6 de fev de 2012

Sol, o pai de Saturno

Na Astrologia Ocidental, a natureza do Sol nunca é vista isoladamente. Normalmente, se dá a ele as características do signo onde se encontra. Isso não é errado, mas o Sol, isoladamente, tem uma personalidade. Ele é um Graha, e por isso tem consciência e características particulares. Nesse artigo, vamos estudar todas as particularidades do Sol.

Parasara diz que o Sol representa um corpo quadrado. Pessoas com o Sol influenciando o Lagna, portanto, terão um corpo assim. O quadrado representa fixidez, e isso indica de imediato a natureza persistente do Sol.

O Sol indica consistência. Segundo o Aurélio, consistência é:

Estado de um líquido que tende para a forma sólida. / Estado de resistência de um corpo. / Fig. Firmeza, solidez; coerência na exposição de idéias.

O Sol é firme no que faz: não desiste de uma atividade e a faz do mesmo jeito, repetidamente. O Sol é coerente: ele é o que ele prega. Não será nunca contraditório, a menos que o Sol esteja aflito.

Pessoas com o Sol no Ascendente tendem a ser teimosas. Podem até ser persuadidas para fazerem algo diferente, mas isso será incômodo e normalmente elas tendem a continuar fazendo a mesma coisa das suas vidas. O Sol se acostuma com facilidade a aplicar coisas inéditas, porque não há um modo anterior de fazê-las com o qual ele esteja acostumado.

A casa regida pelo Sol indicará o foco de resistência e continuidade. Por exemplo, por ele reger a minha Casa 5, é no campo inspiracional-estudantil que tenho continuidade e insistência.


Da Solidão Solar.

O Sol é um planeta que queima a todos que estiverem perto dele. Não é uma pessoa muito agradável para se estar por perto, e talvez seja porque ele deve iluminar coisas que as pessoas não querem ver.

Pessoas com o Sol influenciando suas vidas podem ser solitárias, ou gostar de solidão. Apesar do Sol fazer mal aos planetas, quando se vê o modo como pessoas solares se comportam na vida real, parece justamente o contrário: são pessoas que precisam ficar sozinhas um pouco, porque se sentem "sugadas" pelas outras.

A companhia Solar não faz bem aos planetas, além deles serem ofuscados. Daí por isso o Sol ser um planeta solitário. Na minha experiência, a pessoa indicada pelo Sol não gosta de incomodar, mas ele vai.
Se você quer saber o que representa a solidão de alguém, nem sempre a resposta está no Saturno dela. Talvez seja o Sol que indique isso.

Quando o Sol estiver configurado com qualquer coisa que se analise, sempre teremos um elemento de solidão e persistência. Se isso garantirá o sucesso ou não, dependerá de sua dignidade, e da sua inimizade com o planeta estudado, com quem ele se relaciona.


Sua ligação com a Alma.

O Sol não representa a Alma, porque esta não se encontra num mapa astral. A Alma transcende os limites da nossa consciência, e por isso não está representada pelas estrelas e Grahas. Contudo, o Sol é a porta mais próxima do indefinível conceito de Alma.

Para entrarmos em contato com a Alma, isso requer uma experiência de purificação, que pode não ser nada agradável. E o termo purificação aqui se afasta de qualquer conceito moralista: simplesmente implica deixar de lado o que não é importante.

É por isso que muitas pessoas mostram resistência ao contato com a Alma Universal. Para fazerem isso, precisam passar por inúmeros sofrimentos, pelas dores mais escruciantes, e se sentirem extremamente sós, depauperadas do inútil que preenchia suas vidas e ao qual tinham apego.

Pela experiência de purificação que ele indica, quando Parasara dá as moradias dos planetas, ele diz que o Sol representa templos e retiros espirituais, pois nesses locais nós temos de lidar com nossas impurezas espirituais. Também são os locais onde somos convocados a nos destituirmos do inútil.

Mesmo se o seu templo for de uma religião ocidental e sem nenhuma relação com o hinduísmo, a experiência de se desprender do inútil é um tema constante em qualquer religião. Jesus mostra isso claramente ao pedir para o jovem rico largar tudo e seguí-lo, convocação que foi respondida com um enorme desânimo da parte do jovem.

A ação do sol, portanto, é cruel, porque pode nos fazer bordejar o saber da Alma Universal, saber esse que nunca teremos na sua totalidade. Por isso que esse planeta é considerado cruel como Marte, Saturno e os Nodos.


Saturno e seu pai: semelhanças e diferenças.

Além de ser considerado tão cruel como Saturno, Marte e os Nodos, na mitologia indiana, o Sol é pai de Saturno. Essa informação traz implícita uma simbologia riquíssima, além da chave para entendermos os dois planetas. Por serem pai e filho, ambos possuem características muito parecidas, sendo diferenciados por sutilezas.

Portanto, a informação de que o Sol é pai de Saturno pode nos ajudar a definí-lo mais ainda. Saturno é muito mais estudado na Astrologia Moderna do que o Sol. As dinâmicas psíquicas de Saturno são amplamente conhecidas, mas até hoje eu só vi um livro que estudasse o Sol e a Lua isoladamente.

