Pular para o conteúdo principal

Planetas nos signos



Veja esse trecho do livro "The Judgements of Nativities", de Abu Ali Al Khayyatt (Tradução de James Hershell Holden, AFA, Temple, Arizona):



Capítulo 44. Mercúrio em seu próprio domicílio e naqueles dos outros planetas.


Quando mercúrio está num domicílio de Saturno, isso indica seriedade da língua e uma diversidade de palavras e más suspeitas. Ele andará com homens religiosos e sábios, e ele será conhecido pela observação da sua lei.


Se esse mesmo planeta estiver num domicílio de Júpiter, isso prevê conexão e amizade com reis e administração dos seus afazeres e das causas de festas e defesas. E ele será sábio nos julgamentos.


Quando ele estiver num domicílio de Marte, ele fará falsos documentos de decepção, mentiras e trapaças, dos quais ele experimentará desgraça.


Quando esse mesmo planeta estiver no domicílio do Sol, isso significa o aumento em sabedoria e memória e a investigação de ramos profundos do conhecimento.


Se você encontrar esse planeta nos domicílios de Vênus, isso indica muitos amigos, e o nativo amará insolência, imprudência e brincadeiras, e ele temerá a Deus, dará muito e receberá da mesma monta, e ele fará todas as coisas que requeiram conhecimento, e ganhará para si nobres e homens excepcionais.


Estando em um dos seus domicílios, significa toda a ciência do
trivium e do quadrivium, e também profecia, especialmente se estiver em virgem.


Quando localizado no domicílio da Lua, isso mostra muitas viagens e
inclinações honoráveis, e uma boa reputação. Será um homem decente.



Capítulo 39 - Saturno em seu domicílio e naqueles dos outros planetas em natividades diurnas e noturnas.


Quando Saturno estiver em seu próprio domicílio em natividades diurnas, significa amizade com nobres e magnatas, acúmulo de propriedade, especialmente se estiver no ASC ou com a Parte da Fortuna. Se a natividade for noturna, significa trabalho árduo, com um longo repouso dela, e muitas doenças.


Se estiver num domicílio de Júpiter em natividades diurnas, significa
beleza, abundância de riquezas e verdade. Mas se a natividade for noturna, ele será um arranjador de coisas para Reis e Magnatas, e seu pai pode ser morto.


E quando ele estiver num domicílio de marte, ele terá um coração de pedra, pouca piedade, e muita ira em situações nas quais ele não poderia estar assim. Não terá avanço devido às coisas boas boas que fizer, e prosperará mais na maldade.


O mesmo Saturno em natividades diurnas no domicílio Solar declara boa fortuna para o nativo, boas circunstâncias para o pai e o aumento dos recursos do nativo. Em mapa noturno, significa aflição de doença para o nativo e seu pai.


Mas se você o descobrir nos domicílios de vênus, isso denota sua paixão por mulheres pobres, aquelas assoladas por enfermidades, e comuns, sem valor.
[por não haver distinção entre mapas diurnos e noturnos, a descrição acima pode se referir ao Saturno noturno em Libra ou Touro, com a omissão da descrição diurna que, pela lógica implícita, deveria ser benfazeja].


E quando esse mesmo planeta estiver num domicílio de mercúrio, isso significa que o nativo será astuto e preservará e investigará diversos ramos do conhecimento e segredos em livros secretos, e por conta disso sofrerá dano. E ele terá um impedimento e lentidão da língua. Terá uma atitude mental muito ruim, os homens o odiarão e reputarão a ele coisas que não fez.


Se você encontrar esse mesmo planeta no domicílio da lua, não duvide que isso significa muitas enfermidades para o nativo e malefícios para sua mãe. Além disso, destruirá o patrimônio da mãe durante seu tempo de vida.




O que vemos acima é uma descrição de Mercúrio e Saturno nas "casas dos planetas", hoje comumente chamadas de signos. A primeira coisa que nos chama a atenção é a ignorância da distinção entre os dois domicílios de um mesmo planeta. Como você sabe, os únicos planetas que regem apenas um signo cada são o sol (leão) e a lua (câncer), os restantantes regendo dois cada. Mesmo assim, Abu geralmente não distingue, por exemplo, Gêmeos de Virgem, signos regidos por Mercúrio: para ele, são domicílios mercuriais, e ponto.

A segunda coisa a ser percebida consta na pergunta: "o planeta influencia o signo, ou o signo influencia o planeta?" Surpreendentemente, ela pode ter duas respostas. Perceba que as coisas regidas por mercúrio são influenciadas pelos domicílios nos quais ele se encontra, expressando-se "puramente" apenas nas suas casas zodiacais, Gêmeos e Virgem. Mercúrio é intelecto e estudo, mas isso é mais evidente no seu próprio domicílio. Nos outros signos, fica difícil enxergar o mercúrio que armazena dados e tem interesses intelectuais. Ele se torna mais um "relações públicas", que exerce suas funções nos assuntos representados pelos regentes dos signos nos quais passa.

Com Saturno, a situação se inverte. Ao invés de ser influenciado pelos regentes dos signos nos quais passa, é ele quem influencia os assuntos representados pelo regente zodiacal de sua posição! Traz desgraça para a mãe do nativo, regida pela lua (em natividades noturnas, eu presumo, como era o costume). A substância Saturnina não muda de signo a signo, mas influencia os assuntos e pessoas regidos pelo Senhor do domicílio!

