21 de jun de 2016

A tormenta sem fim: os efeitos de Marte

Marte é o planeta de significados mais óbvios para leigos. Mesmo quem não sabe nada de astrologia consegue deduzir mais ou menos o que ele representa. Vênus consegue ser mais óbvia ainda. Curiosamente, eles fazem um par interessante também na astrologia.

Na antiguidade, era comum classificar os planetas e signos apenas com alguns adjetivos soltos ao invés de frases. Esse textão que farei sobre marte, portanto, daria todo num parágrafo. Essa é a maravilhosa capacidade de síntese do homem antigo (agradeça ao imaginário antigo, à falta de papiros e ao preço do papel).

Muitos desses adjetivos eram compartilhados entre dois ou mais signos/planetas. Assim, bastava saber o que cada adjetivo significava (e nem sempre essa significação é literal) para sabermos o que um planeta era capaz de fazer. Sabendo-se todos os adjetivos, sabia-se o espectro da atividade do planeta.

Por terem adjetivos em comum, muitos planetas tem um modus operandi parecidos no que tange a certas atividades, mas inevitavalmente eles se distinguirão em dois ou mais adjetivos, acabando aí as similaridades.

Assim, a "particularidade conceitual" do planeta (isto é, o que faz um planeta ser diferente dos outros) reside não numa categorização única, mas sim no modo desigual em que esses adjetivos eram partilhados entre os planetas. A tão perseguida “essência” de um planeta, na verdade, era o todo: sim, a singularidade de cada um dos conjuntos de adjetivos que fazia um planeta diferente. Se pararmos para pensar, tudo na natureza é assim. Todos temos os mesmos aminoácidos, só que dispostos em ordens e em quantidades diferentes.

Os adjetivos marciais mais importantes serão listados e descritos. Em seguida, apontarei o modus operandi marcial.

Guerreiro

Marte é da casta dos guerreiros, chamada em Sânscrito de kshatryas. No campo da psicologia, isso significa a vontade da pessoa. O Sol e marte são os únicos guerreiros dentre os planetas. São os planetas que representam a vontade que temos de fazer alguma coisa, a vontade que temos de agir. É bem inespecífico mesmo, porque estamos falando num âmbito psicológico, que permeia todas as atividades do ser humano.

Basicamente, se você tem uma idéia, a vontade de pô-la em prática inicialmente por uma ação sua é indicada por marte e sol. Falo de qualquer ideia, não somente as grandiosas.

Numa outra instância, guerreiros sabem ao que vieram, e querem sempre brigar. Isso explica muito da ação marcial...

"Olha para cima"

Quando se olha para cima, você sempre está buscando alguma coisa em nível superior ao seu. Portanto, essa expressão usada para classificar marte diz muito sobre sua ambição. Marte quer sempre coisas maiores e melhores.

Tamas

Os gunas são as motivações dos planetas, ou seja, aquilo que faz um planeta agir conforme seus significados. Marte é tamásico, então ele é motivado a agir quando identifica problemas, defeitos e injustiças.

Usando os adjetivos que já temos em mãos (guerreiro que olha pra cima), chegamos à conclusão de que marte gosta de resolver problemas da forma mais perfeita possível. A criação não é o seu negócio, pois ele não tem o adjetivo de “manifestador” como Mercúrio e Júpiter. Como qualquer outro planeta, Marte só criará/manifestará quando estiver olhando (aspecto) para um dos seus signos.

Cruel e Seco

Coloquei dois dos adjetivos aqui porque eles tem similaridades que tornam possível abordá-los em conjunto. ‘Cruel’ é sinônimo de maléfico, uma das classificações mais usadas na astrologia tradicional para diferenciar planetas.

Quando um planeta é cruel, ele age de maneira focalizada e dura. Geralmente, planetas cruéis são preocupados apenas com as coisas indicadas pelos seus signos de tal modo que, quando eles aspectam signos diferentes dos seus, não contribuem com o seu crescimento, mas trazem apenas dificuldades. Marte, Sol, Lua minguante e Saturno só conseguem manifestar o que é prometido pelos seus signos, e mais nada.

Eles podem proporcionar sucesso e realização das casas que regem, mas suas ações envolvem muito esforço e possuem uma enorme chance de darem errado. A palavra que não cabe aqui é: conforto.

