Pular para o conteúdo principal

Lua natal do dia: Lua em Aquário



"O indivíduo terá um pescoço de um camelo, seus nervos e veias bem proeminentes e visíveis ao longo dele; seu corpo será peludo, cabelo grosso e rude; será de alta estatura; seus pés, coxas, costas, quadril, face e cintura sendo compridos e largos.  
O nativo será iletrado. Ele terá conexões ilícitas com as mulheres dos outros e será envolvido com o patrimônio alheio. Será vicioso e terá muitos altos e baixos na vida. Terá gosto por flores, emolientes e amigos, e será apto a suportar longas andanças pelas estradas."
(Fonte: Brihat Jataka de Varahamihira)

Tirando a parcela de desgraça (todos os livros antigos são fatalistas ao extremo e o leitor moderno deve dar um desconto nisso sempre...), muita coisa se pode aproveitar dessas interpretações.

Para construir a sua interpretação, Varahamihira combina:

  • As características do planeta regente do signo: casta, fisionomia, etc.
  • A quantos signos ele está da sua mulatrikona;
  • Quantos signos faltam para ele chegar ao seu outro domicílio (aquele que não é sua mulatrikona).
Eu ainda não falei muito da mulatrikona por aqui, mas é um conceito que você não precisa saber por hora. Eu é que dependo dele pra interpretar a posição do planeta e escrevê-la aqui. Se te interessa conhecer isso,  há vários livros e blogues que explicam.


Explicação da interpretação acima, passo a passo.

Saturno é um Sudra.

Saturno representa os sudras, a casta que tende a ser mais iletrada porque a única motivação de vida reside na gratificação dos sentidos. Por isso que é dito que esses nativos são iletrados e que gostam de perfumes e de conviver com os amigos: são as boas e simples coisas da vida, que sudras adoram apreciar, mas na hora de estudar, eles fugiriam.

Estamos vivendo uma era onde a meta é alfabetizar e dar cada vez mais escolaridade às pessoas. Por isso, chamar uma pessoa com a Lua em Aquário de iletrada é um exagero como todos os outros dos livros antigos. Na verdade, é comum o interesse intelectual de uma pessoa com lua em aquário, mas ele não é profundo. Trata-se daquela pessoa que conhece os grandes clássicos do entretenimento (filmes e livros aclamados pela crítica), mas não sabe tanto a respeito de filósofos ou intelectuais (como Foucault); se souber destes, foi devido aos professores da sua faculdade ou colégio. 

O conhecimento que ela obtém é sempre com o propósito de se entreter, ou foi obtido pela via do entretenimento, como por exemplo numa conversa de bar. Ou seja: a pessoa prefere Drummond a Immanuel Kant mas, se ela porventura conhecer Kant, foi numa circunstância divertida, entre amigos, ou porque sua faculdade a obrigou a estudá-lo. Tudo isso, é claro, depende se a profissão dessa pessoa não for intelectual. Pelo jeito, Varahamihira aposta que não será. Admito que aposto nisso. também..

"Apreciar perfumes" pode ter sido uma interpretação de Varahamihira sobre o fato de Aquário ser um signo de ar, conjugada à casta de Saturno. É pelo ar que sentimos o perfume, embora o olfato seja um sentido tradicionalmente referido a mercúrio por Parasara. Talvez por isso que as pessoas com a lua em Virgem sejam muito sensíveis a odores, mas não gostem de apreciar perfumes - porque Mercúrio é um planeta que resolve problemas, mas não é um Sudra, e portanto não está muito preocupado em sentir prazer. 

"suportar grandes andanças pela estrada" se trata de outro comportamento tipicamente Saturnino. O planeta que suporta mais condições adversas é Saturno. Ele é um sudra, e se sujeita a qualquer tipo de trabalho e esforço, desde que seja para gratificar os sentidos em seguida. Sua regência de um signo de ar (que representa movimento) em signo bípede (a imagem de Aquário é um ser humano carregando um pote vazio) indicaria o tipo de esforço que a lua seria capaz de fazer (pois Câncer seria o sexto signo a partir de Aquário, e portanto indica que a lua faz algum esforço).


Da fisionomia de Saturno.

Existem várias contradições entre os diversos autores, mas a maioria concorda que Saturno representa um homem alto e peludo. Talvez o mesmo resultado não possa ser esperado de Capricórnio, e a justificativa seja que Aquário é a Mulatrikona de Saturno. É na mulatrikona onde vemos as características mais marcantes do planeta em todas as dimensões, incluindo na fisionomia da pessoa. 

Abraham Lincoln tinha o Ascendente, Sol e Lua em Aquário - soma-se a isso que seu Almuten Figuris era Saturno. Com quase dois metros de altura, ele foi o presidente cuja fisionomia era quase que puramente saturnina.


