Pular para o conteúdo principal

Astrologia por ela mesma.

eu noto insistentemente entre algumas pessoas uma certa resistência em falar de astrologia, como se esse saber alterasse o curso natural das suas vidas. Elas temem que a astrologia as influenciasse a seguir um rumo que não seria o natural para elas, ou que a astrologia as limitasse nas suas conquistas, no potencial das suas vidas.

Tudo na vida é uma questão de crença; acreditar numa possível influência nefasta da Astrologia, que alteraria o curso dos fatos, requer o mesmo esforço que pensar do meu modo: acreditando ou não em astrologia, temos coisas que seremos forçados a experimentar, pelas nossas pulsões, comportamentos compulsivos e teimosia em sermos de um mesmo jeito. Mas eu também concordo que a Astrologia pode ser feita de modos perversos, a depender do astrólogo.

Muito se fala na tal "física quântica" dentro dos meios esotéricos, porém se esquece de um ponto vital que foi descoberto com esse ramo da física: ao se observar um fenômeno qualquer, o observador é capaz de mudá-lo. A experiência de vida de um intérprete dos céus altera sensivelmente a sua interpretação, sendo esse um tema pouco discutido.

Dentro do contexto da astrologia, o astrólogo é capaz de mudar a vida de uma pessoa para o bem ou para o mal, a depender da sua interpretação. E o que seria um demérito para a Astrologia, na verdade, é incorporado por ela. Pela própria astrologia podemos ver a sorte que a pessoa tem com oráculos. Com isso, temos a mesma manobra que a ciência moderna fez, séculos depois, para se mostrar sempre com a razão.

Não foi a ciência moderna que introduziu o conceito de "margem de erro". A astrologia a antecede em séculos e possui o mesmo conceito, travestido de outra terminologia e métodos.

Se pensarmos bem, o conceito de margem de erro é deveras oportuno à ciência, porque ele inclui o erro dentro do sistema. Sem esse conceito, o erro seria um imprevisto, um fruto do acaso, que colocaria todos os postulados científicos em risco. Quando se inclui a margem de erro, já se espera que esse convidado ocasionalmente adentre a festa.

Sem chamá-lo do mesmo nome, a astrologia introduziu o erro em seus métodos, através da Casa 9. A sorte ou o azar de uma pessoa com oráculos é também um dos temas dessa casa. Ter maléficos aqui faz com que a experiência com oráculos seja amarga, seja por erros ou por abusos da parte do intérprete.

No meu caso, a maioria das previsões que fiz para uma pessoa com Saturno na 9 não aconteceram, e até hoje ela me olha de soslaio, eventualmente me abordava numa festa e dizia que "nada que eu previ aconteceu naquele ano"... Essa mulher tinha dois maléficos na Casa 9 e, portanto, sorte com oráculos não era uma coisa que ela deveria esperar na vida.

Essa visão da Casa 9 é construída pelos indianos. No Ocidente, a Casa 9 ainda é vista apenas no âmbito da espiritualidade sem consulta oracular. Ibn Ezra, astrólogo judeu, diz que pessoas com Saturno na Casa 9 não serão firmes na sua fé. Apesar de Saturno possuir grande relação com disciplina e persistência, a sua presença na Casa 9 causa perturbação espiritual por excesso de Vento (Vata), elemento que Saturno indica. O vento tiras as coisas do lugar, então a pessoa passa a questionar sua busca espiritual e não consegue persistir no cultivo de dogmas.

Saturno representa também coisas antigas e, sua presença na Casa 9 com forte dignidade pode fazer a pessoa se interessar por religiões muito antigas, como o judaísmo.


Além da Casa 9, outras coisas podem mostrar que a pessoa tem sorte com oráculos e orientações espirituais. O planeta produtor (karaka) da sabedoria e dos Gurus é Júpiter. Ter um Júpiter bem posicionado faz com que a pessoa receba boas orientações de oráculos e gurus. Esses Gurus, num contexto ocidental, podem ser até mesmo pastores evangélicos.

Às vezes, uma pessoa qualquer na rua pode lhe falar uma coisa que será muito profunda e que lhe orientará grandemente. Um júpiter auspicioso faz até com que informações obtidas por meios baratos sejam preciosas.

Quando comecei a estudar astrologia, um colega de faculdade me pediu para fazer seu mapa natal. Apesar da minha interpretação se referir à toda sua vida, uma das previsões descrevia uma situação específica que ele estava vivendo naquela época. Eu previ que ele romperia com uma namorada que, nas minhas palavras, era "imatura e caprichosa". A minha descrição entrou em sintonia exata com o que ele pensava de sua namorada, e a ruptura ocorreu na semana seguinte.

Os céticos vão dizer que o consulente acima ficou sugestionado pela minha leitura, e terminou um relacionamento que poderia ter dado certo por minha causa. Outros dirão que eu pude ter corroborado com uma tendência patológica do cliente de abortar relacionamentos. O que realmente aconteceu, nunca saberemos. Só mesmo o consulente para saber o quanto esse relacionamento era construtivo ou não para sua vida; eu apenas me refiro ao que soube na ocasião. Todavia, conheço pessoas o suficiente para afirmar que uma leitura astrológica não é capaz de separar um casal; ela pode ser apenas a gota d'água de um oceano de insatisfações.

A maioria dos seres humanos que procuram um astrólogo só seguirão os conselhos do mesmo se estes entrarem em consonância com o que pensam da situação. Assim, o astrólogo seria tal qual um vento, que impulsionaria ou não o barco a vela do cliente ao rumo desejado. Todavia, a ausência desse vento não mudaria seu destino.

