Pular para o conteúdo principal

criminalidade

O Lote do Roubo e contado, num nascimento diurno, da distancia de Mercurio a Marte, sendo a mesma diferença [somada] a Saturno.
Para o Lote concernente a Desonestidade, [calcula-se] de dia do Sol a Marte e [adiciona-se] a mesma quantidade [de graus] a partir do Ascendente; a noite, reverte-se [o calculo].
Se o regente do Lote da Fortuna ou da Aquisição (o decimo primeiro signo a partir do lote da Fortuna) ou do Espirito estiverem no Lote relativo a Desonestidade ou Roubo, eles ganharão o seu sustento através de violência, vilania ou saques. E se os regentes de todos [os lotes] acima se encontrarem juntos, eles causarão as mesmas coisas.
E se o Regente da Desonestidade ou do Roubo estiverem sobre o Lote da Fortuna ou do Espirito ou da Aquisição ou do Sustento, as circunstancias de vida serão derivadas daqueles [mesmos atos].
O trecho acima foi extraído do segundo livro da Antologia de Vettius Valens. Hoje em dia nao ousamos acreditar que o mapa natal prometa uma vida de crimes para o individuo que o porta, mas esses e outros prognosticos eram visados sem provocar muitos dilemas filosoficos nas mentes dos Astrologos do periodo classico e medieval, como Valens e Bonatti.

Minha postura e apenas observar e nao fazer conclusoes precipitadas. Eu poderia aderir ao mainstream astrologico e considerar tal vaticinio acima uma heresia que desrespeita o principio do livre arbitrio, mas sou muito mais inclinado a testar o que Valens propoe antes de concluir alguma coisa.

Alguns remedios sao tao seguros que o unico risco de voce toma-los e de melhorar sem saber que estava doente antes. Com a pesquisa Astrologica e a mesma coisa - ela e retrospectiva e nunca fere a ninguem. O unico risco de realiza-la e o de perceber que Astrologos como Valens estavam certos!

Para quem nao entendeu direito o texto:
Formula do Lote da Desonestidade
Mapas diurnos (sol acima do horizonte): Marte - Sol + Ascendente

Noturnos (sol abaixo do horizonte): Sol - Marte + Ascendente

Formula do Lote do Roubo:
Diurnos: Marte - Mercurio + Saturno
Noturnos: Mercurio - Marte + Saturno
O raciocinio e o seguinte: Os lotes da fortuna e do espirito tem muito a ver com o modo pelo qual uma pessoa se sustenta financeiramente. Se esses lotes estiverem no mesmo signo dos lotes acima, isso pode representar que a pessoa ganha dinheiro atraves de metodos ilicitos. Deve-se pensar da mesma forma se os regentes dos lotes estiverem em conjunçao ou aspecto proximo.

Uma coisa que as pessoas nao estao muito acostumadas e a palavra "aquisiçao": ela significa o decimo primeiro signo a partir do signo do Lote da Fortuna. Se o regente desse signo estiver com os Lotes criminosos, isso indica a mesma coisa que acima.

Agora que voce tem isso tudo em maos, resta somente testar em mapas. No Brasil, o material e escasso... Pra nao dizer o contrario!

Comentários

  1. Hi Rodolfo,

    I just saw your post on criminality (and read it via google translator). This is great stuff; thank you for posting it!

    The one thing I have noticed with the Arabian Parts such as this is that they are only relevant if the planetary positions, aspects, etc. promise criminality.

    What do you think?

    Nina

    ResponderExcluir
  2. Hi, nina

    Zoller says the same in his book: complete delineation should antecipate the work with natal parts.

    Yuzuru

    ResponderExcluir
  3. no more adds. yuzuru said clearly. theft and other crimes must be read in the natal chart by means of its planets houses and rulerships. The parts only confirms.

    This theory is great, but how can we grasp it and put into practice? I should post it in the next articles.

    Thank you for your comments, Nina and Yuzuru.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Como interpretar uma Revolução Solar?

No post anterior eu comecei a falar sobre o método de previsão mais popular da idade média e renascença: direções primárias + revolução Solar. Também lancei no ar uma frase não-tão-enigmática assim:
Na revolução, qualquer coisa que signifique o nativo deve estar em contato com qualquer coisa que signifique o evento Neste artigo, vamos decifrar a frase acima: você aprenderá a interpretar uma revolução solar de um modo minimamente decente pra você já fazer alguma previsão.

Para ter um entendimento satisfatório desse artigo, você precisa saber alguma coisa de astrologia: o que cada casa e planeta podem representar, o que são partes árabes, e o que são aspectos/conjunções. É um artigo para os já iniciados, mas você que está começando agora pode consultar outras fontes pra entender o que falo aqui - com a internet, não será difícil.

Como nascem os eventos? As aulas de astrologia horária que você anda fazendo com o tio William Lilly deveriam te levar a mais além de encontrar seu cachorro. E…

As Casas da Morte.

Quando se pensa em morte na Astrologia Moderna, após uma série de desculpas e desembaraços para se lidar com o tema, vem a nossa mente a Casa VIII. Na Astrologia Medieval, essa também é a Casa usada para a questão, porém existem mais duas que tem participação na delineação da morte: As Casas IV e VII. Como muitas coisas dos livros antigos, elas são citadas porém não são explicadas. Tal qual um rabino dedicado ao estudo do Torá, temos de buscar algum sentido para aquilo se quisermos "digerir" os aforismos. Caso contrário, estes passarão incompreensíveis ao nosso entendimento.

A Casa VII é o lugar onde os planetas se põem, e portanto guardam uma representação simbólica de morte. Autores gregos também consideram planetas na VII como representantes de eventos que acontecerão no fim da vida do nativo.

A Casa IV marca o fim de um ciclo, pois a partir dela o planeta volta a "subir" rumo ao Ascendente. Muitos autores usam a Casa IV para simbolizar as coisas que acontecem ao …