Pular para o conteúdo principal

Brasil 2007: (L)ulalááá...

Na Astrologia, o zodíaco é o referencial de tempo. O ano-novo astrológico se inicia com o Sol a zero grau de Áries, tradição repetida até hoje. O mapa que representa as condições do ano (contado a partir de 20/21 de março) é a carta de ingresso, um mapa que deve ser levantado quando o sol entra a zero grau de Áries.

Esse mapa não é necessariamente o único. Se o ascendente da carta de ingresso recebe um signo cardinal (áries, câncer, libra e capricórnio), devemos fazer quatro mapas para o ano. Se for um signo mutável (gêmeos, virgem, sagitário e peixes), dois mapas. Se for um signo fixo (touro, leão, escorpião e aquário), apenas um mapa. Os mapas além do ingresso de áries devem ser realizados quando o sol entra nos solstícios (câncer e capricórnio) e no equinócio de outono ( libra). Ou seja, se o ascendente do ingresso for Áries, eu preciso fazer mais três cartas: uma no solstício de verão do hemisfério norte (0 de câncer), outra para o equinócio de outono (libra) e outra para o solstício de inverno (0 de capricórnio).

Felimente só precisamos de um mapa para analisar como começa o ano astrológico no Palácio do Planalto, já que um signo fixo ascende. Após verificar isso, sou levado a observar os planetas mais poderosos da carta - os angulares. E eis que encontro señor Saturno numa das casas mais poderosas do mapa!

Saturno em Leão, um maléfico em detrimento - péssimo caráter - e grande poder para agir, já que é angular. Por estar na casa X, representa o nosso presidente. Saturno rege as casas três e quatro. Uma eventual crise no Palácio da Alvorada, que repercute nos assuntos de casa quatro e três - as terras, agricultura e os recursos minerais do país, além do sistema de transportes e as relações com países vizinhos ao Brasil. Saturno da dez está em oposição a marte, regente da casa 1, denotando que o povo se voltará contra o seu presidente. Marte, enquanto significador primário de violência, fala de um provável risco do presidente sofrer um atentado. Toda a configuração pode ser salva por Júpiter na casa dois, e grande parte da malícia do presidente é melhorada pela trígono que Júpiter manda a Saturno em Leão. Um maléfico em detrimento que recebe um trígono tem sua malícia abatida. Poderia dizer que Lula seria muito mal-caráter esse ano, mas Júpiter em trígono com Saturno refrea minha língua...

Um maléfico na casa dez fala a favor de um governo corrupto, mas isso no Brasil é até um pleonasmo... Nesse caso temos de adaptar a interpretação ao contexto brasileiro. Esse Saturno fala de algo pior do que as usuais pastas rosas, dossiês pizza-delivery, mensalões e mensalinhos... Uma crise política que compromete o patrimônio nacional e a relação com os vizinhos! Felizmente, Júpiter abranda esse mal.

Morin de Villefranche diz em sua obra que Saturno em Leão representa a pessoa que experimenta a subida ao poder, mas tem uma queda trágica. Seguindo esse viés, uma grande crise política pode se instalar novamente, que culminaria com um possível impeachment logo no primeiro ano de mandato do nosso querido presidente reeleito. O que abranda- e muito - esses sinais é o trígono com Júpiter... Dessa vez não envolve os parlamentares, pois a casa nove está ausente da configuração. Especularia aqui um esquema de corrupção envolvendo o Ilmo. Sr. Lulalá, mas pelas casas envolvidas (principalmente a três, regendo nossos vizinhos), pressinto uma crise diplomática.

Ressaltei tanto Júpiter, mas ainda nem sequer o delineei. O grande benéfico, especificamente nessa figura, fala de uma situação excelente para o patrimônio Brasileiro. A casa dois representa o dinheiro que circula, bens de consumo. A situação vai bem, moderada, tranquila, e ajuda muito o setor de entretenimento do ano, além das relações que o Brasil tem com o exterior - a casa cinco, regida por Júpiter, fala ao mesmo de dois assuntos um tanto díspares, entretenimento, cultura e embaixadores! Talvez as relações diplomáticas brasileiras diminuam as consequências das besteiras que Lula disser contra nossos vizinhos. Saturno representa ignorância e servidão, e na casa dez se aplica perfeitamente ao nosso presidente metalúrgico!

O tempo dirá, mas esse Saturno na casa do rei promete escândalos alla Fernando Collor de Melo!

Rodolfo Veronese não estranhou a própria interpretação da carta de ingresso para 2007 até a parte do atentado a Lula... Será?

Comentários

  1. "alla fernando collor..."
    O_o
    eu lembro do escandalo do fernando collor, todo mundo em frente a tv pra ver o empeachment.. huhu faz tempo... eu era criança... bem criança.
    Hasta Luego...
    Feliz ano novoooo \o/

    ResponderExcluir
  2. Oi. Olha, esqueci de comentar no e-mail sobre Saturno. Realmente a conotação dada pela Astrologia "moderna" não é lá das melhores, mas na comunidade da qual te falei, a astróloga tem outra visão.

