7 de dez de 2010

Os aspectos na Astrologia Indiana: dois tipos

Na Jyotisha, existem dois tipos de aspectos. Não, não são os aplicativos e separativos...

Quando me refiro a dois tipos, são de fato duas variedades completamente diferentes:
  • Aspectos por Signo (Rasi Dristi)
  • Aspectos dos planetas (Graha Dristi)
A palavra 'Dristi' significa, dentre outras coisas, 'olhar'. Sim, os aspectos na jyotisha tem a mesma conotação da Astrologia Clássica do Ocidente, e provavelmente você aprenderá a usá-los também nela, se perceber como os autores Índia analisam um mapa em seus livros.


Aspectos dos Signos

Os aspectos dos Signos se assemelham levemente aos nossos: eles são mútuos, ou seja, se Aquário e Áries se aspectam, dois planetas, um em cada, se aspectarão entre si.

De fato, a morfologia desse tipo de aspecto só tem em comum com a Astrologia Ocidental o fato dos dois planetas em cada signo se olharem reciprocamente. Depois do que foi exposto quanto à sua morfologia e regras acima, eu diria que nada mais se assemelha com a Astrologia Ocidental. Eis as diferenças:
  • Os signos fixos (Touro, Leão, Escorpião, Aquário) aspectam os signos cardinais (móveis) (Áries, Câncer, Libra, Capricórnio) menos aqueles que estiverem imediatamente anteriores ou seguintes a eles na ordem zodiacal. Por exemplo, o signo de Áries aspecta todos os signos fixos menos Touro, porque é o signo seguinte a ele na ordem zodiacal. Seguindo o mesmo raciocínio, o Signo Fixo Leão aspecta todos os signos móveis com exceção de Câncer, que é anterior a ele. Basta proceder da mesma forma com os restantes, e se acostumar com a idéia.
  • E os Signos mutáveis ou duplos (Gêmeos, Virgem, Sagitário, Peixes)? Eles se aspectam entre si.
Agora vamos aos aspectos dos planetas. Calma, que você só vai saber usá-los depois que conhecer as regras de cada grupo.


Graha Dristi (aspectos dos planetas)

Em se tratando de comparações com o Ocidente, essa é a diferença mais notável entre a Astrologia Indiana e a Ocidental. Os aspectos dos planetas são os mais populares entre os astrólogos de lá, e eu diria que uma pessoa que não estuda profundamente a Jyotisha há de pensar que eles são o único tipo de aspectos usados na Índia, relegando os aspectos por signo a um exótico astrólogo que criou uma "escola" meio esquisitona e que difere de Parasara. Esse astrólogo se chamava Jaimini, e nos seus "Jaimini Sutras" citou o uso dos aspectos dos Signos e não citou os aspectos dos planetas.

Você já deve ter suspeitado, pelo meu tom sarcástico, que isso é uma mentira. As mesmas pessoas que pensam que os aspectos de signo só existem na obra de Jaimini, devem ter deduzido isso porque poucas escolas os usam, enquanto a maioria lança mão dos aspectos planetários.

Essa pessoa fictícia que eu criei, na verdade, já fui eu, e poderia ter sido você, antes de ler esse texto. Isso é fruto de se confiar em autores contemporâneos e esquecer os fundamentos de tudo que se pratica hoje.

Evidentemente, eu não poderia deixar de conhecer as obras Parasara e Jaimini "pessoalmente" e na íntegra para concluir que isso é mentiroso: Parasara cita ambos os tipos de aspectos, e a escola de Astrologia na qual mais me inspiro (a do Sri Jagannath Center) usa os dois tipos a todo o tempo. Essa mesma escola não vê Jaimini como algo à parte de Parasara, mas sim como um admoestador, que "dá dicas" complementares, ajudando a entender tudo aquilo que Parasara ensinou!

Depois dessa breve introdução, vamos aprender os aspectos dos planetas. Basta contar signos (incluindo o signo onde o planeta está! Não o considere como ZERO, mas como UM):
  • Sol, Lua, Vênus, Mercúrio: Aspectam somente o sétimo Signo a partir das suas posições. Isso mesmo, esses planetas só fazem OPOSIÇÃO.
Como você verá a seguir, TODOS OS PLANETAS ALÉM DO SOL, VÊNUS E MERCÚRIO TAMBÉM FAZEM OPOSIÇÃO E ALGUNS ASPECTOS A MAIS.
  • Marte: Aspecta o 4°, 7° e 8° Signos a partir da sua posição.
  • Saturno: Aspecta o 3°, 7° e 10° Signos a partir da sua posição.
  • Júpiter, Rahu (nodo lunar norte) e Ketu (nodo lunar sul): Aspectam o 5°, 7° e 9° signos a partir da sua posição. Ou seja, ALÉM DA OPOSIÇÃO, ESSES PLANETAS SÓ FAZEM TRÍGONOS.
Sanjay Rath disse que Rahu é o único que aspecta o signo anterior na ordem do zodíaco (o 12° da sua posição), mas não tenho visto muito isso nos seus livros.

E a conjunção? Bem, a conjunção é a mesma que na Astrologia Ocidental, quando dois planetas estão no mesmo signo. Ela é tratada não como um aspecto, mas sim uma associação. Tal palavra se refere normalmente a uma relação forte entre dois planetas. (No fim das contas, a conjunção normalmente é interpretada como um aspecto). É óbvio que todos os planetas fazem conjunção.

Após essa introdução, comece a se acostumar com a mecânica dos dois tipos de aspectos, porque em seguida vem a interpretação deles. Acredite, você vai se surpreender.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato e Créditos

rtveronese@gmail.com Para dúvidas, reclamações, críticas e consultas.