Pular para o conteúdo principal

A Casa de Deus

Falamos na cadência da casa nove, mas ela, junto a casa três, são aspectadas pelo ascendente, representando coisas que o nativo espera da vida.

Após o planeta ter passado pela casa X, através do movimento diurno ele chega a casa nove. O planeta aqui ainda se encontra elevado, mesmo não sendo tanto quanto a elevação do meio do céu. Precisamos explorar melhor esse conceito. "Elevação" significa estar numa instância mais elevada. um local onde o indivíduo possui poder. Qualquer planeta na casa X se encontra mais elevado que na casa IX. Trata-se de um dos principais critérios para se comparar a força entre dois planetas.

A casa IX, pela sua cadência, possui tanto poder de decisão quanto antes, mas ainda se encontra elevada, com algum poder sobre os outros. . Dessa forma, a casa nove apenas representa os aparatos legislativos, que mantém a governabilidade do rei. Some a isso que, quando o sol se encontra nessa região, ele possui o maior poder de calor e luminescência, pois equivale a uma hora da tarde. O sol possui relação com a consciência e o espírito. Abstrai-se daí o outro significado desse setor: a casa de Deus. Não é a toa que essa casa é excelente para representar o "Alto Clero", pois este vinha logo abaixo do rei na pirâmide social.

Atualmente temos esse Alto Clero dissolvido em diversas instituições da nossa sociedade. A concepção cosmológica passava pelo seu crivo, e hoje temos as universidades para nos dizer o que é certo ou errado sobre a visão de mundo insituída, a ciência, que para muitos hoje é uma religião.

O Alto Clero possuía um poder auxiliar na manutenção do status quo, ditando a catequese, o que era necessário para o fiel ir ao céu. Dentre os atributos necesários, a mansidão e a temperança, para não desafiar as figuras de autoridade. Hoje temos os aparatos legais e a justiça laica.

O Alto Clero tinha um papel decisivo na legitimação do conhecimento, filtrando as "heresias" das universidades, num papel muito parecido com o da ciência atualmente, que representa o conhecimento instituído, ditando o que é verdade e mentira. As universidades medievais foram absorvidas pela igreja Católica, e uma das maneiras da pessoa estudar aceitar o claustro. No monastério ela poderia aprender latim e grego, sem contar o acesso aos autores clássicos. Vemos aqui o link religioso se mostrando novamente.

Portanto, algo sinequanon a se apreender dessa área do mapa é a antiga interrelação entre religião e lei, para entendermos por que a casa IX abarca significados tão distintos (lei, religião, ensino superior). Todos os sistemas legais da antiguidade possuíam base religiosa. Não precisamos citar exemplos exóticos se temos o judaísmo perto da nossa realidade. As leis de Moisés eram leis religiosas, e ao mesmo tempo códigos de ética e de conduta.

A casa nove é a cadente mais elevada, e aspectada pelo ascendente num ângulo deveras favorável, o trígono. Tal aspecto possui a qualidade de júpiter, representando que o nativo espera que os assuntos da casa o liberte das restrições de sua vida. No caso, muitas pessoas recorrerão a Deus, outras a lei, outras à filosofia, outras a tudo, como muitos brasileiros católicos-umbandistas...

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como interpretar uma Revolução Solar?

No post anterior eu comecei a falar sobre o método de previsão mais popular da idade média e renascença: direções primárias + revolução Solar. Também lancei no ar uma frase não-tão-enigmática assim:
Na revolução, qualquer coisa que signifique o nativo deve estar em contato com qualquer coisa que signifique o evento Neste artigo, vamos decifrar a frase acima: você aprenderá a interpretar uma revolução solar de um modo minimamente decente pra você já fazer alguma previsão.

Para ter um entendimento satisfatório desse artigo, você precisa saber alguma coisa de astrologia: o que cada casa e planeta podem representar, o que são partes árabes, e o que são aspectos/conjunções. É um artigo para os já iniciados, mas você que está começando agora pode consultar outras fontes pra entender o que falo aqui - com a internet, não será difícil.

Como nascem os eventos? As aulas de astrologia horária que você anda fazendo com o tio William Lilly deveriam te levar a mais além de encontrar seu cachorro. E…

o melhor livro de astrologia dos últimos tempos.

Você, leitor que começa a se interessar em astrologia, está diante de uma chance única de começar a aprender a arte da melhor forma possível. Nesse artigo, eu apresento um link com o download para o melhor livro de astrologia medieval com o qual eu me deparei nos últimos tempos.

Acho que não estou exagerando. Invejo quem começaria a estudar astrologia pelo que vou apresentar nesse artigo. Se em 2003, ano em que comecei a me interessar por astrologia, alguém me oferecesse esse livro, teria poupado minhas retinas de uma colossal quantidade de lixo.

Talvez, por ainda não ter visto tanto lixo, eu não saberia valorizar o momento em que me deparo com uma obra como essa. Valorizando ou não, se tivesse essa obra nas minhas mãos inexperientes em 2003, teria começado a estudar astrologia em alicerces sólidos o bastante para que deles eu não saísse nunca mais.

Livros bons, trabalho árduo (para obtê-los)  A astrologia praticada de forma mais aprofundada é um saber não tão popular quanto se pen…