideração tanto a casa 3 quanto o Lote dos irmãos, os planetas com os três tipos de testemunhos (autoridade, regência e suporte) mais fortes são Saturno e Lua.

Saturno vem em primeiro lugar porque está num ângulo, exaltado, e conjunto ao significador de irmãos marte; aspecta tanto a casa 3 quanto Vênus, regente do lote dos irmãos, que entrega sua luz ao lote (embora saturno não tenha regência nenhuma sobre o lote e não o aspecte, o grau de intimidade dele com Vênus, a regente do lote dos irmãos, deve ser considerado).

A casa 7, local onde está, foi uma das primeiras casas da astrologia a guardarem associação com a morte, porque o sol se põe ali; entretanto, essa casa também apresenta outras significações importantes além dessa. Assim, a única maneira de termos certeza sobre quais significados ela apresenta no contexto (se morte, casamento, sexo ou todos) é olharmos outros testemunhos que confirmem um dos significados. Aqui, como Saturno aspecta a significadora de casamento e sexo (Vênus) e rege o lote da morte dos irmãos, ele possui AMBOS.

A Lua está em segundo lugar porque está exaltada e conjunta ao lote dos irmãos, mas sucedente: o que define que o testemunho de Saturno seja mais forte do que o da lua é sua presença num ângulo, o que explicaria duas coisas: o índice maior de mortalidade em relação ao de natalidade (2:1) e porque os irmãos morreram antes dos eventos bons com o irmão sobrevivente terem acontecido. Ângulos indicam coisas impactantes na vida da pessoa e que ocorrem cedo na vida. Sucedentes indicam coisas que acontecem em tempos posteriores.

Marte, Júpiter e Mercúrio ficam em segundo lugar, mas como são num número maior do que os dois acima, e estão posicionados em casas com temas tristes (morte, doença, etc), era natural que ocorressem um evento ou mais eventos trágicos.

Conclusão

Quando você analisar um tema, leve em conta as seguintes diretrizes:

  • Saiba quais são os signficadores do tema
  • Saiba quais são significadores secundários do tema, que podem fornecer testemunho adicional ou confirmar suas suspeitas.
  • Analise todos os regentes dos significadores ao tema. Leve em conta não somente os regentes domiciliares, mas também os regentes menores (exaltação, triplicidade, termo e face). Esses planetas regentes são a força ativa sobre o tema e dirão o que acontecerá com ele, coisas boas e ruins.
    • Lembre-se que todos os regentes serão importantes, mas você não precisa interpretar todos eles, principalmente se eles não tiverem uma responsabilidade grande sobre o tema e tampouco não aspectarem seus pontos significadores.
    • Ressaltando o ponto anterior: planetas mais importantes para o tema devem aspectar ou estar conectados de alguma forma com todos os significadores do tema, ou eles mesmos serem um dos significadores (exemplo: marte é significador de irmãos)
  • O planeta com o maior número de testemunhos (de autoridade, de regência e de suporte) ditará como o assunto se desenvolve em linhas gerais, ficando os testemunhos restantes como indicadores de eventos secundários. Todavia, se muitos significadores secundários estiverem em mal estado, haverá um evento traumático no tema em questão.
  • Se todos os significadores e regentes estiverem em mal estado, pode-se deduzir que o tema em questão não se desenvolverá na vida do nativo. Ou ele começará e terá um final precoce e abrupto, ou nunca existirá.

Se você estudar esse artigo e o por em prática nos mapas, estudando assunto a assunto, terá uma excelente compreensão desse conceito e verá o quão útil ele pode ser para se emitir julgamentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato e Créditos

rtveronese@gmail.com Para dúvidas, reclamações, críticas e consultas.