Tanto o Sol quanto Saturno compartilham da mesma solidão, e cada um deles possuem uma face diferente da mesma moeda: O Sol tem força da vontade, enquanto Saturno tem força de resistência. Essas duas forças são parecidas, mas tem sutilezas que as diferenciam.
Enquanto o Sol representa a força de persistência (para continuar a executar uma atividade), Saturno indica a força de resistência, ou seja, a capacidade de renunciarmos a outras coisas que comprometeriam o tempo dedicado a um propósito.
Vamos supor que uma pessoa queira passar no vestibular. Um bom Sol pode fazer com que ela mantenha seus estudos da mesma forma, diariamente. Todavia, se o Saturno dela for fraco, outros interesses tentadores podem perturbar sua ambição, e ela não conseguirá manter o foco nos estudos.


Num caso hipotético do Sol estar fraco e o Saturno forte, enquanto a pessoa consegue dizer não a estímulos externos tentadores, ela não consegue manter a constância nas suas atividades, por razões internas - talvez precise sempre ser relembrada do propósito de insistir naquilo para continuar, porque o Sol fraco geralmente indica vazio.

No fim das contas, quando se trata de analisar a persistência de uma pessoa, Sol-Saturno é um binômio

As outras qualidades de Saturno que o diferenciam do Sol são inúmeras e conhecidas, mas vamos mostrar aqui aquelas que possam ser contrastadas.

Saturno representa os Sudras: a casta intocável e mais baixa da sociedade indiana. Os Sudras fazem o trabalho de formiga, algo imprescindível para a ordem mas que passa despercebido na maioria dos casos. São os lixeiros, os lavadores, os empregados. São profissões que não levam à notoriedade, porque geralmente só são lembrados quando fazem um mal trabalho.

O Sol é um guerreiro (kshatrya). Pode indicar um militar, ou simplesmente alguém que tem uma causa e deseja lutar por ela.
Eis o contraste: O Sol tem uma causa e, para defendê-la, ele tem de ser notório, aparecer, brilhar; Saturno não tem uma causa para defender, mas é extremamente necessário, senão a vida vira um caos devido à negligência das pequenas coisas.
O papel de cuidar das coisas mais simples do coletivo é Saturnino. Numa esfera pessoal, esse papel cabe à Mercúrio, porém mais num sentido organizacional, estratégico. Pessoas com Saturno forte conseguem dizer não a estímulos externos e fazer o trabalho sem se preocupar com os méritos. Mercúrio entra em cena para pôr as coisas em prática. Saturno seria não se importar em lavar a louça; mercúrio pensaria no método de lavagem.

Muitas coisas nessa vida precisam ser feitas para que simplesmente possamos continuar a viver preservando nossa integridade física e moral, e essas são indicadas por Saturno. Por serem coisas quotidianas e fundamentais, estão onipresentes e, por isso, não são notadas nem exaltadas.

Você não vai receber uma medalha de honra ao mérito por lavar a louça e jogar fora o lixo, mas se deixar de fazer essas coisas, será reconhecido entre a vizinhança como o homem que vive entre ratos e baratas e cuja casa fede. Na maioria das vezes em que coisas Saturninas são lembradas, é porque elas não estão funcionando direito.

Por outro lado, se você quer defender uma causa que ache nobre, pode até ser algo desnecessário na ordem da praticidade (Saturno). De qualquer forma, por fazer a diferença, ela será notória. Esse tipo de dinâmica é claramente solar.

A maioria dos atos de caridade podem ser justificados na auto-promoção adquirida pelo doador ou motivos financeiros, como deduções fiscais. De qualquer forma, ainda é um ato nobre você usar seu egocentrismo em prol dos desfavorecidos... Mas esse desejo de "levar sempre a melhor" não é essencialmente da casta dos guerreiros da qual o sol faz parte, mas sim da casta comercial, indicada por Vênus e Mercúrio.


3 comentários:

  1. Atendi um cara esses dias que tinha o AK Sol na 1. De acordo com Parasara o Sol é corpulento, de pouco cabelo e um olhar doce. No caso, eu li isso pra ele pra mostrar que não tava inventando, porque ele é exatamente assim. Além dessas outras descrições que você elucida que também combinam muito bem com o perfil dele. Não deixo de me impressionar com a Astrologia... nunca hahaha

    ResponderExcluir
  2. Curioso que os indianos associem os shudras a Saturno. Em termos ocidentais: shudras=fleumáticos, vaishyias=melancólicos, kshatryia=coléricos e brahmanes=sanguíneos. Logo, Saturno seria associado aos comerciantes (dos pecados capitais, Saturno corresponde à avareza).

    ResponderExcluir
  3. Existem vários sistemas de classificação na Astrologia Indiana. Associar as castas aos temperamentos não é adequado, porque enquanto as castas indicam padrões de posicionamento do homem na sociedade, os temperamentos incluem o comportamento do homem, predisposição a doenças e forma física. Em outras palavras: associar temperamento a casta dá uma série de "des-correspondências", pois saturno não é um comerciante, da mesma forma que Vênus (vata-fleumático) e Júpiter (Sanguíneo) são brâmanes.

    Existem mais classificações dentro da astrologia indiana e dos vedas que exploram essas características, como os humores (vata, pita e Kapha), os cinco elementos e os 3 gunas (rajas, tamas e sattva).

    ResponderExcluir

Contato e Créditos

rtveronese@gmail.com Para dúvidas, reclamações, críticas e consultas.