    Mas enfim, interessante suas palavras sobre Saturno em Leão. Claro que não quero exagerar nem nada, mas um ascendente é Sagitário e Saturno em Leão em conjunção com Sol também no mesmo signo na casa IX é querer expor demais o que não é. Se representar minoria então, essa pessoa pode ser uma chata. Eu como boa ariana de casa 8 não consigo suportar esses "delírios megalômanos" e a interferência absurda e opressiva na minha vida de pessoas assim. Projeção de ambos os lados? A vida é isso aí. Pra completar essa carta de alguém que conheço, a Lua está em Áries na casa 5 e está oposta a Plutão em Libra na 11: não sei se estou certa na minha interpretação mas há aí um desejo quase que visceral de comandar os amigos, mas a Lua e suas explosões infantis acaba sendo manipulada por aqueles a quem tentou manipular. Rodolfo, tô treinando ainda! ;-) Cada descoberta minha é acompanhada de um regozijo e um gritinho interior de "ah, consegui". hehe

    Abraços

    ResponderExcluir
  3. Eu e o gerson discutimos isso na comuna de astro trad ceara. Eu que percebi que teriamos os dois maleficos angulares e em posicao partil, com mais influencia ainda sobre o brasil por reger a casa 1.
    Eu me lembro que Ramesey colocava isso como guerra.
    Gerson acredita mais numa oposicao entre o governo e as entidades sindicais

    ResponderExcluir
  4. Lembrei de outra coisa... para o Steven, a sétima é que sao os paises vizinhos. Saturno teria pouco a dizer sobre a 3a, pq se nao me engano a cuspide está em capricornio, portanto em aversao. Mas mesmo que fosse, para ele a 3a fala mais sobre as leis e a religiao do pais em sua aplicacao pratica e cotidiana

    ResponderExcluir
  5. Será que o Lula teflon não passa dessa?

    ResponderExcluir
  6. Olá, queria só dizer que tenho aprendido muito por lá como te falei no e-mail e por aqui! ;-) Por lá devido à questão simbólica-emocional envolvida, da experiência da moderadora, das dúvidas banais (mas pra mim são do tamanho do universo)de matemática e também do fato que ela abriu a comunidade pra explicar esses pequenos detalhes mesmo.

    Estou refletindo muito sobre as coisas que você me falou, sobre a tal da "birra", da psique, dos eufemismos da Astrologia Moderna.

    Seus textos são ótimos e apesar de não haver essa "quase simultaneidade" de contato (isso é um blog e não uma "comunidade e você nem teria paciência, né?) descubro coisas novas como essas que acabei de ler pesquisando outra coisa num site de busca: sobre sistema de casas = signo, um dos posts de setembro. Tenho Leão interceptado no sistema (ai, esqueci o nome) e achei interessante também quando você deu seu próprio exemplo na questão do seu Marte na 6 num sistema e na 7 noutro sistema. Vou tentar fazer isso com meu próprio mapa.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Como interpretar uma Revolução Solar?

No post anterior eu comecei a falar sobre o método de previsão mais popular da idade média e renascença: direções primárias + revolução Solar. Também lancei no ar uma frase não-tão-enigmática assim:
Na revolução, qualquer coisa que signifique o nativo deve estar em contato com qualquer coisa que signifique o evento Neste artigo, vamos decifrar a frase acima: você aprenderá a interpretar uma revolução solar de um modo minimamente decente pra você já fazer alguma previsão.

Para ter um entendimento satisfatório desse artigo, você precisa saber alguma coisa de astrologia: o que cada casa e planeta podem representar, o que são partes árabes, e o que são aspectos/conjunções. É um artigo para os já iniciados, mas você que está começando agora pode consultar outras fontes pra entender o que falo aqui - com a internet, não será difícil.

Como nascem os eventos? As aulas de astrologia horária que você anda fazendo com o tio William Lilly deveriam te levar a mais além de encontrar seu cachorro. E…

o melhor livro de astrologia dos últimos tempos.

Você, leitor que começa a se interessar em astrologia, está diante de uma chance única de começar a aprender a arte da melhor forma possível. Nesse artigo, eu apresento um link com o download para o melhor livro de astrologia medieval com o qual eu me deparei nos últimos tempos.

Acho que não estou exagerando. Invejo quem começaria a estudar astrologia pelo que vou apresentar nesse artigo. Se em 2003, ano em que comecei a me interessar por astrologia, alguém me oferecesse esse livro, teria poupado minhas retinas de uma colossal quantidade de lixo.

Talvez, por ainda não ter visto tanto lixo, eu não saberia valorizar o momento em que me deparo com uma obra como essa. Valorizando ou não, se tivesse essa obra nas minhas mãos inexperientes em 2003, teria começado a estudar astrologia em alicerces sólidos o bastante para que deles eu não saísse nunca mais.

Livros bons, trabalho árduo (para obtê-los)  A astrologia praticada de forma mais aprofundada é um saber não tão popular quanto se pen…