Se lermos todas as descrições planetárias de Abu ali, fica fácil perceber que o planeta influencia as coisas representadas pelo regente do signo no qual se encontra se ele for superior ao regente do signo. Quando vemos um planeta inferior dentro de um signo regido por um superior a ele, parece que o inferior se sujeita ao superior, mas isso ainda é dúbio. Vênus em signo de marte é muito semelhante a marte no signo de vênus. Veja abaixo trechos dos capítulos correspondentes:

"Quando Vênus estiver no domicílio de marte, o nativo sofrerá revezes e lutas devido a mulheres, se unindo a escravas ou a mulheres más. Quando se casar, entrará em disputas e argumentações, e perdas de algum modo, podendo até matar sua mulheres devido a alguma suspeita."

"Quando Marte estiver em domicílio de Vênus, ele será sexualmente promíscuo, um fornicador, realizando atos pecaminosos com as viúvas dos seus parentes, ou suas próprias parentes, ou ele se casará com uma mulher com a qual cometeu previamente adultério, e sofrerá dano advindo de mulheres. Mas se estiver em Libra, sofrerá dano por ferro e fogo em partes ocultas do seu corpo. Mas se estiver em Touro, isso significa todo o tipo de leniência combinada com malícia."

Em ambos os casos, marte influencia vênus. Quando ela se posiciona num signo marcial, não adorna os guerreiros com lacinhos de fita. Ao contrário! Marte sempre perverte tudo aquilo que é venusiano. Nesse caso, o signo de um planeta representa o seu campo de ação: marte em signo venusiano: as contendas e excessos (marte) acontecem dentro da área representada por vênus, como sexo e mulheres. Vênus em signo marcial: o nativo encontra os significados de vênus (mulheres) num terreno marcial: o maléfico representa mulheres socialmente desqualificadas e sem caráter. Todavia, o assunto sempre é "mulher"! Não há descrições de guerreiros sendo influenciados pelas qualidades venusianas.

Naturalmente, os significados apontados por Abu Ali devem ser especificados à carta natal em estudo. Marte em signo de Vênus indica contendas e excessos no terreno venusiano, mas esta precisa ser localizada no mapa, a fim de termos noção exata do que "vênus pessoal" marte influencia. Se ela (vênus) estiver na casa um, é o próprio nativo. Na casa onze, os amigos, etc.

Exercitando a astrologia dessa forma, talvez as nossas delineações atuais sejam mais coesas e acuradas. Teste no seu mapa também.

Comentários

  1. Uma das coisas que eu acho divertido é ver como a astrologia moderna jogou fora todos os aspectos técnicos da arte e agora usa o "livre arbitrio" como desculpa pra tudo...

    "Como assim, Saturno é o grande malefico ! Isso é pensamento medieval ! TEnho a carta de uma conhecida minha com saturno no MC e ela tem uma carreira ótima !"

    É claro que dai vamos ver o saturno da moça, e é um saturno dignificado, durante o dia, com um dispositor favoravel, etc.

    Mas como o povo esqueceu as técnicas, fica tudo no "livre arbitrio", ou seja o Self Made Astrology Man.

    ResponderExcluir
  2. Ai, é muita desgraceira! Pô, parece que tudo que eu sou é horrível nos aforismos desse povo antigo! ;-)) ou ;-((

    ResponderExcluir
  3. Eu sou ávido por regras... Mas agora cheguei ao momento em que elas devem se sujeitar ao teste da prática... Se estyudarmos essa arte, e percebermos que ela é acurada (como percebi até agora), valeu a pena.

    ResponderExcluir
  4. Olá...Eu sou estudante.Depois de ler o seu artigo,apareceu uma dúvida: se Saturno estiver em Peixes, o dispositor será Júpiter e Saturno não influenciará Júpiter como no artigo,né? Porque tanto Júpiter como Saturno são planetas superiores, e isso faz com que Júpiter seja o dispositor "normal", ou não? Mas, como Saturno é a última esfera de planetas ( sobre esferas de Ptolomeu), apareceu essa dúvida.Obrigado.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Como interpretar uma Revolução Solar?

No post anterior eu comecei a falar sobre o método de previsão mais popular da idade média e renascença: direções primárias + revolução Solar. Também lancei no ar uma frase não-tão-enigmática assim:
Na revolução, qualquer coisa que signifique o nativo deve estar em contato com qualquer coisa que signifique o evento Neste artigo, vamos decifrar a frase acima: você aprenderá a interpretar uma revolução solar de um modo minimamente decente pra você já fazer alguma previsão.

Para ter um entendimento satisfatório desse artigo, você precisa saber alguma coisa de astrologia: o que cada casa e planeta podem representar, o que são partes árabes, e o que são aspectos/conjunções. É um artigo para os já iniciados, mas você que está começando agora pode consultar outras fontes pra entender o que falo aqui - com a internet, não será difícil.

Como nascem os eventos? As aulas de astrologia horária que você anda fazendo com o tio William Lilly deveriam te levar a mais além de encontrar seu cachorro. E…

o melhor livro de astrologia dos últimos tempos.

Você, leitor que começa a se interessar em astrologia, está diante de uma chance única de começar a aprender a arte da melhor forma possível. Nesse artigo, eu apresento um link com o download para o melhor livro de astrologia medieval com o qual eu me deparei nos últimos tempos.

Acho que não estou exagerando. Invejo quem começaria a estudar astrologia pelo que vou apresentar nesse artigo. Se em 2003, ano em que comecei a me interessar por astrologia, alguém me oferecesse esse livro, teria poupado minhas retinas de uma colossal quantidade de lixo.

Talvez, por ainda não ter visto tanto lixo, eu não saberia valorizar o momento em que me deparo com uma obra como essa. Valorizando ou não, se tivesse essa obra nas minhas mãos inexperientes em 2003, teria começado a estudar astrologia em alicerces sólidos o bastante para que deles eu não saísse nunca mais.

Livros bons, trabalho árduo (para obtê-los)  A astrologia praticada de forma mais aprofundada é um saber não tão popular quanto se pen…