Pular para o conteúdo principal

Lua natal do dia: Lua em Aquário



"O indivíduo terá um pescoço de um camelo, seus nervos e veias bem proeminentes e visíveis ao longo dele; seu corpo será peludo, cabelo grosso e rude; será de alta estatura; seus pés, coxas, costas, quadril, face e cintura sendo compridos e largos.  
O nativo será iletrado. Ele terá conexões ilícitas com as mulheres dos outros e será envolvido com o patrimônio alheio. Será vicioso e terá muitos altos e baixos na vida. Terá gosto por flores, emolientes e amigos, e será apto a suportar longas andanças pelas estradas."
(Fonte: Brihat Jataka de Varahamihira)

Tirando a parcela de desgraça (todos os livros antigos são fatalistas ao extremo e o leitor moderno deve dar um desconto nisso sempre...), muita coisa se pode aproveitar dessas interpretações.

Para construir a sua interpretação, Varahamihira combina:

  • As características do planeta regente do signo: casta, fisionomia, etc.
  • A quantos signos ele está da sua mulatrikona;
  • Quantos signos faltam para ele chegar ao seu outro domicílio (aquele que não é sua mulatrikona).
Eu ainda não falei muito da mulatrikona por aqui, mas é um conceito que você não precisa saber por hora. Eu é que dependo dele pra interpretar a posição do planeta e escrevê-la aqui. Se te interessa conhecer isso,  há vários livros e blogues que explicam.


Explicação da interpretação acima, passo a passo.

Saturno é um Sudra.

Saturno representa os sudras, a casta que tende a ser mais iletrada porque a única motivação de vida reside na gratificação dos sentidos. Por isso que é dito que esses nativos são iletrados e que gostam de perfumes e de conviver com os amigos: são as boas e simples coisas da vida, que sudras adoram apreciar, mas na hora de estudar, eles fugiriam.

Estamos vivendo uma era onde a meta é alfabetizar e dar cada vez mais escolaridade às pessoas. Por isso, chamar uma pessoa com a Lua em Aquário de iletrada é um exagero como todos os outros dos livros antigos. Na verdade, é comum o interesse intelectual de uma pessoa com lua em aquário, mas ele não é profundo. Trata-se daquela pessoa que conhece os grandes clássicos do entretenimento (filmes e livros aclamados pela crítica), mas não sabe tanto a respeito de filósofos ou intelectuais (como Foucault); se souber destes, foi devido aos professores da sua faculdade ou colégio. 

O conhecimento que ela obtém é sempre com o propósito de se entreter, ou foi obtido pela via do entretenimento, como por exemplo numa conversa de bar. Ou seja: a pessoa prefere Drummond a Immanuel Kant mas, se ela porventura conhecer Kant, foi numa circunstância divertida, entre amigos, ou porque sua faculdade a obrigou a estudá-lo. Tudo isso, é claro, depende se a profissão dessa pessoa não for intelectual. Pelo jeito, Varahamihira aposta que não será. Admito que aposto nisso. também..

"Apreciar perfumes" pode ter sido uma interpretação de Varahamihira sobre o fato de Aquário ser um signo de ar, conjugada à casta de Saturno. É pelo ar que sentimos o perfume, embora o olfato seja um sentido tradicionalmente referido a mercúrio por Parasara. Talvez por isso que as pessoas com a lua em Virgem sejam muito sensíveis a odores, mas não gostem de apreciar perfumes - porque Mercúrio é um planeta que resolve problemas, mas não é um Sudra, e portanto não está muito preocupado em sentir prazer. 

"suportar grandes andanças pela estrada" se trata de outro comportamento tipicamente Saturnino. O planeta que suporta mais condições adversas é Saturno. Ele é um sudra, e se sujeita a qualquer tipo de trabalho e esforço, desde que seja para gratificar os sentidos em seguida. Sua regência de um signo de ar (que representa movimento) em signo bípede (a imagem de Aquário é um ser humano carregando um pote vazio) indicaria o tipo de esforço que a lua seria capaz de fazer (pois Câncer seria o sexto signo a partir de Aquário, e portanto indica que a lua faz algum esforço).


Da fisionomia de Saturno.

Existem várias contradições entre os diversos autores, mas a maioria concorda que Saturno representa um homem alto e peludo. Talvez o mesmo resultado não possa ser esperado de Capricórnio, e a justificativa seja que Aquário é a Mulatrikona de Saturno. É na mulatrikona onde vemos as características mais marcantes do planeta em todas as dimensões, incluindo na fisionomia da pessoa. 

Abraham Lincoln tinha o Ascendente, Sol e Lua em Aquário - soma-se a isso que seu Almuten Figuris era Saturno. Com quase dois metros de altura, ele foi o presidente cuja fisionomia era quase que puramente saturnina.


