Pular para o conteúdo principal

Aspectos na antiguidade

Aqui vai a minha percepção dos aspectos na antiguidade, principalmente antes do período medieval.

Em primeiro lugar, preciso contra-argumentar o que alguns astrólogos tradicionais dizem acerca da astrologia moderna. Eu não sou um astrólogo pós-moderno. Minha abordagem segue princípios de interpretação medievais e clássicos, mas é preciso fazer jus sempre a verdade. Tampouco eu tenho necessidade de achacar meus colegas modernos. Sou muito bem resolvido nas minhas escolhas para fazer isso, logo eu acho desnecessário criticar demasiadamente colegas.

A contenda se resume no seguinte: alguns astrólogos medievalistas dizem que a Astrologia moderna dá muita enfase a aspectos. Isso é verdade; além disso, porém, meus colegas também criticam a prática moderna dizendo que nela os planetas mudam de significado quando eles entram em aspecto, porém nunca vi um astrólogo moderno defendendo isso. Ao contrário, creio que há muitas semelhanças entre o modo pelo qual um astrólogo clássico e um moderno interpretam os aspectos. A diferença reside na significação dos planetas: a prática moderna é essencialmente subjetiva na interpretação.

Quando eu estudava astrologia moderna e comportamental, lia intermináveis listas de aspectos - a maioria delas ignoravam as casas dos planetas em aspecto, coisa que tornavam as interpretações restritas aos seus significados essenciais. Isso não é novo. Em textos de astrólogos Bizantinos e Gregos já existem delineações de aspectos considerando-se os significados essenciais dos planetas. Repito que no que tange a aspectos, a única diferença entre clássicos e modernos são as interpretações dos planetas, porém o modo de interpretar é muito parecido, como veremos ainda nesse artigo.

Vejamos um aspecto, delineado a luz da astrologia moderna:

Vênus em quadratura com Saturno.

Vênus representa amor; Saturno, limitações. Esse aspecto pode indicar, dentre outras coisas, que a pessoa sente limitações na vida sentimental: como Saturno representa coisas sérias e a quadratura é o angulo do conflito, pode ser que ela tenha de escolher entre o amor e o trabalho e as decisões profissionais. Pode também indicar que as figuras femininas presentes na vida da pessoa sejam muito amargas - Vênus são mulheres e Saturno representa pessoas amargas, ressentidas, mal-humoradas. Existem outras interpretações, mas estas bastam para o exemplo.

Perceba que os significados de Vênus e Saturno se adicionam um ao outro. Vênus não deixa de ser Vênus - as mulheres, o amor, o sexo. Saturno, da mesma forma, continua sendo o grande maléfico. Contudo, temos a nossa frente uma combinação de dois elementos que gera um terceiro elemento diferente dos dois primeiros: a configuração Vênus-Saturno.

Vejamos a mesma combinação acima interpretada de acordo com os Astrólogos clássicos. Na Astrologia Clássica, Venus é significadora essencial de Casamento e de uniões sexuais; pode indicar também a mãe do nativo, se ele nasceu de dia. Saturno é significador de pessoas sujas, pobres e devassas, mas ao mesmo tempo ele pode indicar os ancestrais do nativo e pessoas mais velhas, até mesmo aquelas pessoas que possuem poder político e/ou rigor científico.

Classicamente, Vênus em quadratura com Saturno pode indicar que o nativo gosta de sexo (Vênus) menos convencional (Saturno), práticas que de alguma forma sejam bem diferentes ou muito mais exageradas do que as realizadas pela maioria. Pode indicar também que o nativo há de se envolver com mulheres (Vênus) mais pobres que ele (Saturno). A última alternativa seria supor que há envolvimento do sujeito (Vênus) com pessoas mais velhas (Saturno).

Percebeu a semelhança com a Astrologia Moderna? Com exceção dos significados dos planetas, a maneira de se interpretar é a mesma: os significados de um planeta são adicionados ao outro.

Pois então, as semelhanças acabam aqui.

Se você reparou, os dois textos acima não lhe ajudam em nada a discernir as situações encontradas no mapa. Quando Vênus-Saturno será pessoas sexualmente moderninhas? Quando será sexo com pobres? Quando será sexo com políticos? As semelhanças entre o moderno e o antigo param por aqui, com os clássicos se sobressaindo muito mais em técnica.

