Pular para o conteúdo principal

horóscopo lunar versus solar: o sol em escorpião

o sol, ao ingressar no signo de escorpião, indica algumas coisa a depender do mapa que se analisa. Todos os anos isso acontece, então para que fazer uma análise aprofundada de algo corriqueiro? Apenas para coletar as informações pertinentes, e nada mais.

Eu sou da teoria de que horóscopo funciona, mas com sérias restrições. Não dá pra prever coisas muito específicas com ele, mas vc pode ficar impressionado com o que ele consegue fazer. Pelo horóscopo - seja ele solar ou lunar, como vocês verão adiante - nós podemos notar algumas tendências passageiras, corriqueiras. Eu poderia fazer um resumo do meu pensamento, talvez seja mais profícuo:
O horóscopo pode explicar tendências comportamentais, eventos e outras coisas que não possuem muito impacto em nossas vidas a longo prazo. Para que sejam impactantes, os eventos devem ser mostrados em outras técnicas preditivas além dele.
A pessoa que fica muito ligada no presente, no imediato, tende a lucrar com horoscopia, porque os eventos indicados por ela são muito imediatos.

Horóscopo bem feito também indica eventos duradouros, mas desde que outras técnicas confirmem isso: se o horóscopo indica um período bom pra sexo, mas outras técnicas indicam um período de trabalho pesado, o horóscopo significará que essa época com atividade sexual mais intensa e lazer vai ser um pequeno período de recesso dentro do período maior de trabalho escravo... É claro que essas outras técnicas a pessoa só pode descobrir consultando um astrólogo, e não lendo uma página de jornal...


Horóscopos e a geração imediatista.

A astrologia de jornal, que se vale do horóscopo, que se popularizou no século XX entre os homens comuns, é reflexo dessa despreocupação com o futuro que permeia a vida das pessoas. Quando começou a revolução industrial, a preocupação maior era se sacrificar e produzir. Hoje, a preocupação maior é em ter prazer imediato - coisa que fez com que a duração dos casamentos diminua consideravelmente, os jovens nunca se drogaram tanto, etc e etc. Ter prazer imediato fomenta o consumo consideravelmente, e nós trabalhamos mais para consumir mais. Com o aumento de trabalho, nos entorpecemos mais com prazeres imediatos.

É muito triste notar isso, mas ganhar dinheiro com astrologia não significa ser um bom astrólogo. Muitas pessoas, eu diria que a maioria, não querem saber o futuro delas, apenas querem que você mude o sentimento ruim que ela possui do hoje e que se traduz numa angústia vaga de preocupação com o futuro. O astrólogo que conseguir isso pode se dar muito bem, mesmo não sabendo muita coisa de astrologia, e a população brasileira não tem ainda capacidade de discernir astrólogos bons de ruins.

O que seria uma maneira de distinção dos astrólogos bons e dos ruins seria o número de eventos que o astrólogo acertou, comparado aos outros. O grande problema é que a maioria dos consulentes possuem memória muito fraca e logo se esquecem do que o astrólogo disse. Como eu falei, o consulente não quer saber o futuro, mas sim aliviar seu presente.

A maioria das pessoas preocupadas com o futuro estão na verdade angustiadas com o presente. O presente dela está uma porcaria, e por isso ela consulta um astrólogo. A maioria não quer consultar um astrólogo para planejar o porvir - o que seria uma sábia atitude - e sim para consolar o presente...

Conheço pessoas que chegaram à vida adulta sem muitos relacionamentos e nunca se casaram. Elas passaram a vida inteira sem procurar astrólogos, e agora que as previsões se cumpriram - uma vida sem casamento, ou com poucos relacionamentos - elas estão tremendamente angustiadas e procuram astrólogos para inquirirem sobre o futuro - mas a insatisfação é com o presente!

A despeito das reflexões acima, o objetivo desse post é diferenciar o horóscopo solar do lunar. Peço perdão aos leitores por eu ter um raciocínio extremamente digressivo, fruto do meu mercúrio em Peixes.


Enfim, o horóscopo lunar...

