Pular para o conteúdo principal

Da Lua em Escorpião

Como os astrólogos pós-modernos lidam com a interpretação de planetas debilitados? Vejamos o caso da lua em escorpião.

A lua, lumiar da noite, no signo zodiacal de escorpião, encontra-se em posição de queda. As dignidades e debilidades essenciais são pouco consideradas pela astrologia moderna. Mas até que ponto suas interpretações são influenciadas por esse conceito antigo?

Trago citações de autores modernos sobre esta posição zodiacal, para em seguida compará-las às citações da Lua em Touro, posição na qual a lua está exaltada.

Segundo Anna Maria da Costa Ribeiro (em "O Conhecimento da Astrologia"):

Lua em escorpião: Fecha-se, reservada, ligação difícil com a mãe, leva a sério seus assuntos pessoais, ciúmes, rancor, vingança, não esquece ofensas, dominadora, cura, capaz de sacrifício, segue instintos, capacidade de pesquisa...

lua em Touro: Em geral pensa bem de si, o que pode trazer preguiça ou preconceito. Quer coisas agradáveis da vida e precisa ser estimulada a agir, senão pode se acomodar: exige pouco de si e dos outros, aí agrada a todos. Não quer coisas complicadas. Charme, afável, afetuosa(...)Reações emocionais lentas, mas tem uma longa memória de rancor(...)


Segundo Robert Hand, (em "planets in youth"):

Lua em escorpião: você tem sentimentos muito intensos, os quais podem ser uma grande força em sua vida, mas você pode achar difícil entendê-los, por que eles são muito profundos e complicados. Ora você está muito zangado, ora extremamente trsite, ora totalmente feliz. Você nunca se sente moderado, e quer qeu a sua vida inteira seja intensa e muito profunda. Os outros podem não estar aptos a entenderem suas flutuações, por que nem você as entende.

Lua em Touro: Você gosta do calor, do conforto e da segurança dos arredores familiares. Você gosta de estar perto da lareira, na sua cadeira favorita, e desfruta de boa comida. Você é uma pessoa muito amável, e precisa de amor e atenção das pessoas ao seu redor. É importante para você saber que tudo ao redor vai como sempre. você não é muito adepto das mudanças, especialmente em seu pequeno mundo.


Perceba nas referências acima um elemento de descontrole da lua em escorpião. O indivíduo tem emoções muito fortes. Ele se fecha, a sua popularidade é menor por isso, enquanto a lua em Touro "precisa de carinho das pessoas ao redor".


O significado da lua

Todos os planetas tem casas nas quais eles se regozijam, e podemos deduzir dessas casas os significados dos planetas, caso tenhamos alguma dúvida do que o planeta representa.

A lua tem seu gozo na casa 3. Essa casa representa qualquer tipo de relação comunitária não hierárquica, como aquela apresentada entre vizinhos. Hoje em dia nos entregamos à rede computadorizada de uma "aldeia global", (que, a meu ver, possui uma grande relação com o eixo 3/9), menosprezando a força do significado de se ter vizinhos, de se morar numa comunidade específica. A força de uma aldeia estava na casa três, a capacidade de todos se comunicarem e se ajudarem, a hospitalidade, a cordialidade, a troca. Realmente, a lua traz consigo muitas dessas qualidades na casa e no signo onde se encontra. A casa da lua mostra onde trocamos e somos empáticos ao meio.

Como o indivíduo não se relaciona facilmente com as pessoas, a lua em escorpião traz um prejuízo dessa interação não-hierárquica, e, além disso, representa uma relação difícil com a mãe. Já ouvi casos de uma relação simbiótica entre mãe e filha ser representada por essa lua, mas sou extremamente cauteloso em se tratando da correlação entre astrologia e psicopatologia. E por que o indivíduo não se relaciona bem com as pessoas? Por que simplesmente nem ele entende suas emoções, ora frias, ora intensas.

É interessante notar que ambos os posicionamentos trazem consigo algum elemento prejudicial. A lua em Touro traz a indolência; a lua escorpiônica traz a tormenta emocional, a intensidade desmedida das emoções.

Percebemos que a única correlação entre a lua em escorpião moderna e a debilidade essencial clássica é a dificuldade do indivíduo em expressar os atributos lunares. Como a lua tem a ver com os sentimentos e o feminino, em Touro vemos a fácil expressão das emoções, do carinho e do cuidado. Com isso, a pessoa ganha "adeptos". É por essa razão que esse lumiar é o significador natural de popularidade.

Talvez a lua em Touro, se aflita, leve o indivíduo a indolência com maior probabilidade. Existem vários posicionamentos que podem representar isso. O que seria a lua em touro em oposição a mercúrio em escorpião, senão a dificuldade da lua em se posicionar harmonicamente em relação aos significados de mercúrio? Mercúrio rege a comunicação, o intelecto, a vida acadêmica, de tal forma que essa lua pode ser extremamente preguiçosa nesses temas, e a razão do indivíduo pode ser contra a sua popularidade, sem contar a dificuldade da lua em falar a verdade as pessoas, por que ela insiste tanto em agradar que pode se exceder, falando o que queremos ouvir, ao invés da verdade.

Comentários

  1. Rodolfo, parabéns pelo blog, excelente iniciativa, já que não temos quase material sobre astrologia tradicional em português.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Como interpretar uma Revolução Solar?

No post anterior eu comecei a falar sobre o método de previsão mais popular da idade média e renascença: direções primárias + revolução Solar. Também lancei no ar uma frase não-tão-enigmática assim:
Na revolução, qualquer coisa que signifique o nativo deve estar em contato com qualquer coisa que signifique o evento Neste artigo, vamos decifrar a frase acima: você aprenderá a interpretar uma revolução solar de um modo minimamente decente pra você já fazer alguma previsão.

Para ter um entendimento satisfatório desse artigo, você precisa saber alguma coisa de astrologia: o que cada casa e planeta podem representar, o que são partes árabes, e o que são aspectos/conjunções. É um artigo para os já iniciados, mas você que está começando agora pode consultar outras fontes pra entender o que falo aqui - com a internet, não será difícil.

Como nascem os eventos? As aulas de astrologia horária que você anda fazendo com o tio William Lilly deveriam te levar a mais além de encontrar seu cachorro. E…

o melhor livro de astrologia dos últimos tempos.

Você, leitor que começa a se interessar em astrologia, está diante de uma chance única de começar a aprender a arte da melhor forma possível. Nesse artigo, eu apresento um link com o download para o melhor livro de astrologia medieval com o qual eu me deparei nos últimos tempos.

Acho que não estou exagerando. Invejo quem começaria a estudar astrologia pelo que vou apresentar nesse artigo. Se em 2003, ano em que comecei a me interessar por astrologia, alguém me oferecesse esse livro, teria poupado minhas retinas de uma colossal quantidade de lixo.

Talvez, por ainda não ter visto tanto lixo, eu não saberia valorizar o momento em que me deparo com uma obra como essa. Valorizando ou não, se tivesse essa obra nas minhas mãos inexperientes em 2003, teria começado a estudar astrologia em alicerces sólidos o bastante para que deles eu não saísse nunca mais.

Livros bons, trabalho árduo (para obtê-los)  A astrologia praticada de forma mais aprofundada é um saber não tão popular quanto se pen…