A secura de marte significa que ele não forma ligações emocionais com outros, de modo que é fácil para ele dizer coisas aos outros sem se preocupar com o que eles sentem.

Quadrúpede

Quando se evoca a ideia de quadrúpedes, vem a cabeça dois tipos distintos de animais: aqueles que passam uma sensação de serem pesados (e que são usados pelos humanos para carregar pesos), como os jumentos, bois e elefantes, e aqueles que correm rapidamente, como o guepardo. Marte seria relacionado ao segundo tipo de animal, os quadrúpedes rápidos, porque ele possui uma relação muito íntima com a velocidade.

O lado ruim da velocidade é a pressa. Assim, momentos em que se é necessário pressa normalmente contam com a influência marcial: a pessoa correndo pra não perder o vôo, você quase batendo num outro carro porque tem que achar a agência do banco ainda aberta, etc. E não apenas quando você está com pressa, mas quando você quer ficar em paz e tem alguém que está lhe apressando, como quando você acabou de comprar um sorvete e não encontra um maldito local sossegado para chupá-lo sem que alguém lhe peça licença (bem-vindo a Roma).

Como marte age

Esse tópico será importante para definir também o que marte não é, pois muito do que ele é já foi dito.


A casa onde está marte indica uma área da vida que precisa ser consertada para funcionar. Evidentemente, o êxito de marte dependerá de suas dignidades na casa e dos planetas que o aspectam, com um triste porém: após resolver a questão, a atmosfera da casa sempre será belicosa, já que ele é um guerreiro. Sem contar que outros problemas podem aparecer a qualquer momento.

Se fosse para sintetizar as coisas, diria que a ação de marte é criar e/ou infernizar, mas nunca terminar.

Quando marte aspecta seus signos, ele manifesta - cria - as coisas que rege. Eu chamo isso de ‘regra de criação'. Todo planeta obedece a regra de criação, mesmo sendo maléfico. Ela está praticamente onipresente em todas as astrologias antigas que sobreviveram até nossa época: da helenística à jyotisha. Até mesmo Saturno, o grande maléfico, manifesta as coisas da casa que rege, desde que a aspecte ou esteja nela.

A manifestação consiste numa casa “entregar” aquilo que representa. Se a casa 7 indica relacionamentos, eu fico mais tranquilo em afirmar que a pessoa terá pelo menos um parceiro na vida se o regente desta casa aspectar seu signo.

Para todos os outros signos não regidos por marte que ele venha a aspectar, as coisas se tornam difíceis. Isto porque:

  • a 'regra de criação' não vale mais, e marte não manifestará as coisas da casa;
  • marte é belicoso, então a atmosfera não será nada agradável;
  • marte não está dentre os planetas que possuem a classificação de “separadores”, que pelo menos colocariam um fim às coisas, ainda que doloroso.

Quando um planeta é separador, os relacionamentos que ele influencia um dia acabam de forma precoce (isto é, sem que ambas as partes morram velhinhas e juntas), e fazem o indivíduo ter uma sensação de solidão, de que está separado dos outros e do universo.

Apesar de representar encrenca, marte não é separador. Ou seja: casas que representem relações humanas influenciadas por ele não trazem ao nativo essa sensação de separação dos outros e de fim de relacionamentos mas, como falamos de marte, terão sempre a atmosfera belicosa.

A exceção à regra é quando marte conta com a presença de um separador, como o Sol, Saturno ou Rahu: nesse caso, a relação indicada pela casa pode sofrer um fim e, como falamos de marte, um significador de pressa e velocidade, o fim pode ser abrupto.

Portanto, quando marte aspecta uma casa que não rege, a única informação que ele adiciona a casa é o seu modus operandi: bruto, apressado e agressivo, ao modo como as coisas da casa se dão ao longo do tempo. Ele não cria nada. Ele não termina nada.


E por falar em finais, muito se fala em marte ser significador de mortes violentas. Entretanto, será muito mais comum, à medida em que temos sociedades mais e mais civilizadas (dêem um desconto para o Brasil, o país mais violento do mundo) de marte significar mortes súbitas, como eu, médico, cansei de ver: a pessoa que tinha um estado de saúde bom, se sente mal, procura o hospital e, em menos de uma hora, está morta.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato e Créditos

rtveronese@gmail.com Para dúvidas, reclamações, críticas e consultas.