O horóscopo Solar já foi explicado no post anterior a esse. Resta falarmos do horóscopo lunar, que eu acho mais gostoso a depender das casas em que caem os planetas. Vocês saberão o por quê.

Na Índia, o horóscopo lunar é o mais usado. Eu não teria uma razão clara para explicar o porque disso, mas teria uma razão evidente para entender porque o horóscopo solar se popularizou no ocidente: é mais fácil o leigo saber qual seu signo solar ao invés do seu signo lunar, pois enquanto o movimento do sol é constante ao longo do ano, só tendo um cérebro muito bom para memorizar a posição da lua em determinado dia de determinado ano. Como os astrólogos que popularizaram o horóscopo queriam ser lidos e fomentar o consumo dos seus serviços, eles optaram por algo mais fácil do leitor conhecer, o seu signo solar.

Todas as pessoas com quem já conversei sabem os seus signos solares, até mesmo os evangélicos mais ferrenhos. Mas eu conto nos dedos aqueles que sabiam os seus signos lunares. O que é uma pena, pois o horóscopo lunar pode ser muito bom.

Quer saber o seu horóscopo lunar agora mesmo? faça um mapa colocando sua lua como Ascendente. Não há cúspides para diferenciar as casas: cada signo inteiro é uma casa, e basta.

O que representa o horóscopo lunar? A lua representa a mente, a parte do nosso corpo responsável pelos sentidos e emoções. Quando falamos de horoscopia lunar, ao considerarmos a lua estamos vendo o que sentimos e como sentimos. Vamos comparar isso com o horóscopo solar para que você diferencie os conceitos.

Libra é o sétimo signo a partir do signo solar do meu mapa natal. Quando o Sol entrou ali, em setembro, eu adquiri consciência de várias coisas que ajudavam ou atrapalhavam os meus relacionamentos com as mulheres. Foi uma época de muito esclarecimento para mim. Tudo isso aconteceu porque o Sol indica consciência da nossa Alma (Atma), e tudo dentro do horóscopo solar deve ser visto sob essa perspectiva. Acho que uma frase diz tudo:
O horóscopo solar indica quando você vai se conhecer melhor nas diversas áreas da experiência terrestre.
Agora que o Sol vai entrar em Escorpião, o oitavo signo a partir do Sol natal, eu vou descobrir mais e mais de mim nos eventos de Casa 8: como eu reajo a eventos inesperados, mudanças repentinas, etc. Agora nós vamos saber como seria o mesmo fenômeno, só que do ponto de vista do horóscopo lunar.

Quando o sol estava em libra, pelo horóscopo lunar ele estava na sexta casa (Tenho lua em Touro). A lua lida com a mente e a casa 6 lida com atrasos. Ao mesmo tempo em que eu descobria mais como eu sou com as mulheres, eu sentia uma grande ansiedade, porque houve diversos atrasos, adiamentos e expectativas frustradas: foram coisas que eu senti intensamente pela passagem do sol no sexto signo da lua natal. Essas frustrações não me ajudaram em nada, tampouco aprendi com elas: eu as senti na carne. E o horóscopo lunar pode ser resumido pela seguinte frase:
O horóscopo lunar indica quando você vai entrar em contato com os sentimentos e emoções indicados pelas casas contadas a partir da lua natal.
Ao contrário do horóscopo solar, aqui o foco não é se descobrir, mas sim sentir na pele.
Sob a ótica da Lua, eu te garanto que você não vai aprender muita coisa. Em compensação, o que você pode sentir na pele, não está no gibi...

Considerando a Lua como um Ascendente, as casas não indicam apenas eventos. Para cada casa, há um sentimento específico. A casa 6, por estar associada a atrasos e, por sabotar as uniões (por ser a casa 12 da 7), está associada ao sentimento de frustração, que impele a pessoa a melhorar - por isso que a Casa 6 é considerada Upachaya, ou seja, que melhora com o tempo.

