Pular para o conteúdo principal

as inúmeras forças de um planeta

A única maneira de se fazer previsões corretas é entender que os planetas possuem diferentes forças e que cada uma delas é responsável por uma faceta dos seus funcionamentos. Além disso, as forças podem agir em níveis diferentes. Portanto, para cada tipo de análise, existirá uma regra diferente. Depende do que se deseja saber. Vamos citar uma posição planetária aleatória:

Saturno em Áries na Casa 7.

Se Saturno estiver em Áries, ele está em queda, o que seria uma fraqueza. Porém, ao mesmo tempo, sua presença na 7 faz com que ele tenha dois tipos de forças:  força direcional (Dig Bala) e força por angularidade (Kendradi Bala).

Muitos astrólogos vão olhar Saturno e dizer que, por estar na Casa 7, o período que ele rege será ótimo devido às duas forças (Balas) mencionadas, mas isso está longe da verdade. Porque as duas forças acima não representam que Saturno é auspicioso para assuntos mundanos, mas para outras coisas.

O Dig Bala alto indica uma vantagem comportamental da pessoa ao usar as características da personalidade representadas por Saturno quando elas forem necessárias. Ter Dig Bala alto apenas indica que a pessoa sabe dizer "não", a fazer renúncias quando for necessário, a se livrar de coisas inúteis na sua vida. Também indica que ela sabe aceitar as perdas da sua vida e tem paciência maior. Tudo isso é indicado pelo Dig Bala alto de Saturno.

O Kendradi Bala alto de Saturno apenas indica uma capacidade de se manter firme. Seja lá o que o planeta representar no mapa, o fato de Saturno estar num ângulo faz com que as coisas que Saturno rege - sejam elas essenciais ou acidentais - suportem as adversidades indicadas pelo seu estado zodiacal e por aspectos planetários. Por outro lado, se Saturno estiver com bons aspectos e bom estado zodiacal, as coisas boas podem ser muito mais constantes e duradouras.

Portanto, temos acima um quadro que é bom por um lado, e péssimo por outro: Saturno tem ótimos Dig e Kendradi Balas, mas ao mesmo tempo está em queda, o que é a pior coisa que um planeta pode apresentar, zodiacalmente falando. A queda de Saturno é uma dentre as piores quedas, pois Saturno em Áries está em signo de Marte, planeta inimigo seu. Para se ter uma noção do quanto isso é ruim, compare com a queda de Vênus em signo de Mercúrio, que é amigo da mesma.

Como poderíamos analisar a configuração acima? Certamente não diríamos que o período de Saturno será maravilhoso somente por causa dos Balas altos pois, como já vimos, eles indicam coisas muito específicas. Logo, o período de Saturno em Áries na 7 seria interpretado da seguinte forma:

A pessoa pode ter os assuntos indicados pela Casa 7 - sexo, procriação, esposa, contato com o público - dilapidados devido à queda de Saturno, pois um planeta em queda destrói a Casa onde está. Por outro lado, diante dessa destruição, a pessoa aceitará tudo com resistência e resignação. O que ela não puder mudar, não causará desespero, (isso devido ao Dig Bala de Saturno) mas, por outro lado, os assuntos se manterão relativamente sólidos durante o período (devido ao fato de Saturno estar angular), mesmo sendo dilapidados. Se Saturno estivesse num mau local (dusthana), como as casas 6, 8 e 12provavelmente os assuntos saturninos nesse mapa seriam completamente destruídos durante o Dasha (período) de Saturno.

O mapa natal indica o caminho da pessoa. Ter Saturno em queda nesse mapa indica que o caminho será amargo, cheio de adversidades, principalmente quando o período de Saturno começar. Porém, se Saturno estiver em bom estado nos mapas divisionais, a pessoa pode conseguir grandes proezas durante essa época. Se analisarmos somente o mapa natal, perderemos os detalhes dos mapas divisionais.

Agora, suponha que Saturno está em exaltação na Navamsa - o mapa divisional que indica nosso propósito na vida, além do nosso matrimônio. Temos então, uma situação muito complexa pois, além de Saturno estar em queda no mapa natal, ele se encontra na situação oposta na Navamsa!

Se um planeta está em péssimo estado zodiacal no Rasi (natal) mas excelente na Navamsa, então, apesar da pessoa enfrentar grandes adversidades no seu caminho, ela sente que está cumprindo seu propósito nessa vida, o que dá a ela uma capacidade maior de suportar eventuais adversidades indicadas pelo planeta. Por outro lado, se Saturno estivesse em mal estado na Navamsa, a pessoa não sente que não está no caminho certo, gerando desespero e até mesmo depressão.

Dig Bala, Kendradi Bala e dignidade essencial são apenas três das inúmeras forças que Saturno indica. Em Astrologia, as pessoas costumam ignorar as nuances que diferenciam as diferentes formas de se mensurar a capacidade de um planeta, o que pode ser um equívoco.

Como foi dito no início do texto, cada tipo de força é necessária para se conhecer um aspecto do funcionamento de Saturno no mapa natal. 

Comentários

  1. Olá Rodolfo.

    Muito interessante e útil essa forma de analisar as forças planetárias. Vc sabe dizer se tem algum livro em português que trate deste assunto?

    Obrigada.

    Katharina

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Katharina. Infelizmente não há literatura em português dessas forças, mas em inglês o melhor curso que explica isso, pra mim, são os áudios e vídeos de Ernst Wilhelm

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Como interpretar uma Revolução Solar?

No post anterior eu comecei a falar sobre o método de previsão mais popular da idade média e renascença: direções primárias + revolução Solar. Também lancei no ar uma frase não-tão-enigmática assim:
Na revolução, qualquer coisa que signifique o nativo deve estar em contato com qualquer coisa que signifique o evento Neste artigo, vamos decifrar a frase acima: você aprenderá a interpretar uma revolução solar de um modo minimamente decente pra você já fazer alguma previsão.

Para ter um entendimento satisfatório desse artigo, você precisa saber alguma coisa de astrologia: o que cada casa e planeta podem representar, o que são partes árabes, e o que são aspectos/conjunções. É um artigo para os já iniciados, mas você que está começando agora pode consultar outras fontes pra entender o que falo aqui - com a internet, não será difícil.

Como nascem os eventos? As aulas de astrologia horária que você anda fazendo com o tio William Lilly deveriam te levar a mais além de encontrar seu cachorro. E…

o melhor livro de astrologia dos últimos tempos.

Você, leitor que começa a se interessar em astrologia, está diante de uma chance única de começar a aprender a arte da melhor forma possível. Nesse artigo, eu apresento um link com o download para o melhor livro de astrologia medieval com o qual eu me deparei nos últimos tempos.

Acho que não estou exagerando. Invejo quem começaria a estudar astrologia pelo que vou apresentar nesse artigo. Se em 2003, ano em que comecei a me interessar por astrologia, alguém me oferecesse esse livro, teria poupado minhas retinas de uma colossal quantidade de lixo.

Talvez, por ainda não ter visto tanto lixo, eu não saberia valorizar o momento em que me deparo com uma obra como essa. Valorizando ou não, se tivesse essa obra nas minhas mãos inexperientes em 2003, teria começado a estudar astrologia em alicerces sólidos o bastante para que deles eu não saísse nunca mais.

Livros bons, trabalho árduo (para obtê-los)  A astrologia praticada de forma mais aprofundada é um saber não tão popular quanto se pen…