A contagem das Casas


Aquário é o décimo signo a partir da mulatrikona da lua (Touro), faltando seis signos para alcançar Câncer, domicílio lunar. Varahamihira configura a interpretação da lua usando esse "código da vinci" de contar signos a partir do domicílio e do signo mulatrikona do planeta, associando à natureza do planeta.

Além de ter um testemunho importante para o corpo, a Lua representa nossas emoções. Emocionalmente, a pessoa com a Lua em aquário está, portanto, preocupada com sua "reputação emocional", em realizar grandes feitos (Casa 10) nesse sentido, porém o modo como ela fará isso será dificultoso, repleto de atrasos, além de ser obrigada a se confrontar com inimigos - significados da Casa 6.
Em outras palavras: a Lua em Aquário quer ser reconhecida pelo controle emocional, mas ela sofre várias agruras para chegar a esse estado de equilíbrio, ao ponto dessa necessidade de controle desencadear uma doença (casa 6).
Quanto a depender do dinheiro dos outros, acho estranho que esse significado tenha sido evocado por Varahamihira. Uma hipótese seria considerar que a Lua em Aquário está a oito signos de Câncer. Não foi assim que aprendi a contar a posição de um planeta, mas deixo em aberto para confirmar isso na lua nos próximos signos.

Esses significados não são apenas temporais, dependentes de dashas e técnicas preditivas. São significados perenes na vida da pessoa, que podem se tornar mais notáveis em algumas épocas.

Com o ingresso da Lua em Peixes, passaremos à próxima descrição.

Comentários

  1. Muito legal a sua análise, ou explicação. Não sei se "bate" com as pessoas com o posicionamento, mas a lógica é bem interessante. Apenas não entendi o vaso "vazio" de Aquário. Já havia lido sobre esta forma de contar os planetas a partir de suas regências, mas fico grato por ver alguém trabalhando desta forma.

    ResponderExcluir
  2. Estou esperando a lua em peixes e ela já está em touro... interessante isso, só escrever sobre a lua em aquário.

    ResponderExcluir
  3. mais do que fixação em Aquário, isso é tão somente falta de tempo e de energia mental! Não sei o que está havendo comigo. Mas não se preocupe. Vou tentar postar todas as luas, ok? Vou seguir a vibe e fazer a lua do dia. As que não deram fica pro próximo mês lunar...

    ResponderExcluir
  4. Legal. Obrigado. Vale adaptar para Mudane tambem? Os EUA tem Lua em Aquario.

    ResponderExcluir
  5. A Astrologia é uma disciplina muito velha e sabe-se que foi usada desde o tempo dos maias para fazer previsões sobre estados de clima e do estado das culturas. Os animais sentem muito as mudanças climáticas. Eu tenho um cachorro e ele percebe. quando há abundância de sol, bebe toda a água do bebedouro para cachorro.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Como interpretar uma Revolução Solar?

No post anterior eu comecei a falar sobre o método de previsão mais popular da idade média e renascença: direções primárias + revolução Solar. Também lancei no ar uma frase não-tão-enigmática assim:
Na revolução, qualquer coisa que signifique o nativo deve estar em contato com qualquer coisa que signifique o evento Neste artigo, vamos decifrar a frase acima: você aprenderá a interpretar uma revolução solar de um modo minimamente decente pra você já fazer alguma previsão.

Para ter um entendimento satisfatório desse artigo, você precisa saber alguma coisa de astrologia: o que cada casa e planeta podem representar, o que são partes árabes, e o que são aspectos/conjunções. É um artigo para os já iniciados, mas você que está começando agora pode consultar outras fontes pra entender o que falo aqui - com a internet, não será difícil.

Como nascem os eventos? As aulas de astrologia horária que você anda fazendo com o tio William Lilly deveriam te levar a mais além de encontrar seu cachorro. E…

o melhor livro de astrologia dos últimos tempos.

Você, leitor que começa a se interessar em astrologia, está diante de uma chance única de começar a aprender a arte da melhor forma possível. Nesse artigo, eu apresento um link com o download para o melhor livro de astrologia medieval com o qual eu me deparei nos últimos tempos.

Acho que não estou exagerando. Invejo quem começaria a estudar astrologia pelo que vou apresentar nesse artigo. Se em 2003, ano em que comecei a me interessar por astrologia, alguém me oferecesse esse livro, teria poupado minhas retinas de uma colossal quantidade de lixo.

Talvez, por ainda não ter visto tanto lixo, eu não saberia valorizar o momento em que me deparo com uma obra como essa. Valorizando ou não, se tivesse essa obra nas minhas mãos inexperientes em 2003, teria começado a estudar astrologia em alicerces sólidos o bastante para que deles eu não saísse nunca mais.

Livros bons, trabalho árduo (para obtê-los)  A astrologia praticada de forma mais aprofundada é um saber não tão popular quanto se pen…