Pular para o conteúdo principal

Exemplo de interpretação medieval



Vou reproduzir aqui a interpretação de Johannes Schoener sobre a Genitura de Maximiliano I, Imperador do Sacro Império Romano. Vamos para o tópico que trata de inimigos secretos.


"Exemplificação do nativo sobre inimigos secretos


Primeira conclusão: Ele terá muitos inimigos. Isso é tirado do fato de Saturno [ser] Almuten dos Significadores de Inimigos, misturado ao regente do ascendente por aspecto de quadratura. O mesmo é afirmado [do fato] do lorde do ascendente e da casa XII ser o mesmo planeta.
Segunda conclusão: seus inimigos serão encontrados entre nobres poderosos. Isso é coletado do Sol recebendo o senhor da décima segunda [casa] pela conjunção [por aspecto] com saturno, o Almuten dos inimigos nos ângulos e em sua própria dignidade [de domicílio].
Terceira conclusão: Seus inimigos secretos facilmente entrarão em acordo com ele porque o regente do ascendente se aplica ao regente da casa 11 em trígono com perfeita recepção.
Quarta conclusão: Ele prevalecerá sobre todos que tiverem inveja dele, ele os esmagará e não serão capazes de de fazer mal algum a ele, mas ele mesmo os impedirá. O Almuten da casa 12 retrógrado argumenta isso.
Quinta Conclusão: O nativo será impedido em seus negócios, ele terá ansiedade e tristeza devido a inimigos, e sofrimento. A segunda regente da triplicidade da casa 12 significa isso, vênus retrógrada na oitava [casa]. A dodecatemória de Saturno no domicílio de Marte significa o mesmo.
Sexta Conclusão: De qualquer forma, no fim das contas ele será afortunado contra seus inimigos contra seus adversários pela sua própria sagacidade, devido a boa condição do terceiro regente da triplicidade da décima segunda casa. Além disso, a fraqueza da Parte dos Inimigos por meio dos raios da oposição de marte confirmam esse assunto."


Talvez você não saiba o que significam alguns termos, mas o importante é perceber o raciocínio subjacente a interpretação. O astrólogo medieval não se baseava apenas num planeta para analisar um assunto da vida do nativo; como você percebeu, para cada casa existe mais de um regente, e pela condição deles no mapa nós percebemos os altos e baixos de um tema, de uma área da vida; Enquanto uns planetas podem referir perda e tristeza, outros demonstram vitória. Tudo depende da condição de cada planeta. O estabelecimento dessa maneira de se analisar confere realidade e precisão ao tema natal. Não sofremos somente problemas nas casas com o regente em mal estado, porque existem outros regentes que podem ajudar.


Escolhi a interpretação dos inimigos secretos porque se trata de um tema negligenciado na astrologia moderna, além de conter uma pegadinha para o iniciante. Talvez as pessoas pensem que um regente da casa 12 em bom estado indique inimigos bonzinhos. Muito pelo contrário! A força dessa casa indica inimigos poderosos! O assunto de uma casa em bom estado prospera seus significados!


Estabeleça sua interpretação dessa forma. Se o regente da casa 1 está na casa sete em mal estado, então o nativo pode buscar relacionamentos e ter problemas com eles. Se o segundo regente da casa 1 está em bom estado na casa 10, contudo, ele pode encontrar uma compensação para os relacionamentos fracassados na carreira.


É assim que se analisa. Para saber os regentes, consulte as tabelas tantas vezes mencionadas nos meus artigos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como interpretar uma Revolução Solar?

No post anterior eu comecei a falar sobre o método de previsão mais popular da idade média e renascença: direções primárias + revolução Solar. Também lancei no ar uma frase não-tão-enigmática assim:
Na revolução, qualquer coisa que signifique o nativo deve estar em contato com qualquer coisa que signifique o evento Neste artigo, vamos decifrar a frase acima: você aprenderá a interpretar uma revolução solar de um modo minimamente decente pra você já fazer alguma previsão.

Para ter um entendimento satisfatório desse artigo, você precisa saber alguma coisa de astrologia: o que cada casa e planeta podem representar, o que são partes árabes, e o que são aspectos/conjunções. É um artigo para os já iniciados, mas você que está começando agora pode consultar outras fontes pra entender o que falo aqui - com a internet, não será difícil.

Como nascem os eventos? As aulas de astrologia horária que você anda fazendo com o tio William Lilly deveriam te levar a mais além de encontrar seu cachorro. E…

o melhor livro de astrologia dos últimos tempos.

Você, leitor que começa a se interessar em astrologia, está diante de uma chance única de começar a aprender a arte da melhor forma possível. Nesse artigo, eu apresento um link com o download para o melhor livro de astrologia medieval com o qual eu me deparei nos últimos tempos.

Acho que não estou exagerando. Invejo quem começaria a estudar astrologia pelo que vou apresentar nesse artigo. Se em 2003, ano em que comecei a me interessar por astrologia, alguém me oferecesse esse livro, teria poupado minhas retinas de uma colossal quantidade de lixo.

Talvez, por ainda não ter visto tanto lixo, eu não saberia valorizar o momento em que me deparo com uma obra como essa. Valorizando ou não, se tivesse essa obra nas minhas mãos inexperientes em 2003, teria começado a estudar astrologia em alicerces sólidos o bastante para que deles eu não saísse nunca mais.

Livros bons, trabalho árduo (para obtê-los)  A astrologia praticada de forma mais aprofundada é um saber não tão popular quanto se pen…