25 de jul de 2007

Exemplo de interpretação medieval



Vou reproduzir aqui a interpretação de Johannes Schoener sobre a Genitura de Maximiliano I, Imperador do Sacro Império Romano. Vamos para o tópico que trata de inimigos secretos.


"Exemplificação do nativo sobre inimigos secretos


Primeira conclusão: Ele terá muitos inimigos. Isso é tirado do fato de Saturno [ser] Almuten dos Significadores de Inimigos, misturado ao regente do ascendente por aspecto de quadratura. O mesmo é afirmado [do fato] do lorde do ascendente e da casa XII ser o mesmo planeta.
Segunda conclusão: seus inimigos serão encontrados entre nobres poderosos. Isso é coletado do Sol recebendo o senhor da décima segunda [casa] pela conjunção [por aspecto] com saturno, o Almuten dos inimigos nos ângulos e em sua própria dignidade [de domicílio].
Terceira conclusão: Seus inimigos secretos facilmente entrarão em acordo com ele porque o regente do ascendente se aplica ao regente da casa 11 em trígono com perfeita recepção.
Quarta conclusão: Ele prevalecerá sobre todos que tiverem inveja dele, ele os esmagará e não serão capazes de de fazer mal algum a ele, mas ele mesmo os impedirá. O Almuten da casa 12 retrógrado argumenta isso.
Quinta Conclusão: O nativo será impedido em seus negócios, ele terá ansiedade e tristeza devido a inimigos, e sofrimento. A segunda regente da triplicidade da casa 12 significa isso, vênus retrógrada na oitava [casa]. A dodecatemória de Saturno no domicílio de Marte significa o mesmo.
Sexta Conclusão: De qualquer forma, no fim das contas ele será afortunado contra seus inimigos contra seus adversários pela sua própria sagacidade, devido a boa condição do terceiro regente da triplicidade da décima segunda casa. Além disso, a fraqueza da Parte dos Inimigos por meio dos raios da oposição de marte confirmam esse assunto."


Talvez você não saiba o que significam alguns termos, mas o importante é perceber o raciocínio subjacente a interpretação. O astrólogo medieval não se baseava apenas num planeta para analisar um assunto da vida do nativo; como você percebeu, para cada casa existe mais de um regente, e pela condição deles no mapa nós percebemos os altos e baixos de um tema, de uma área da vida; Enquanto uns planetas podem referir perda e tristeza, outros demonstram vitória. Tudo depende da condição de cada planeta. O estabelecimento dessa maneira de se analisar confere realidade e precisão ao tema natal. Não sofremos somente problemas nas casas com o regente em mal estado, porque existem outros regentes que podem ajudar.


Escolhi a interpretação dos inimigos secretos porque se trata de um tema negligenciado na astrologia moderna, além de conter uma pegadinha para o iniciante. Talvez as pessoas pensem que um regente da casa 12 em bom estado indique inimigos bonzinhos. Muito pelo contrário! A força dessa casa indica inimigos poderosos! O assunto de uma casa em bom estado prospera seus significados!


Estabeleça sua interpretação dessa forma. Se o regente da casa 1 está na casa sete em mal estado, então o nativo pode buscar relacionamentos e ter problemas com eles. Se o segundo regente da casa 1 está em bom estado na casa 10, contudo, ele pode encontrar uma compensação para os relacionamentos fracassados na carreira.


É assim que se analisa. Para saber os regentes, consulte as tabelas tantas vezes mencionadas nos meus artigos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato e Créditos

rtveronese@gmail.com Para dúvidas, reclamações, críticas e consultas.