Alguém acha que o verdadeiro significado de Venus em aspecto com Saturno será dado por intermédio da intuição do Astrólogo? Ela pode até ajudar mesmo, mas podemos exercitar muito nossa cabecinha antes da intuição ser convocada. Até o último instante, devemos recorrer a técnica. Ela norteia a intuição. Graças a Deus, a Astrologia Clássica nos ajuda a descobrir o que Vênus Saturno representa pela técnica.

Todas as minhas delineações são oriundas de Vettius Valens e do excelente artigo escrito pela Astróloga Clelia Romano neste link. Aí vai a justificativa para Saturno
  • Saturno nos ângulos em aspecto com Vênus fala a favor de uma sexualidade fora do "normal" porque os ângulos são pontos bastante pessoais. Saturno estaria, portanto, "encarnado" na personalidade do nativo. Vênus iria junto.
  • Vênus em locais abjetos (Casas 12 e 6) em aspecto com Saturno fala a favor de sexo com mulheres mais pobres que o nativo porque o eixo 6-12 representa miséria, infortúnio e servidão. Existem outras maneiras de se encontrar esse mesmo significado, mas no momento basta um exemplo.
  • Se Vênus estiver em trígono com Saturno em bom estado, isso fala a favor de relacionamento com pessoas influentes. Isso porque o trígono coloca Saturno a 9 ou 5 signos de Vênus, sendo esses dois números (9 e 5) representantes de Casas-Signos de boa sorte, religião ou ciência.
Existem outras "dicas" dos alfarrábios que são completamente compreensíveis. Saturno unido a Vênus (outra maneira de dizer que ambos estão em aspecto) pode indicar sexo com pobres, mas isso é deixado de lado se ao mesmo tempo Vênus aspectar Júpiter. Isto porque Júpiter é significador essencial de riqueza. Nesse caso, Vênus-Saturno apenas indicaria que o nativo se relaciona com mulheres ricas e mais velhas que ele.

Aprender técnica astrológica antiga pode parecer inútil a primeira vista, mas quando se pratica nota-se nitidamente a importância de cada elemento aprendido.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como interpretar uma Revolução Solar?

No post anterior eu comecei a falar sobre o método de previsão mais popular da idade média e renascença: direções primárias + revolução Solar. Também lancei no ar uma frase não-tão-enigmática assim:
Na revolução, qualquer coisa que signifique o nativo deve estar em contato com qualquer coisa que signifique o evento Neste artigo, vamos decifrar a frase acima: você aprenderá a interpretar uma revolução solar de um modo minimamente decente pra você já fazer alguma previsão.

Para ter um entendimento satisfatório desse artigo, você precisa saber alguma coisa de astrologia: o que cada casa e planeta podem representar, o que são partes árabes, e o que são aspectos/conjunções. É um artigo para os já iniciados, mas você que está começando agora pode consultar outras fontes pra entender o que falo aqui - com a internet, não será difícil.

Como nascem os eventos? As aulas de astrologia horária que você anda fazendo com o tio William Lilly deveriam te levar a mais além de encontrar seu cachorro. E…

o melhor livro de astrologia dos últimos tempos.

Você, leitor que começa a se interessar em astrologia, está diante de uma chance única de começar a aprender a arte da melhor forma possível. Nesse artigo, eu apresento um link com o download para o melhor livro de astrologia medieval com o qual eu me deparei nos últimos tempos.

Acho que não estou exagerando. Invejo quem começaria a estudar astrologia pelo que vou apresentar nesse artigo. Se em 2003, ano em que comecei a me interessar por astrologia, alguém me oferecesse esse livro, teria poupado minhas retinas de uma colossal quantidade de lixo.

Talvez, por ainda não ter visto tanto lixo, eu não saberia valorizar o momento em que me deparo com uma obra como essa. Valorizando ou não, se tivesse essa obra nas minhas mãos inexperientes em 2003, teria começado a estudar astrologia em alicerces sólidos o bastante para que deles eu não saísse nunca mais.

Livros bons, trabalho árduo (para obtê-los)  A astrologia praticada de forma mais aprofundada é um saber não tão popular quanto se pen…