A sorte dos clientes com astrologia é vista pelos seus mapas, e não pelo mapa do astrólogo, e as razões para isso são simples. Longe de afastar a responsabilidade do astrólogo, convenhamos que um astrólogo atende a um número grande de clientes para que todos eles sejam representados pelo seu mapa. Além disso, podemos usar como comparação o trabalho de um marceneiro: eventualmente, até mesmo um péssimo marceneiro pode fazer uma cadeira de qualidade. O que diferire um bom marceneiro de um péssimo é a frequência com que isso ocorre. Da mesma forma, até um péssimo astrólogo eventualmente acerta uma previsão. É mais fácil prever isso no mapa da pessoa para a qual se prevê.

A astrologia jyotisha considera que os erros de previsão são um karma do consulente, e não do astrólogo. Recentemente, um professor meu disse a seguinte pérola, com a qual fecho esse artigo:

"Se você errar alguma previsão, não se culpe: isso é karma do cliente."

 

Comentários

  1. Interessante, Rodolfo.

    No meu caso, com Saturno na Casa Nove e Júpiter auspicioso e angular, experimento tanto uma fé oscilante e uma busca espiritual acidentada quanto revelações espontâneas e pessoas que surgem com orientações precisas em momentos de dificuldade.

    Nesse exato momento, com Saturno retornando (completo 29 anos em outubro), estou vivendo um conflito sobre regressar ou não à Universidade e sobre praticar ou não uma doutrina de fé institucional.

    PS.: seria bem legal um artigo comentando a visão de astrólogos praticantes de religiões específicas: no caso, vc cita um astrólogo judeu. Qual a relação que ele estabelece entre a astrologia e o judaísmo? Há menções desse tipo? Enfim-enfim.

    A propósito, acabo de fazer a feirinha de livros e comprei vários de História da Religião incluindo um sobre a meditação no judaísmo.

    Bem em sintonia com o que vc menciona no texto sobre Saturno e Casa 9.

    ResponderExcluir
  2. A relação que Ezra faz entre a Astrologia e SAturno não é exclusiva dele. Abu Ma'Shar diz que Saturno representa o Judaísmo porque, na visão dele, era a religião mais antiga do mundo. Pior que talvez seja hoje mesmo.

    Existem religiões mais antigas que o judaísmo, mas que não são praticadas mais, ao menos como eram, como o Mazdaísmo e o Zoroastrianismo. Os indianos adoram dizer que o que é deles é mais antigo, mas eles não tem muitas provas históricas disso. E tem indícios que o início do Torá foi escrito há dez mil anos atrás...

    Agora, se vc quer saber a visão que um astrólogo religioso tem da astrologia, a literatura é pequena. O raciocínio deles sobre livre arbítrio e destino é sugerido, muito raramente, em algumas citações. Em Ezra, que eu saiba, cita somente uma. Ele acreditava que a fé do inidivíduo amenizaria as situações "causadas" pelos planetas. Estou sem o trecho aqui, mas a verdade é que

    Mais comum - embora nem tanto - são textos de pessoas que conheceram ou usaram astrologia. O mais famoso é São Agostinho. E existe um livro, que é a correspondência de um famoso rabino do medievo, chamado Maimônides, a rabinos do sul da França, expondo sua opinião sobre astrologia. O livro foi traduzido pela ARHAT. Nunca me interessei por ele, porque sou mais pragmático do que filosófico acerca da Astrologia, mas ele está à venda.

    ResponderExcluir
  3. Bem legal.

    Lembro de ter lido um artigo seu ou do Yuzuru (ou de ambos) com uma menção sobre diferentes posturas adotadas pela Igreja, em tempos diferentes, a respeito da Astrologia. Sei também que existem astrólogos cristãos.
    É um assunto que me deixa curiosa.

    Vou procurar os livros que mencionou. Obrigada!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Como interpretar uma Revolução Solar?

No post anterior eu comecei a falar sobre o método de previsão mais popular da idade média e renascença: direções primárias + revolução Solar. Também lancei no ar uma frase não-tão-enigmática assim:
Na revolução, qualquer coisa que signifique o nativo deve estar em contato com qualquer coisa que signifique o evento Neste artigo, vamos decifrar a frase acima: você aprenderá a interpretar uma revolução solar de um modo minimamente decente pra você já fazer alguma previsão.

Para ter um entendimento satisfatório desse artigo, você precisa saber alguma coisa de astrologia: o que cada casa e planeta podem representar, o que são partes árabes, e o que são aspectos/conjunções. É um artigo para os já iniciados, mas você que está começando agora pode consultar outras fontes pra entender o que falo aqui - com a internet, não será difícil.

Como nascem os eventos? As aulas de astrologia horária que você anda fazendo com o tio William Lilly deveriam te levar a mais além de encontrar seu cachorro. E…

o melhor livro de astrologia dos últimos tempos.

Você, leitor que começa a se interessar em astrologia, está diante de uma chance única de começar a aprender a arte da melhor forma possível. Nesse artigo, eu apresento um link com o download para o melhor livro de astrologia medieval com o qual eu me deparei nos últimos tempos.

Acho que não estou exagerando. Invejo quem começaria a estudar astrologia pelo que vou apresentar nesse artigo. Se em 2003, ano em que comecei a me interessar por astrologia, alguém me oferecesse esse livro, teria poupado minhas retinas de uma colossal quantidade de lixo.

Talvez, por ainda não ter visto tanto lixo, eu não saberia valorizar o momento em que me deparo com uma obra como essa. Valorizando ou não, se tivesse essa obra nas minhas mãos inexperientes em 2003, teria começado a estudar astrologia em alicerces sólidos o bastante para que deles eu não saísse nunca mais.

Livros bons, trabalho árduo (para obtê-los)  A astrologia praticada de forma mais aprofundada é um saber não tão popular quanto se pen…