Agora que o Sol ingressou em Escorpião, pelo horóscopo lunar isso pode indicar que entrarei em contato com intensos desejos, porque o sentimento da Casa 7 a partir da lua é o desejo, que pode ser tanto por parceiros sexuais, quanto por qualquer coisa terrena cobiçada. Isso não me dá certeza de que terei um relacionamento (infelizmente...), apenas que eu sentirei muito desejo - algo que não estava sentindo com a mesma intensidade antes desse período.

Experimente analisar seu mapa sob a luz da lua, que você pode encontrar algumas coisas interessantes.

Comentários

  1. Bem interessante o artigo! Mas já me dei conta que ao colocar a lua no asc, não devemos analisar as casas com os mesmos significados de quando em um horóscopo solar! Onde encontro o significado das casas para análise do lunar? Valeu!

    ResponderExcluir
  2. os significados não serão mundanos, mas em relação à esfera dos sentimentos e sensações. Caso contrário, indicariam a mesma coisa e não faria muito sentido.

    Assim, se a casa 6 indica atraso na perspectiva indiana, qual é o sentimento que isso gera? Frustração, raiva. A sexta casa a partir da lua representa eventos nos quais sentimos frustração.

    Para saber os significados das casas do ponto de vista da lua, basta deduzir o sentimento que a experiência de cada casa indicaria. Os livros de astrologia védica podem ser uma mão na roda para isso.

    Se a casa 8 representam eventos súbitos, a presença de planetas na 8 da lua podem indicar sustos que você sente, choques. Se a casa 4 representa felicidade, os planetas que ingressam na 4 da lua geram essa emoção. Se a Casa 7 indica relacionamentos e desejo, a pessoa sente paixões na 7 da lua. Se a Casa 12 indica inimigos e libertações, nos sentimos libertados quando planetas entram na 12 da lua. E assim sucessivamente.

    ResponderExcluir
  3. que legal, tem indicação de algum livro bem basiquinho para quem não entende NADA de indiana?

    ResponderExcluir
  4. "Isso não me dá certeza de que terei um relacionamento (infelizmente...),"

    Hm? Vc nao era casado?

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Como interpretar uma Revolução Solar?

No post anterior eu comecei a falar sobre o método de previsão mais popular da idade média e renascença: direções primárias + revolução Solar. Também lancei no ar uma frase não-tão-enigmática assim:
Na revolução, qualquer coisa que signifique o nativo deve estar em contato com qualquer coisa que signifique o evento Neste artigo, vamos decifrar a frase acima: você aprenderá a interpretar uma revolução solar de um modo minimamente decente pra você já fazer alguma previsão.

Para ter um entendimento satisfatório desse artigo, você precisa saber alguma coisa de astrologia: o que cada casa e planeta podem representar, o que são partes árabes, e o que são aspectos/conjunções. É um artigo para os já iniciados, mas você que está começando agora pode consultar outras fontes pra entender o que falo aqui - com a internet, não será difícil.

Como nascem os eventos? As aulas de astrologia horária que você anda fazendo com o tio William Lilly deveriam te levar a mais além de encontrar seu cachorro. E…

o melhor livro de astrologia dos últimos tempos.

Você, leitor que começa a se interessar em astrologia, está diante de uma chance única de começar a aprender a arte da melhor forma possível. Nesse artigo, eu apresento um link com o download para o melhor livro de astrologia medieval com o qual eu me deparei nos últimos tempos.

Acho que não estou exagerando. Invejo quem começaria a estudar astrologia pelo que vou apresentar nesse artigo. Se em 2003, ano em que comecei a me interessar por astrologia, alguém me oferecesse esse livro, teria poupado minhas retinas de uma colossal quantidade de lixo.

Talvez, por ainda não ter visto tanto lixo, eu não saberia valorizar o momento em que me deparo com uma obra como essa. Valorizando ou não, se tivesse essa obra nas minhas mãos inexperientes em 2003, teria começado a estudar astrologia em alicerces sólidos o bastante para que deles eu não saísse nunca mais.

Livros bons, trabalho árduo (para obtê-los)  A astrologia praticada de forma mais aprofundada é um saber não tão popular quanto se pen…