A contagem das Casas


Aquário é o décimo signo a partir da mulatrikona da lua (Touro), faltando seis signos para alcançar Câncer, domicílio lunar. Varahamihira configura a interpretação da lua usando esse "código da vinci" de contar signos a partir do domicílio e do signo mulatrikona do planeta, associando à natureza do planeta.

Além de ter um testemunho importante para o corpo, a Lua representa nossas emoções. Emocionalmente, a pessoa com a Lua em aquário está, portanto, preocupada com sua "reputação emocional", em realizar grandes feitos (Casa 10) nesse sentido, porém o modo como ela fará isso será dificultoso, repleto de atrasos, além de ser obrigada a se confrontar com inimigos - significados da Casa 6.
Em outras palavras: a Lua em Aquário quer ser reconhecida pelo controle emocional, mas ela sofre várias agruras para chegar a esse estado de equilíbrio, ao ponto dessa necessidade de controle desencadear uma doença (casa 6).
Quanto a depender do dinheiro dos outros, acho estranho que esse significado tenha sido evocado por Varahamihira. Uma hipótese seria considerar que a Lua em Aquário está a oito signos de Câncer. Não foi assim que aprendi a contar a posição de um planeta, mas deixo em aberto para confirmar isso na lua nos próximos signos.

Esses significados não são apenas temporais, dependentes de dashas e técnicas preditivas. São significados perenes na vida da pessoa, que podem se tornar mais notáveis em algumas épocas.

Com o ingresso da Lua em Peixes, passaremos à próxima descrição.

Comentários

  1. Muito legal a sua análise, ou explicação. Não sei se "bate" com as pessoas com o posicionamento, mas a lógica é bem interessante. Apenas não entendi o vaso "vazio" de Aquário. Já havia lido sobre esta forma de contar os planetas a partir de suas regências, mas fico grato por ver alguém trabalhando desta forma.

    ResponderExcluir
  2. Estou esperando a lua em peixes e ela já está em touro... interessante isso, só escrever sobre a lua em aquário.

    ResponderExcluir
  3. mais do que fixação em Aquário, isso é tão somente falta de tempo e de energia mental! Não sei o que está havendo comigo. Mas não se preocupe. Vou tentar postar todas as luas, ok? Vou seguir a vibe e fazer a lua do dia. As que não deram fica pro próximo mês lunar...

    ResponderExcluir
  4. Legal. Obrigado. Vale adaptar para Mudane tambem? Os EUA tem Lua em Aquario.

    ResponderExcluir
  5. A Astrologia é uma disciplina muito velha e sabe-se que foi usada desde o tempo dos maias para fazer previsões sobre estados de clima e do estado das culturas. Os animais sentem muito as mudanças climáticas. Eu tenho um cachorro e ele percebe. quando há abundância de sol, bebe toda a água do bebedouro para cachorro.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Como interpretar uma Revolução Solar?

No post anterior eu comecei a falar sobre o método de previsão mais popular da idade média e renascença: direções primárias + revolução Solar. Também lancei no ar uma frase não-tão-enigmática assim:
Na revolução, qualquer coisa que signifique o nativo deve estar em contato com qualquer coisa que signifique o evento Neste artigo, vamos decifrar a frase acima: você aprenderá a interpretar uma revolução solar de um modo minimamente decente pra você já fazer alguma previsão.

Para ter um entendimento satisfatório desse artigo, você precisa saber alguma coisa de astrologia: o que cada casa e planeta podem representar, o que são partes árabes, e o que são aspectos/conjunções. É um artigo para os já iniciados, mas você que está começando agora pode consultar outras fontes pra entender o que falo aqui - com a internet, não será difícil.

Como nascem os eventos? As aulas de astrologia horária que você anda fazendo com o tio William Lilly deveriam te levar a mais além de encontrar seu cachorro. E…

As Casas da Morte.

Quando se pensa em morte na Astrologia Moderna, após uma série de desculpas e desembaraços para se lidar com o tema, vem a nossa mente a Casa VIII. Na Astrologia Medieval, essa também é a Casa usada para a questão, porém existem mais duas que tem participação na delineação da morte: As Casas IV e VII. Como muitas coisas dos livros antigos, elas são citadas porém não são explicadas. Tal qual um rabino dedicado ao estudo do Torá, temos de buscar algum sentido para aquilo se quisermos "digerir" os aforismos. Caso contrário, estes passarão incompreensíveis ao nosso entendimento.

A Casa VII é o lugar onde os planetas se põem, e portanto guardam uma representação simbólica de morte. Autores gregos também consideram planetas na VII como representantes de eventos que acontecerão no fim da vida do nativo.

A Casa IV marca o fim de um ciclo, pois a partir dela o planeta volta a "subir" rumo ao Ascendente. Muitos autores usam a Casa IV para simbolizar as coisas que acontecem ao …